A que sabem as nuvens?
Quero provar uma. Pegar na colher e zás...uma colherada, lamber os beiços, todos lambuzados de nuvem.
Comer as nuvens à mão, pequenos pedacinhos e senti-los derreter na boca.
Que boas são as nuvens, eu sei... a minha cabeça anda sempre por lá!
Há tantas variedades de molotof... tantas possibilidades, este foi inspirado numa receita da revista "Cozinha Prática Sucesso", n.º 119, recheada de deliciosas tentações!
Surgiu da necessidade de usar claras, muitas claras do creme de ovos que tenho feito. Foi feito no fim de semana do aniversário da Nádia.
Ingredientes:
Molotof
15 claras de ovo;
15 colheres de sopa de açúcar (cheinhas);
1 cálice de licor de limão (50 ml);
raspa* de 1 limão;
1 colheres de sopa de sumo de limão;
raspa* e sumo de 1/2 lima.
* o mais fina possível, se necessário esmagar no almofariz com um pouco de açúcar, deve ficar uma papa.
Molho de Framboesa
250 g de framboesas (podem ser congeladas);
50 g de açúcar;
Decoração
framboesas frescas;
meias rodelas de limão;
folhas de menta.
Execução:
Molotof
Untar com manteiga e polvilhar com açúcar uma forma grande e com chaminé.
Bater as claras em castelo.
Aquecer o forno a 180º.
Juntar, aos poucos, o açúcar e bater até deixar de sentir o granulado.
Adicionar as raspas, o licor e os sumos de limão e lima, continuando a bater.
Verter na forma, alisar bem.
Levar ao forno durante 20 minutos.
Deixar arrefecer e desenformar.
Molho de Framboesa
Levar ao lume as framboesas com o açúcar.
Deixar ferver até que as framboesas estejam cozidas e quase totalmente desfeitas.
Regar o molotof com este molho.
Decorar com framboesas frescas, meias rodelas de limão e folhas de menta.
Nota: Eu gosto de sentir alguma textura, encontrar pedacinhos e sentir as sementes no molho de framboesa. Se não for o seu caso pode coar o doce eliminando as sementes.
Não resisti às framboesas, lindas a gritarem por mim na prateleira do supermercado. São tentações a que terei que me habituar a resistir, estas e tantas outras... tudo vai piorar a partir de janeiro!
Se as nuvem soubessem assim... de certeza que desapareceriam e se extinguiriam num instante!
Ai... Eu adoro molotof. E esse de limão e framboesa além de lindo deve ter ficado tão bom... Proximo destino das claras... Boa semana. Bjs
ResponderEliminarLenita,
ResponderEliminarEstá com um aspecto delicioso e muito original.
Este é daqueles doces que já me recusei tentar fazer, pois quando sai do forno fica tipo chapéu de palha achatado :)))
Estive a ler a receita e acho que não faço nada errado, mas deve ser o tempo de forno ou a forma como o tiro do forno. Enfim... Fico mais um bocadinho a deliciar-me com as tuas fotos . :D
Boa semana e beijinho
Ficou lindo e a decoração esplêndida, parabéns, bjs
ResponderEliminarPaula
Lenita, sempre com uma apresentação que nos leva a querer comer tudo de uma vez, de tão bom que parece ser.
ResponderEliminarBoa semana.
Bjkas
Olá Lenita: que maravilha de molotof,magnificamente decorado.Eu,que nem sou grande apreciadora deste doce,não ia resistir a uma fatia.
ResponderEliminarBj
Márcia
É um dos meus doces favoritos, e este está lindo!
ResponderEliminarBeijinhos
Ai que delícia! E que aspecto magnífico! Parabéns!
ResponderEliminar
ResponderEliminarFicou excelente, com um contraste de cores fantástico !
As fotos estão lindas, como sempre.
Bjs
Olá Lenita !
ResponderEliminarQue versão fantástica de molotof ! Acho que o comia todo de uma só vez, ainda para mais com framboesas que eu adoro !
Realmente a partir de Janeiro tudo vai piorar... Este fim-de-semana reflecti sobre tudo isto e não podemos deixar que isto nos deprima, um dia de cada vez...
Beijinhos e boa semana.
Que maravilhosa sugestão!
ResponderEliminarLenita que maravilha de sobremesa,boa semana
ResponderEliminarbeijos
Hum que delicado e refrescante! Beijinhos
ResponderEliminarLindo, lindo! Ando com imensa vontade de comer doces (maldita altura do mês) e só me ficou a apetecer um fatião desta delícia branca :) Adoro a apresentação e o contraste do branco com o coulis vermelho!
