terça-feira, 30 de abril de 2013

Cocktail de Morangos e Framboesas

"Depois da casa arrombada... trancas à porta"!
Mais uma vez se confirmou o ditado, a sabedoria popular é para ser levada muito a sério.
Coloquei trancas na minha porta, o que não garante que os ladrões não irão entrar, mas vão ter que se esforçar um pouco mais e como gostam de vida fácil, quem sabe, talvez até desistam!


Embora as mudanças tenham surgido por mal, é verdade que também se diz que "há males que vêm por bem", quem sabe este é um desses casos. 
Brindemos então, porque "tristezas não pagam dividas" e "há mais marés que marinheiros", por isso "mãos à obra", "não deixemos para amanhã o que se deve fazer hoje".




Espero que gostem do meu cocktail, é leve fresco, saboroso e nutritivo.
Cheio de anti-oxidantes e ainda por cima é saciante, o que até calha bem caso se lhe siga uma lauta refeição!


Vou levar esta bebida até à Tertulia da Susy, ela este mês pedia receitas com morangos, cá esta!


Quero deixar aqui um agradecimento muito especial a todos os que têm procurado ajudar-me, de uma forma ou de outra, quer alertando-me para situações de plágio, quer incentivando-me a continuar, quer ensinando-me algumas formas de aumentar a proteção do blogue. A todos um xi-coração bem apertadinho, obrigada por estarem ai, e por todo o vosso carinho.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bulgur Salteado com Legumes

As meninas querem manter-se elegantes.
Não gostam de olhar para doces porque... ui! "Só de ver já engordo"!
Gostam de comer bem, sopa e fruta ao almoço não chega... "dá logo muita fome"!
Ora minhas lindas, prestem muita atenção, não há bela sem senão!
Deixo-vos um bom conselho, comam o que vos apetecer e depois vão dançar,
é remédio santo para não engordar.
É verdade eu posso provar, não há nada como "salsar"!


Eu cá vou continuando com as minhas experiências... ainda não encontrei algo que me satisfaça, mas entretanto vou ensaiando.
Desculpem-me amigas(os) blogueiras, estou em falta com todos, não tenho deixado comentários a ninguém. Têm-me sido impossível e o último fim de semana foi passado a dançar... sim, sim muita dança, muitas horas de workshop's e festas pela madrugada fora! Ainda bem, estava mesmo a precisar.


Fiz esta receita a pensar na Joana e no seu "desafio vegetariano", mas depois vi que já havia por lá várias com bulgur e quase desisti dela.
Resolvi publica-la por causa de uma conversa com duas amigas...pode não ser bonita, mas é bem boa e muito saudável!


Este prato satisfaz mesmo que acha quem só com legumes fica com fome, porque o bulgur é trigo inteiro e os cogumelos valem por peixe ou carne.


Uma receita totalmente vegetariana, cada vez mais do meu agrado!
Na verdade os meus almoços, em dias de trabalho, quase sempre o são, uma sopa, fruta e fico satisfeita.


Dedico esta receita à Juca e à Leonor, duas colegas muito queridas,  que querem manter-se muito elegantes (e fazem elas muito bem), mas que não dispensam uma boa refeição. 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Creme de Abóbora e Tomate

Quem me acompanha sabe que esta semana tem sido... desalentadora!
Todos os dias surgem mais situações de plágio de receitas e fotos minhas e isso tem-me sugado quase por completo a energia e criatividade!
Tenho recebido muitas mensagens de apoio, solidariedade e a ajuda de muitas blogueiras na "caça" aos ladrões (desculpem a a crueza das palavras)!
Ainda estou a estudar formas de defender o meu trabalho, não sei bem que rumo tomar...




Entretanto fiz uma sopa... para me  consolar (e alimentar), que me soube tão bem! Tem ido na marmita para o trabalho e mesmo fria é uma maravilha!





A doçura da abóbora e da cenoura anulam a acidez do tomate e o manjericão adicionado só no final dá um toque especial. 
Vou oferecer um pouco à Joana, que nos desafiou a criar "uma refeição vegetariana" para o seu almoço. Desculpa Joaninha é um almoço bastante frugal, (acho que nem inventei nada), mas com pão e uma frutinha torna-se uma refeição bem saudável.


Não se admirem se começarem a ver coisas estranhas por aqui, vou entrar em modo de "experimentação"! 
Esta forma de apresentação do texto resulta para receitas com poucos ingredientes e com uma execução de descrição sumária, para outras situações assim não será possível! Contudo escrever o texto e guardar como imagem parece-me bem interessante... e não encaixa nada no formato da maioria das páginas de sistema "copiar/colar"  e publicar receitas às toneladas!
Atualizei a postagem anterior a esta, tem mais informação... espreitem.

domingo, 21 de abril de 2013

Neste mundo há de tudo um pouco!

Não me canso de repetir o quanto  a criação deste blogue me tem enriquecido.
São tantas, mas tantas as coisas boas... 
Na têm acontecido algumas  situações bem desagradáveis, ou vejam...
Estava eu a "passear" calmamente pela página do facebook "Dias com Mafalda" e qual não é o meu espanto quando me deparo com...



