quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Mousse de Chocolate e Licor de Caramelo com Flor de Sal



A  Chocolicor, parceiro aqui do blogue há já alguns anos, convidou-me a desenvolver algumas receitas com a sua mais recente linha de Licores Premium. Esta será a primeira de uma série de receitas inspiradas por estes maravilhosos licores. 
Escolhi para começar o Licor de Caramelo com Flor de Sal, que irá dar um realce a uma mousse de chocolate muito simples, numa versão mais saudável e deixamos o pecado todo reservado para o licor.

Mousse de Chocolate e Licor de Caramelo com Flor de Sal

Ingredientes:

200 g de chocolate negro em tablete (60% cacau);

2 abacates pequenos;

2 c. sopa de maple syrup (ou outro adoçante a gosto);

2 c. sopa de  Licor de Caramelo com Flor de Sal;

flor de sal q.b.



Execução:

Partir o chocolate em pedaços pequenos e derreter em banho maria. Pincelar um molde de bombons de silicone com o chocolate derretido e levar ao frio para criar uns "copos" de chocolate. Repetir a operação certificando-se que ficam bem selados por todos os lados, pois irão conter o licor. 

Cortar os abacates ao meio, retirar a polpa com uma colher tendo cuidado para não danificar as cascas. Num processador juntar à polpa dos abacates o chocolate derretido, o maple syrup e o licor. Triturar tudo até obter um creme. Distribuir a mousse pelas cascas de abacate e levar ao frigorifico.

Na hora de servir desenformar os "copos" de chocolate e encher com o licor de caramelo com flor de sal. Salpicar com a flor de sal a mousse e sobrepor o "copo de chocolate".


Dicas:

  • Esta "mousse" fica bastante consistente depois de fria, caso a prefira mais cremosa pode adicionar nata de coco (a parte sólida do leite de coco), ou iogurte grego.
  • Ajuda a equilibrar as tigelas de abacate se colocarmos sal no fundo do prato de servir.
  • Caso não tenha a forma de bombons pode fazer uma cova no centro da mousse e regar diretamente com o licor no momento de servir.
  • O licor do copo de chocolate destina-se a regar a mousse, mas também o podem beber assim e regar a mousse diretamente da garrafa.


Uma delícia frequinha, fácil e rápida de fazer, com um pecado pequenino mas que sabe tão bem.



Sem comentários:

Enviar um comentário