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana,
Inês
Olá Lenita, esta sobremesa ficou com um visual lindissimo!
ResponderEliminarUma ótima semana, bjs Oslaine.
Coisa mais linda esse molotof, se bem que tudo que você faz fica muito lindo né??? Parabéns!!
ResponderEliminarAdoro o seu blog!
Bjuuu!!
om dia Lenita,
ResponderEliminarMeu marido adora molotof, mas nunca fiz, o seu ficou maravilhoso, não só na aparência como o aroma cítrico e o sabor são certamente deliciosos, ótima receita.
Beijo, boa semana,
Vânia
Lentita,
ResponderEliminarEste molotof com sabor a framboesas, concerza que deverá ser muito mais apetitoso que o original, que eu acho muito enjoativo.
Adorei a sugestão!
Bjs
Lenita! Que loucura de Molotof!
ResponderEliminarFicou lindo e muito apetitoso. Simplesmente irresistível.
Mais um doce Tentação!
Boa semana.
Beijinhos.
Aguardo uma visita sua no Receitas de Sedução!
Querida Lenita,
ResponderEliminarQue maravilha de sugestão. Apresentação magnífica e um molotof tão cítrico como o que nos mostras, só pode ser maravilhoso. As framboesas, são a cereja em cima do bolo. PERFEITAS!!!!
Beijinhos,
Lia.
Não podia haver melhor forma de usar as claras! Ficou maravilhoso :)
ResponderEliminarUm beijinho
Lenita impresionante, no puedo decir nada más, qué buena manera de aprovechar las claras de huevo, y con ese toque cítrico. Buenísimo.
ResponderEliminarBesicos,
Eu adoro ler blogs portugueses. A diferença entre o português do Brasil do de Portugal é acentuado e sempre me diverte. Ainda mais quando vem tão bem escrito e inspirado como seus posts Lenita.
ResponderEliminarLinda receita, parabéns.
Querida Lenita,
ResponderEliminara tua sobremesa ficou perfeita, as fotos estão irresistíveis!
Beijos, ótima semana!
Ummmmmmmmmm Lenita¡¡¡ esto esta de vicio¡¡¡¡¡, besos
ResponderEliminarOlá Lenita! Eu adoro esta sobremesa... Em relação às sementinhas é que teria que as coar! Bjs
ResponderEliminarFicou mesmo lindo!!! Parabéns :)
ResponderEliminarAcho que molotof de limão tem de ser perfeito!!
beijinhos
Que lindo!
ResponderEliminarO contraste de cores é fantástico.
Lenita amiga
ResponderEliminarMas que ótimo destino essas claras tiveram. Ficou lindo o molotof, ainda mais de limão e com o contrate das framboesas. O sabor deve ter ficado d e l i c i o s o. Já tenho receita para as claras que só aumentam no freezer.
As fotos para variar estão linda e aguçam ainda mais o paladar.... Beijinhos da Gina
Que aspeto delicioso....só de olhar, fiquei com vontade de comer já um pedaço!!! No fim de semana , vou experimentar.
ResponderEliminarDelicioso..só de olhar, parece que já sinto o sabor. que aspeto fantástico !!! No fim de semana,vou experimentar....
ResponderEliminarminha querida amiga esta receita esta divina e o contrste de sabores de limão e framboesa deve ter dado uma explosão de sabores refrescantes ..adorei parabens pela receita bjokas sadhia
ResponderEliminarLenita minha querida, nunca provei molotof, mas já estou ficando fã.Seu molotof ficou lindo e deve estar delicioso.Parabéns querida você sempre arrasa.Beijos e uma semana repleta de alegrias.
ResponderEliminarNunca fiz molotof, mas já provei, esse seu de limão, deve ter ficado bem saboroso e refrescante, a foto está linda, a decoração como sempre, um primor. Uma receita bem fresquinha como gosto. Beijinhos
ResponderEliminarLenita, querida,
ResponderEliminara Nádia é uma sortuda em ter recebido tanto mimo e coisas boas no seu aniversário :)
Molotof por acaso não sou muito apreciadora, mas olhando o teu, tão perfeito e com as framboesas tão delicadas, parecendo mesmo uma nuvem, até me dá vontade de provar :) E não são todos os molotofs que eu digo isso!
Perfeito. Beijinho.
WOW que aspecto maravilhoso!! O blog tem tantas coisas deliciosas e as fotos são tão giras que tive de me tornar seguidora :P
ResponderEliminarBjs
Olá boa tarde!!
ResponderEliminarBem este molotof tem cá um aspecto!!!!
No fim de semana irei experimentar!!! Parabéns,pela receita...