sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Pão de Trigo com Fermento Caseiro e Salpicão

Da próxima vez, sim porque haverá uma próxima vez e outra e mais outra! Muitas serão as vezes, por isso, um dia, não sei qual, não sei quando... um dia chegarei ao teu coração.



Pão de Trigo com Fermento Caseiro e Salpicão

Ingredientes:

 250 g de massa-mãe;
 375 de farinha de trigo;
 125 g de farinha de trigo integral;
 300 ml de água;
 1 colher de chá de sal;
2 g de fermento seco de padeiro;
azeite para amassar (bancada e mãos);
1 salpicão tradicional "Quinta dos Fumeiros".



Execução:

Desfazer o fermento seco com um pouco de água morna.
Misturar as farinhas.
Juntar às farinhas o fermento, a massa-mãe e metade da água.
Mexer e verificar a consistência, juntar mais água aos poucos até obter uma mistura pegajosa. (pode não precisar de toda a água, ou precisar de mais um pouco, depende da consistência da massa-mãe e das farinhas usadas).
Deixar repousar 10 minutos.
Deitar azeite sobre a bancada e passar um pouco na mãos. Amassar até obter uma massa muito suave e elástica.
Deixar levedar até dobrar de volume (4 a 6 horas).
Espalhar farinha na bancada, voltar a amassar um pouco, abrir formando um retângulo e colocar as rodelas do salpicão. Enrolar como se fosse uma torta, ou moldar na forma desejada.
Colocar sobre um tabuleiro enfarinhado (ou dentro de uma forma). Espalhar um pouco de farinha pela superfície do pão.
Levedar novamente até crescer no mínimo 50% (1 hora ou mais).
Antes de o colocar no forno pode-se dar alguns golpes para ajudar a crescer, neste não fiz isso porque já estava todo rachadinho.
Colocar um tabuleiro com água quente no fundo do forno.
Levar o pão forno, bem quente a 230º, durante 15 minutos e depois reduzir a temperatura para 200º C.
Cozer mais 25 minutos.
Deixar arrefecer sobre uma grade (se conseguir).




Se calhar não devia ter mexido tanto na massa para lhe colocar o chouriço...
Onde estão aqueles "olhos" grandes?
A côdea estava estaladiça, maravilhosa e o sabor também... falta o resto, falta o aspeto, a miga desejada!



Agora estou "cultivar" um isco só com centeio.

8 comentários:

  1. Adoro 'pão com chouriço' e este está um espectáculo! Acho que está com óptimo aspecto, não lhe vejo defeitos. Gosto imenso deste projecto da massa-mãe, um dia também gostava de o fazer, deve dar imenso prazer ter um pão 'cultivado' totalmente por nós!
    Boas futuras fornadas de pão ;)
    Beijinhos, Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É interessante sim e o sabor do pão melhora bastante, agora só falta conseguir um miolo bem esburacado, pois o sabor esse já está bastante bom.

      Eliminar
  2. Quando acertares, conta-me tudo, as minhas experiências tb não têm sido as melhores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sabor não me desiludiu, apenas gostava de conseguir aquela "miga" bem esburacada.
      Acho que o meu isco ainda está muito "verde", tenho que lhe dar tempo de amadurecer.
      Um dia chego lá :)

      Eliminar
  3. Pois olha que eu acho que o teu pão ficou bem apetitoso!

    ResponderEliminar
  4. Adoro pão caseiro e este faz crescer água na boca!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ai Jesusssss que bom aspecto!!!

    É caso para dizer: "quem tem fome, sonha com pão"...

    ResponderEliminar