quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pasteis de Bulgur e Legumes Embrulhados em Queijo Sokól

Desde tenra idade que meu pai me ensinou que as promessas são para cumprir, "se prometes tens que cumprir, pois uma promessa é como uma divida"! Este é um valor segundo o qual tenho regido a minha vida, o prometido é devido, a palavra define aqueles que dela fazem uso, da mesma forma que os seus atos! Quando falo em promessas é no sentido mais lato, se me comprometo a fazer algo... é mesmo para fazer!
Será certamente por isso que me incomoda quando alguém me diz que vai fazer isto e aquilo e depois... nada! Confesso que sou bastante impaciente,  se é para fazer faz-se e pronto... ou então o melhor é ficar calado e simplesmente não dizer nada!


Eu comprometi-me com o desafio de aniversário do blogue da Kinhas, que pediu uma receita com chocolate ou queijo suíço! Hoje era o último dia... parabéns Kinhas por todas as tuas partilhas e pelo carinho que distribuis tão generosamente. 
Os doces têm abundado por cá, então decidi que seria com queijo. O único que consegui arranjar foi o Sokól, que nunca tinha experimentado. Juntei nesta experiência culinária dois ingredientes novos para mim, este queijo e o bulgur. Vamos lá ver como me sai...


Pasteis de Bulgur e Legumes Embrulhados em Queijo Sokól

Ingredientes:
350 g de bulgur cozido;
1 cebola;
100 g de cogumelos frescos picados;
100 g de cenoura ralada;
100 g de courguete ralado;
60 g de pimento vermelho em cubos;
4 ovos;
3 dentes de alho picados
coentros;
4 folhas de salva (opcional);
gengibre fresco ralado;
alho e jindungo Espiga ;
pimenta preta moída na hora;
sal;
2 colheres de sopa de farinha (bem cheias);
150g de queijo Sokól.


Execução:
Cozer bulgur de acordo com as instruções da embalagem (cobrindo-o com água e deixando ferver um lume brando cerca de 4 a 5 minutos ou até ficar macio).
Regar com azeite o fundo de uma frigideira ou wok, saltear a cebola com o alho e os cogumelos.
Juntar a cenoura, o courguette e o pimento, deixar cozinhar um pouco.
Temperar com gengibre ralado, pimenta preta moída na hora, sal, alho e jindungo Espiga (picante), salva e coentros picados. Cozinhar um pouco mais.
Retirar do lume e misturar o bulgur, os ovos batidos e a farinha.
Untar com um pouco de azeite formas de queques e dispor uma fatia de queijo Sokól em cada uma formando uma espécie de caixa. Encher com o preparado de bulgur e legumes.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º. Logo que o queijo começar a querer fundir, com as pontas dos dedos (cuidado para não queimar) puxar as extremidades para que fiquem sobre o pastel e não no bordo da forma. Deixar cozinhar durante cerca de 20 minutos.
Desenformar mornos, descolando da forma com a ajuda de uma faca e rodando suavemente o pastel.


Foi uma experiência engraçada e resultou bastante bem, o aspeto dos pasteis embrulhados no queijo é bastante apelativo. Este foram vegetarianos, mas fiquei com vontade de experimentar outras variações.
O queijo revelou-se uma boa surpresa e desempenhou lindamente o seu papel de "caixa".
Quanto ao bulgur... estou encantada, gosto da textura e do sabor, tem imensas potencialidades e é saudável, que bom! É um ingrediente que veio para ficar na minha cozinha.


Quando ai colocar o link da minha participação vi que no regulamento a Kinhas pede uma foto com a embalagem...ups! Felizmente ainda estava no balde de separação dos resíduos recicláveis e lá fiz uma foto (bem feiinha) mas regras são regras!


Agora sim, lá vou eu até à  festa!


33 comentários:

  1. Ficaram com um aspecto maravilho...
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida Lenita!! Festa sem ti não é festa e estás incluída no passatempo!! Aqui o patrocinador fui eu, por isso adicionei todas as meninas que chegaram fora de horas :)
    Foste a última mas vieste em grande! Adorei estes pastéis que são diferentes em tudo!!! E eu é que agradeço o teu carinho sempre presente no meu cantinho :)

    beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  3. Querida Lenita,
    Nossa!!! Me serviria agorinha mesmo dessa DELÍCIA!!! A textura e a aparência ficaram nota mil!!! Eu não conheço esse tal de bulgur... É tipo de um trigo??? Fiquei curiosíssima...
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  4. Adoro bulgur também ;) Estes pastéis devem ter ficado muito bons, não queres mandar um? :D

