Tal como eu, provavelmente também vocês andam com dúvidas sobre o consumo de leite de vaca, será ou não saudável?
As opiniões dividem-se e os estudos contradizem-se, porém são cada vez mais os que afirmam que os inconvenientes superam as vantagens da sua ingestão. Confesso-me reticente em aceitar aboli-lo da minha alimentação porque gosto muito quer de leite, quer dos seus derivados! Polémicas e estudos à parte, acredito que variar o mais possível é a chave para uma alimentação equilibrada e que incluir as bebidas vegetias em algumas refeições trás imensos beneficios.
Elaborados a partir de cereais, leguminosas ou frutos secos, os leites vegetais têm vindo a ganhar cada vez mais espaço no mercado. Tenho experimentado vários, mas a maior parte das vezes fico dececionada com o sabor.
A análise da composição também me deixa com pouca, em certos casos, mesmo nenhuma vontade de repetir, já para não falar no preço por litro que não é nada apetecível!
A opção de os fazer em casa é sem dúvida a melhor, desta forma é possível evitar os conservantes, açúcares, adoçantes, corantes, e mais uma parafernália de aditivos presentes nas versões industriais! A sua execução é bastante simples, até uma criança o consegue fazer (acabei de ter uma excelente ideia para uma atividade na escola)!
A regra de elaboração das bebidas vegetias praticamente a mesma para todas as variedades, começamos por deixar o ingrediente principal de molho durante algumas horas, depois tritura-se muito bem com água e finalmente o preparado é coado. Os utensílios necessários são poucos e comuns, todos os temos na cozinha, um liquidificador (processador, bimby, varinha mágica, ou similar), um coador de malha fina (um pano serve ainda melhor) e uma garrafa ou frasco com fecho.Quanto aos ingredientes a lista é curta, um fruto seco, leguminosa ou cereal, água e algo para adoçar, isto para os mais gulosos, e já esta!
A quantidade de amêndoa empregue pode variar conforme o gosto pessoal, geralmente recomenda-se que não seja inferior a 80 grs. A receita que apresento reflete as quantidades da minha preferência, adaptem à vossa. Apesar de referir as tâmaras como ingrediente opcional, recomendo que não o descartem, elas aprotam sabor, uma ligeira docura mas também fibras, minerais e vitaminas.
Já analisaram a lista de ingredientes dos "leites de amêndoa" do mercado? Alguns referem ter 2% de amêndoa o que equivale apenas a 20grs por litro! O que estamos a pagar (bem caro) é água, adoçante, espessantes, estabilizantes, aromatizantes e vitaminas sintéticas!
É isto que querem beber?
Aprendi a ver com atenção a lista de ingredientes sempre que vou comprar um produto novo:
- Os ingredientes em maior percentagem estão sempre nos primeiros lugares;
- A lista deve ser curta e simples;
- Há muitos nomes diferentes para designar "açucar" e alguns têm a terminação "ose"(frutose, sacarose, maltose, dextrose, glucose, etc.), há cerca de 45 nomes diferentes para ele;
- Conheço todos os ingredientes? Seria possível compra-los no supermercado para elaborar a receita em casa? Não? Então o melhor é não comprar!
Ingredientes:
100 g de amêndoas com pele (sem torrar);
1 l de água mineral;
4 tâmaras (opcional).
Demolhar as amêndoas e as tâmaras de véspera (ou durante 6 a 8 horas).
Triturar usando o liquidificador (robot, varinha
mágica, etc.) com metade da água e as tâmaras descaroçadas.
Juntar a restante água e voltar a triturar.
Coar de forma a retirar a polpa das amêndoas,
pode-se usar um pano ou um coador de malha muito fina (congelar a polpa para
futuras utilizações).
Colocar no frigorífico, agitar antes de usar, conserva-se até 3 dias.
Depois de fazer esta maravilhosa bebida ainda sobra imensa polpa de amêndoa! Habitualmete congelo-a para futuras utilizações, pode-se adicionar a batidos de fruta, sopas, bolos, bolachas, panquecas, gelados...
Um dia destes irei elaborar uma receita com as "sobras", fiquem atentos.
Querida Helena,
ResponderEliminarLi numa postagem sua, que está com problemas de saúde. Quando os nossos movimentos sofrem limitações, tudo se torna mais difícil. Mas espero que rapidamente fique bem.
Este é também um dos motivos para a minha tão prolongada ausência. E devido às limitações alimentares que presentemente sou obrigada a fazer pela intolerância da lactose, fico agradecida por essa bela partilha.
Adorei as fotos lindas e cheias de amor.
Beijinhos amiga e as melhoras
Olá querida Rosa,
EliminarMuito obrigada pelo carinho e preocupação. Felizmente estou bem de saúde, tratou-se apenas de um grande susto.
Bjs