domingo, 20 de julho de 2014

Bolo de Banana

Tinha uma enorme vontade de o beijar!
Sonhava como seria mergulhar na sua boca, dançar-lhe na língua, sentir o seu sabor.
Imaginava um beijo quente, macio, doce, muito doce. Só de pensar nisso sentia-se derreter!
Não seria só um beijo, deliciava-se antevendo muitos, todos diferentes, mudariam conforme o desejo... poderiam balançar suavemente como uma valsa, ou gingar ao compasso de uma bachata, podiam até mesmo ser rápidos e intensos como uma salsa... tantos ritmos, tantas músicas, tantos seriam os beijos! Seriam sim, tinha a certeza disso.




Gosto de bananas, especialmente das nossas deliciosas bananas da Madeira. Não aprecio muito a banana cozinha, porém tenho visto pela net e na TV tantas receitas de bolos de banana que decidi experimentar  e aproveitar umas bananas pintadinhas que começavam a sofrer na fruteira. Ainda bem que o fiz! 




Quis dar-lhe um aspeto ainda mais apetitoso e lembrei-me de combinar a banana com o chocolate branco, foi um beijo muito feliz.
Usei o fondue de chocolate branco que me foi oferecido pela Casa Grande Chocolaterie. É um produto de excelência e tão pratico de usar, pois vai ao micro-ondas na própria embalagem e, se sobrar, pode-se guardar e voltar a  utilizar noutra ocasião, isto se conseguir resistir a molhar o dedo e rapar todo o copo!


Se ainda não conhecem os produtos da Casa Grande, passem pelo facebook do Tentações Sobre a Mesa e participem no passatempo que decorre a partir de hoje e até ao dia 22 de Julho, habilitem-se a ganhar 2 dos seus deliciosos chocolates.



Bolo de Banana

 Ingredientes:

Bolo


1/2 chávena de creme de soja;
1 chávena de açúcar amarelo;
1/2 chávena de açúcar;
2 chávenas de farinha;
1 colher de sobremesa de fermento em pó;
1 colher de chá (rasa) de canela;
3 ovos,
1 chávena de bananas da madeira esmagadas (bem maduras).

Cobertura

1 embalagem de chocolate branco fondue, Casa Grande Chocolaterie (200g).
1 banana.


Execução:

Bolo


Bater o creme de soja com o açúcar.

Adicionar um ovo de cada vez, continuando a bater.
Juntar a banana esmagada e incorporar bem.
Misturar a farinha com o fermento e a canela e envolver no preparado anterior.
Colocar numa forma untada e levar ao forno, pré-aquecido a 180º C (testar com um palito).

Cobertura

Derreter o chocolate no micro-ondas. Cortar rodelas de banana e mergulhar no chocolate.

Dispor sobre o bolo.
Finalizar vertendo, em fio fino, o restante chocolate sobre o bolo.


Ficou um bolo muito gostoso, com um nítido sabor a banana. 
Não sei se repararam que não usei manteiga neste bolo mas sim creme de soja,  este era só para nós os dois, é preciso cuidar um pouco da saúde, e pecar na cobertura, eheheh!
O que mais gostei foi de trincar as rodelas de banana envoltas no chocolate branco, crocantes por fora e macias por dentro.



Fiquei convencida, realmente compreendo porque são tantos os amantes de bolo de banana ou, como lhe chamam os ingleses, "banana bread".

8 comentários:

  1. Adoro bolos de banana, têm uma textura maravilhosa :) Adorei a cobertura!
    ______________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  2. Essa cobertura está a mexer com as minhas papilas gustativas ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma receita preferida para banana bread que usa farinha integral. É perfeita. Confesso que tenho alguma resistência a experimentar qualquer outra :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou assim com algumas receitas, este foi o meu 1.º banana bread e estou aberta a experimentar o teu :)

      Eliminar
  4. este bolo esta maravilhoso e com fondant deve ficar muito saboroso mesmo ..parabens querida bjus doces

    ResponderEliminar
  5. Olá Lenita,

    adoro bananas:)
    já fiz vários bolinhos e muffins com esta fruta e são sempre tão bons.
    Que lindo este teu bolinho, guloso e com esse chocolate branco é uma perdição, perfeito.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Lenita, olha eu já tenho uma receita de bolo de bana e vou fazer este ganache branco para acompanhar, pq achei irresistível.

    bjs

    Gélia

    ResponderEliminar