    Beijinhos e tem uma boa noite :D

    ResponderEliminar
  5. Lenita... eu quando vi as fotos no blog da Catarina vim a correr ao teu para ver a receita... ohhhh tentaçao das tentaçoes, que maravilha... bem... isto aqui +e de babar sempre que se vem aqui!!! Aiiiiiiiiiiiiiiiii o teclado do meu comp... ehehehhehe olha que depois ficas sem as minhas visitas e comentarios kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  6. Que lindos e solarengos que ficaram :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  7. Esses pasteis ficaram lindos,não conheço o queijo mas os restantes ingredientes agradam-me por isso acho que ia gostar.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Lindos, Lenita! Que bela ideia essa de usar o queijo como caixa... vou usar, certamente! ;)
    bjos

    ResponderEliminar
  9. E que bem que te saíram! Também sou como tu, se é para fazer... faz-se e mais nada! ;-)

    ResponderEliminar
  10. Que excelente aspecto, eu comia já uns quantos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Lenita: o que importa é que conseguiste vir à festa da Kinhas e com uma delícia que apetece mesmo provar.Muito bom.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. Nunca provei Bulgur nem queijo Sokól mas, pelo aspecto, devem estar uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que buenos tienen que estar¡¡¡ unas fotos preciosas Lenita, besos

    ResponderEliminar
  14. Mais nada! Se prometemos temos que cumprir!!! E olha que bolinhos mais lindos pra essa promessa!!
    Desconhecia o queijo, e fiquei maravilhada com as fotos!! Nao sou mto de queijos, mas comia ja um destes sem pensar!!
    E adorei as tuas flores.... Ao sol ficam assim abertinhas e à noite fecham-se em copas!! Que lindas fotos Lenita!!
    A Kinhas vai ficar super feliz!!!
    Um beijinho
    Mena.

    ResponderEliminar
  15. Lenita, eu adoraria provar estes pastéis :) nunca provei bulgur, está na lista, mas ainda não comprei.
    Os teus pastéis são muito originais e a Kinhas vai adorar de certeza.
    bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Lenita,
    seu jardim é maravilhoso, que flores lindas!
    Sua receita está perfeita, amo seu capricho, parabéns!

    Beijos, fica com Deus!

    ResponderEliminar
  17. Ficaram lindos! Não conheço bulgur... mais uma coisa a provar...
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Que bela apresentação de prato! Uma delícia!
    beijos
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
  19. Olá!
    Que pastéis originais! devem ser maravilhosos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Olá Lenita,
    Os pasteis ficaram lindos, adoraria saborear um pois prometem ser deliciosos, ótima participação e apresentação.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  21. Que ideia fantástica, pastei de bulgur, queijo e legumes. Adorei Lenita. Tens uma imaginação enorme para testar novas receitas :)

    ResponderEliminar
  22. Não conhecia esse queijo mas é certamente delicioso!

    ResponderEliminar
  23. guau guau guaua impresionante, ¿no te habrán quedado unos poquitos? Yo pago los portes pero enviamelos.
    Besicos

    ResponderEliminar
  24. Que bonitos ficaram e que excelente ideia com o bulgur.
    Quanto ao meu projeto (tinha-me perguntado) da escolha do ingrediente, pode participar até ao dia 30 de abril com o ingrediente morango. A partir de 1 de maio o blog anfitrião será outro e com outro ingrediente.
    Kiss, Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar
  25. que giro :) uso muito o bulgur em saladas e à bastante tempo que ando para experimentar deste género, estilo muffim que adoro salgados :) vou já anotar a receita que tenho de experimentar hehe beijinhos querida**

    ResponderEliminar
  26. Que lindos Lenita!!!Eu adoro bulgur,em saladas então fica óptimo....A textura leve e tufada é muito boa!!!
    Os teus pasteis são uma boa ideia para se usar o bulgur de maneira diferente.Também já vi em croquetes ou hamburgueres( naõ sei precisara agora) no blog da Joana -Palavras que enchem a barriga.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  27. Adorei a receita.... Huuuuummmmm!!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. eles ficarao tao bonitos que até da pena comer humm adorei deve ser uma delicia bjs

    ResponderEliminar
  29. Lenita querida, não sei o que é bulgur, mas pelo aspecto deve ser muito bom. Os seus bolinhos ficaram tenros, recheadinhos e douradinhos como gosto. Adoreis suas flores e sua apresentação. Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Ai como adorei estes malvados bolinhos! Me deixaste salivando....babando...Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Lenita o que é bulgur?
    Ficaram fabulosos!
    Excelente sugestão!

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  32. Que maravilha de receita Lenita.
    Adoro bulgur e adoro queijo, não conheço esse, mas sendo queijo e suíço, só pode ser bom!!
    Beijinhos e parabéns pela linda e deliciosa participação,
    Lia.

    ResponderEliminar
  33. Bem, não conhecia nem o queijo nem o bulgur... Mas estes pasteis têm um aspecto maravilhoso. ;)
    Siga a festa!! :D

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar