quarta-feira, 22 de julho de 2015

Tortilha de Batata com Chouriço

- Vamos repetir?
- Outra vez a mesma coisa?
- Sim... hum! É tão bom!
- Não preferes variar?
- Variar para quê? 
Assim sabe tão bem!




O sol desguia-me, a praia chama-me,  o sofá abraça-me, os filmes prendem-me... e a cozinha essa anda um pouco ciumenta e carrancuda. Coitada, sente-se posta de lado!
O blogue? Ui! Esse nem se fala! Está ressentido, estranha a falta de atenção!




Acontece que para além de andar com pouca vontade de cozinhar, tem-me apetecido revisitar algumas receitas. É que a "ânsia" de ter coisas novas para aqui colocar, acaba por não deixar grande hipótese à repetição! 
Andam assim os dias, cozinha-se, de preferência bem depressinha, senta-se à mesa e come-se descontraidamente. Sem esperas, sem demoras, sem fotos, sem pensar em nada mais que não seja o prazer de saborear algo que me saiu das mãos e saltou para a mesa.
Entre uma e outra comida rápida, fiz esta tortilha... foi então que a olhei, a máquina fotográfica e ela sorria para mim! Está bem, não resisto a esse sorriso cativante... lá lhe peguei!
A receita não tem nada de especial, é bem simples. O gosto pelas tortilhas nasceu de tantas vezes que vamos até à vizinha Espanha, onde em qualquer esplanada se podem provar, muitas vezes é servida como "pincho" junto com uma bebida. Adoro esta forma de tapear que por cá, infelizmente, não acontece. Em alguns locais vão trazendo mais que um "pincho" (um petisco pequenino), claro que as bebidas se pagam um pouco mais caras, mas vale a pena.



Tortilha de Batata com Chouriço

800 g de batatas para fritar;
2 cebolas médias;
8 ovos;
1 chouriço de carne (usei Fumeiro D'Avó Maria);
azeite q.b.
sal marinho q.b.



Execução:

Corte as batatas e as cebolas em rodelas para fritar.
Corte o chouriço também em rodelas.
Numa frigideira grande aqueça o azeite, comece a fritar uma parte das batatas, mais ou menos a meio da fritura junte metade da cebola e do chouriço, a cebola e o chouriço devem fritar com as batatas, assim estas ficam mais saborosas. Repita a operação com os restantes ingredientes.
Bata ligeiramente os ovos e verta-os sobre as batatas, a cebola e o chouriço (já fritos) tempere com o sal. Misture tudo para envolver bem os ovos com os restantes ingredientes.
Verta sobre a frigideira  e leva ao lume, dê algumas voltas ao conteúdo para que vá cozinhando. Depois pressione um pouco para que tudo se acomode e agregue. Deixe fritar de um lado, em lume brando, descole dos lados e abane a frigideira, quando a tortilha se soltar está na hora de a virar. 
Usando um prato grande vire-a, volte a coloca-la na frigideira, com um garfo procure dobrar o bordo para baixo de forma a que fique arredondado.
Está pronta quando vemos que se formam pequenas bolhas e gordura na lateral.



Está é uma receita muito simples e fácil, porém deixo algumas dicas que podem ajudar a conseguir um bom resultado.

Notas: 
  • Não reduza a quantidade de ovos para evitar que fiquei demasiado seca;
  • Certifique-se que usa uma frigideira antiaderente para que seja fácil virar a tortilha;
  • Prefira azeite extra virgem, mas caso não goste pode substitui-lo por óleo de girassol;
  • As batatas (e restantes ingredientes) depois de fritas são colocadas na taça em que se bateram os ovos e bem envolvidos nestes. Este passo é importante para que as batatas se misturem bem com o ovo;
  • A versão original da Tortilha Espanhola não leva leite, nem natas, nem farinha.



A tortilha é excelente para qualquer ocasião, pode leva-la consigo na marmita, para a praia, num piquenique, acompanhe com uma salada e é uma refeição completa. No dia seguinte continua bem boa.




Este é um dos prazeres que gosto de repetir, tão bom! Pode-se variar e acrescentar chouriço, presunto, bacon... também é muito boa com bacalhau.

9 comentários:

  1. Que tortilha tao apetitosa! Tambem gosto muito de tortilhas, com todo o tipo de ingredientes, so temos mesmo de dar asas a imaginacao e a vontade! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Lenita, assim de repente fiquei cheio de vontade de me sentar numa esplanada e tapear uma deliciosa tortilha como esta. Simples mas muito saborosa e com uma apresentação elegante, como sempre. São estas refeições simples mas saborosas que preenchem os meus dias e satisfazem a minha gula.
    Como te compreendo em relação aos ciúmes da cozinha, por aqui passa-se o mesmo, está calor e queremos tudo menos estar perto do forno e do fogão. Claro que o blog também sofre, pois deixa de haver tempo para fotografar porque os dias querem-se aproveitados ao máximo. :)
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Una tortilla deliciosa con los ingredientes que le pones.Bssss

    ResponderEliminar
  4. Olá Lenita!!!
    A textura ficou simplesmente maravilhosa, de dar água na boca!
    Beijos!!! =)

    ResponderEliminar
  5. ficou mesmo excelente e com uma cerveja é mesmo ideial para este verão :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. Há quanto tempo Lenita!!
    Tenho andado tão afastada da blogosfera que só agora me dei conta de há quanto tempo não vinha a este teu cantinho que tanto gosto.
    Todas nós temos essas fases e são saudáveis, pois os blogues t~em de ser hobby, prazer e não obrigação.
    Amei esta tortilha. Tem um aspecto magnífico e deixou-me a salivar!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Adoro tortilhas e esta tem um aspecto delicioso! bj
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Ai que delícia!!! Deu super vontade aqui na pessoa. hummmm

    ResponderEliminar