domingo, 19 de agosto de 2018

Bebida Vegetal de Amêndoa



Tal como eu, provavelmente também vocês andam com dúvidas sobre o consumo de leite de vaca, será ou não saudável?
As opiniões dividem-se e os estudos contradizem-se, porém são cada vez mais os que afirmam que  os inconvenientes superam as vantagens da sua ingestão. Confesso-me reticente em aceitar aboli-lo da minha alimentação porque gosto muito quer de leite, quer dos seus derivados! Polémicas e estudos à parte, acredito que variar o mais possível é a chave para uma alimentação equilibrada e que incluir as bebidas vegetias em algumas refeições trás imensos beneficios.



Elaborados a partir de cereais, leguminosas ou frutos secos, os leites vegetais têm vindo a ganhar cada vez mais espaço no mercado. Tenho experimentado vários, mas a maior parte das vezes fico dececionada com o sabor. 
A análise da composição também me deixa com pouca, em certos casos,  mesmo nenhuma vontade de repetir, já para não falar no preço por litro que não é nada apetecível!
A opção de os fazer em casa é sem dúvida a melhor, desta forma é possível evitar os conservantes, açúcares, adoçantes, corantes, e mais uma parafernália de aditivos presentes nas versões industriais! A sua execução é  bastante simples, até uma criança o consegue fazer (acabei de ter uma excelente ideia para uma atividade na escola)!




A regra de elaboração das bebidas vegetias praticamente a mesma para todas as variedades, começamos por deixar o ingrediente principal de molho durante algumas horas, depois tritura-se muito bem com água e finalmente o preparado é coado. Os utensílios necessários são poucos e comuns, todos os temos na cozinha, um liquidificador (processador, bimby, varinha mágica, ou similar), um coador de malha fina (um pano serve ainda melhor) e uma garrafa ou frasco com fecho.Quanto aos ingredientes a lista é curta,  um fruto seco, leguminosa ou cereal, água e algo para adoçar, isto para os mais gulosos, e já esta!


Apresento de seguida a receita para o leite de amêndoas, um dos meus favoritos, o que faço mais vezes. É fácil arranjar amêndoa crua, já descascada e com a pele (sem adição de açúcar ou sal). Quanto ao custo, fica mais económico e pode-se aproveitar as promoções, vale a pena o trabalho extra porque o que estamos a ingerir não tem comparação com o de compra. Nutricionalmente obtem-se uma bebida  vegetal muito nutritiva, rica em cálcio, vitamina B e E, zinco, potássio, magnésio, cobre e fósforo. 
A quantidade de amêndoa empregue pode variar conforme o gosto pessoal, geralmente recomenda-se que não seja inferior a 80 grs. A receita que apresento reflete as quantidades da minha preferência, adaptem à vossa. Apesar de referir as tâmaras como ingrediente opcional, recomendo que não o descartem, elas aprotam sabor, uma ligeira docura mas também fibras, minerais e vitaminas.



Já analisaram a lista de ingredientes dos "leites de amêndoa" do mercado?  Alguns referem ter 2% de amêndoa o que equivale apenas a 20grs por litro! O que estamos a pagar (bem caro) é água, adoçante, espessantes, estabilizantes, aromatizantes e vitaminas sintéticas! 

É isto que querem beber?

Aprendi a ver com atenção a lista de ingredientes sempre que vou comprar um produto novo:
  • Os ingredientes em maior percentagem estão sempre nos primeiros lugares;
  • A lista deve ser curta e simples;
  • Há muitos nomes diferentes para designar "açucar" e alguns têm a terminação "ose"(frutose, sacarose, maltose, dextrose, glucose, etc.), há cerca de 45 nomes diferentes para ele;
  • Conheço todos os ingredientes? Seria possível compra-los no supermercado para elaborar a receita em casa? Não? Então o melhor é não comprar!

Bebida Vegetal de Amêndoa

Ingredientes:

100 g de amêndoas com pele (sem torrar);
1 l de água mineral;
4 tâmaras (opcional).


Execução:

Demolhar as amêndoas e as tâmaras de véspera (ou durante 6 a 8 horas).
Triturar usando o liquidificador (robot, varinha mágica, etc.) com metade da água e as tâmaras descaroçadas.
Juntar a restante água e voltar a triturar.
Coar de forma a retirar a polpa das amêndoas, pode-se usar um pano ou um coador de malha muito fina (congelar a polpa para futuras utilizações).
Colocar no frigorífico, agitar antes de usar, conserva-se até 3 dias.


Depois de fazer esta maravilhosa bebida ainda sobra imensa polpa de amêndoa! Habitualmete congelo-a para futuras utilizações, pode-se adicionar a batidos de fruta, sopas, bolos, bolachas, panquecas, gelados...
Um dia destes irei elaborar uma receita com as "sobras", fiquem atentos.

2 comentários:

  1. Querida Helena,
    Li numa postagem sua, que está com problemas de saúde. Quando os nossos movimentos sofrem limitações, tudo se torna mais difícil. Mas espero que rapidamente fique bem.
    Este é também um dos motivos para a minha tão prolongada ausência. E devido às limitações alimentares que presentemente sou obrigada a fazer pela intolerância da lactose, fico agradecida por essa bela partilha.
    Adorei as fotos lindas e cheias de amor.
    Beijinhos amiga e as melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Rosa,
      Muito obrigada pelo carinho e preocupação. Felizmente estou bem de saúde, tratou-se apenas de um grande susto.
      Bjs

      Eliminar