quinta-feira, 24 de julho de 2014

Frango Tandoori com Arroz de Açafrão e Limão e ainda Tandoori Massala (3 em 1)

Vejo-a surgir ao longe, longos cabelos negros que espreitam sob o véu que gentilmente lhe tomba da nuca, prende-o um belo adorno que se aninha na sua testa altiva. Envolve-a um sari carmesim, de estrelas luzentes salpicado, que combina na perfeição com brilho da noite do seu penetrante olhar. As mãos e os pés de henna tatuados, cobrem-se com belas flores que se estendem num longo bordado. Adornam-lhe os braços ruidosas pulseiras que anunciam, com o seu tlintar, a sua passagem. Trás deitado no pescoço um espesso colar salpicado de rubis, que combina com os longos pendentes que dançam nas suas orelhas. No nariz encaixa-se, na perfeição, uma argola de brilhantes que parece querer beijar-lhe os carnudos lábios de cereja. 
Não sorri, mas a alegria envolve-se como uma aura dourada, presságio de felicidade, sua vida vai mudar e cobrirá-se se muitas bênçãos, hoje ela vai casar!


A proposta que trago hoje leva-nos a viajar até à Índia!
Não eu nunca lá fui, se calhar até fui e não me lembro, ahahah!
Haverá noiva mais bela que uma noiva tradicional Indiana?
Chamem-me pirosa, mas eu rendo-me às suas vestes, jóias e pinturas... oxalá haja muitas encarnações para que um dia me possa vestir assim!


foto retirada do google images
A 1.ª vez que vi esta receita foi no livro do Chakall (ai aquele torbante...), "Quatro Estações", do qual gosto bastante (estou a referir-me ao livro, claro).
Só que na receita o tempero principal, o Tandoori Massala não está descrito, isto porque é possível adquiri-lo já preparado nas casas da especialidade. As "casas da especialidade" estão muito longe de mim, mas isso não me demoveu, parti em busca de uma forma de o realizar, fazendo eu a  mistura das especiarias.
Pesquisei aqui e ali e em mais umas quantas páginas diferentes (e que já não faço ideia quais eram)! Depois foi só juntar todas as especiarias e pronto, saiu um delicioso "frango tandoori", à moda da casa, que recomendo vivamente.


Ingredientes:

Frango Tandoori

1 frango 1,5 kg (ou coxas de frango);
sumo de limão 1+1/2 limão;
6 dentes de alho;
sal marinho q.b;
1 chávena de iogurte natural;
2 colheres de sopa de tandoori massala;
corante alimentar vermelho (opcional).

Tandoori Massala

1 C sopa de coentros em grão;
1 CS de cominhos em grão;
1 C chá de grãos de pimenta preta (ou mistura de pimentas);
1 CS de colorau doce;
1 CS  de açafrão;
1 CS de caril;
1 CS de gengibre em pó;
1/2 CS de colorau picante;
1/2 C chá de cravinho;
1 C chá de cardamomo;
1 C chá de noz moscada.

Arroz de Açafrão com Limão

1 cebola;
2 dentes de alho;
1 colher de chá de açafrão;
1 + 1/2 chávena de arroz aromático;
3 chávenas de água;
2 colheres de sopa de sumo de limão;
raspa de limão q.b.
sal marinho q.b.
azeite q.b.


Produtos de parceiros: Uma grande parte da especiarias são da Suldouro; sal marinho tradicional da Marnoto-Necton; arroz aromático Bom Sucesso-Orivárzea.


Notas: 
1- A cor vermelha obtêm-se adicionando corante alimentar vermelho, não interfere no sabor, apenas no aspeto e é opcional. Já fiz várias vezes sem corante, mas desta vez, para a foto, decidi usar um pouco.
2- A quantidade de picante pode variar a gosto, esta receita é suposto ser bem picante, mas ela merece ser experimentada mesmo por quem não gosta de picante e nesse caso basta suprimi-lo.
3- A quantidade tandoori massala que resulta desta mistura dá para mais que uma vez e pode ser guardada num frasco para especiarias.



Execução: 

Partir o frango e retirar a pele e as gorduras. Dar alguns pequenos golpes para que o tempero penetre melhor na carne.
Temperar com sal, sumo de limão, o alho esmagado, esfregando-o bem. Deixar marinhar durante 2 horas.

Num almofariz moer as sementes (coentros, cominhos e pimenta) e juntar as  especiarias em pó, misturando-as muito bem.

Adicionar 2 colheres de sopa de tandoori massala ao frango, esfregar bem os temperos na carne, juntar o iogurte e o corante alimentar, envolver tudo muito bem.
Levar ao forno a assar a 200º C, virando o frango uma vez por outra, cerca de 35 minutos ou até que esteja assado.



Arroz de Açafrão e Limão

Picar a cebola e o alho e refogar no azeite até amolecer.
Juntar o arroz e saltear mexendo com um garfo para não queimar.
Adicionar a água a ferver,  o sumo de limão e o açafrão e o sal.
Deixe ferver em lume brando durante 15 minutos.
Salpicar com raspa de limão.



Já fiz esta receita várias vezes, é excelente para levar num piquenique e pode-se servir à parte um molho de iogurte com coentros (trituram-se bem os coentros e junta-se o iogurte natural), mergulham-se nele os pedacinhos de frango... tão bom, e refresca o picante.



Vamos lá viajar na ponta do garfo?

8 comentários:

  1. Gostei tanto do aspecto desta refeição!

    ResponderEliminar
  2. Helena, que delícia!
    Para mim uma refeição mais que completa e deliciosa. Adorooo receitas com carne de frango. Essa sua fiquei morrendo de vontade de provar. Adorei!

    Beijão,
    Priscila
    http://www.receitaesperta.com.br/2014/07/bolo-de-morango-ao-creme-com-suspiros.html

    ResponderEliminar
  3. Tambem acho que a tradicional noiva indiana linda:) entao esse frango ainda acho mais lindo... esta super apetitoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fiquei apaixonada...
    Com a receita, com as fotos lindíssimas, com a noiva indiana e com livro, que infelizmente não está a venda no Brasil, mas encomendei pela internet
    Me encantei,
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. É uma cultura muito envolvente! Eu adoro.
    Este prato também me parece extremamente envolvente... :)

    ResponderEliminar
  6. Há com certeza eu deixaria vermelhinho assim, fica mais bonito mesmo na foro, as vezes um franguinho sem corpode até estar gostoso mas não chama atenção.

    bjs

    Gélia

    ResponderEliminar
  7. adoro cozinha indiana e cozinho em casa com muita frequência, embora raramente partilhe. Mas adoro as misturas de especiarias :)

    ResponderEliminar
  8. Ficou realmente muito bonito.
    Esse corante vermelho que você utilizou é em pó ou gel?

    ResponderEliminar