Um belo "Strudel de Alheira", vencedor de um passatempo!



Só que aquela foto é minha e eu não concorri!
Deixa lá ver melhor...
O texto também é meu... foi copiado na integra! 
É caso para dizer... "e esta hein"?
Na integra apenas com um ingrediente acrescentado...queijo ricotta! 
Uma montanha de partilhas... imensos comentários... uma fraude à vista de todos!
O mais engraçado (se é que algo nisto tem graça) é que esta receita é do chefe Henrique Sá Pessoa, que eu executei em dose dobrada e postei AQUI, em 25 de fevereiro de 2012, remetendo para o video do "Ingrediente Secreto" e dando os devidos créditos a quem de direito, aliás como sempre faço e toda a gente de boa formação faz. Dado que tirei uma foto de parte dos ingredientes usados, não apresentei quantidades! Ou seja a receita está mal descrita e por isso houve muitas pessoas a perguntar..."quantos tomates"...ahahah!

D. Sónia Rosa, esta mensagem vai-lhe dedicada, já que visita o "Tentações Sobre a Mesa" e gosta tanto das receitas ao ponto de as considerar como suas, da próxima vez faça o seguinte:
  • Analise bem a receita;
  • Adapte-a, modifique-a (acrescentar, em pensamento, 1 ingrediente não basta);
  • Experimente cozinhar;
  • Descreva que ingredientes usou com precisão e relate a forma de execução, escreendo o seu próprio texto;
  • Fotografe o resultado;
  • Depois concorra tranquilamente;
  • Se lhe colocarem duvidas...responda é uma questão de boa educação. Ah! Pois é... a senhora não sabe o que isso é! Não tem, e certamente já será tarde para vir a adquirir! Nem boa educação e, ainda por cima, não tem boa formação, não respeita o trabalho dos outros, nem os direitos de autor!
Depois de denunciar à Chefe  Mafalda o sucedido, ela teve a amabilidade de me telefonar e ainda me contou que a D. Sónia Rosa já a tinha inclusivamente contactado a reclamar a entrega do prémio (uma peça de vestuário)! Alguém comentou "as coisas que se fazem por um trapinho, até se rouba!" 


Parabéns então à Joana Schencker, nova vencedora do passatempo "Vintage Bazar".
Contudo, confesso que me incomoda ver que aquela postagem continua lá, na página da Mafalda, não foi apagada. Quem não abrir os comentários não se apercebe de nada... a tal senhora continua em cabeçalho, como vencedora e quem partilha a receita é o que leva! Também não houve uma explicação publica do sucedido, nem vi nada a anunciar a nova vencedora... acho tudo um pouco estranho!

Há mais...
A página do facebook  1001 Receitas tem vindo a publicar receitas e fotos de outros sem nenhum tipo de crédito... ou seja como se fossem deles! Nesta caso os lesados são muitos, passem por lá pois  quem sabe têm uma surpresa. Se virem algumas que reconheçam avisem os respetivos autores.



Aproveitem e denunciem a página ... é fácil...




Ao lado do botão mensagens abram a seta e selecionem "Denunciar Página", depois escolham a "Spam ou fraude". Se o facebook receber várias destas notificações irá investigar e pode inclusivamente apagar os post fraudulentos.
Deixem o vossa indignação com um comentário (eles apagaram as mensagem  que muitos já haviam colocado e agora eliminaram essa possibilidade, mas pode-se sempre comentar abaixo das fotos).


Está lá o meu "Bolo de Laranja e Mandarina", com 90 partilhas até ao momento, como sendo propriedade deles, bem como o "Pudim de Café", esse sempre tem uma referência ao blogue mas com o link deles imediatamente abaixo!
Revolta-me as páginas que não fazem partilha com o botão que serve para o efeito ou seja "PARTILHAR", fazem o up-load das fotos que ficam com o nome da página como se fossem da sua propriedade!

Já várias pessoas me aconselharam a colocar marca de água nas fotos, confesso que não gosto nada de ver, mas de facto resulta contra estas situações!

E porque neste mundo há um pouco de tudo, decidi partilhar com todos vocês o que me sucedeu! Atrevo-me a pedir que nos unamos na denuncia destas situações, hoje por mim e amanhã por ti!

23/04/13

Ontem foi descoberta mais uma página com imensas receitas plagiadas, chama-se "Ideias e Receitas", está no facebook e também tem blogue!
Receitas e fotos minhas,  tem duas (o Aspic de Primavera e as Mimi Tartes de Morangos e Nata) sem qualquer referencia ao autor, mas há lá material de muita gente!




24/04/2013

Outro... parecem piolhos são parasitas e reproduzem-se a grande velocidade!
Espantem-se porque este intitula-se CHEFE...
Tinha (já retirou) duas receitas e fotos minhas e várias de outros blogues!



Obrigada ao MAP Movimento Antiplágio, uma página no facebook criada com a finalidade de ajudar a identificar e denunciar estas  e outras situações similares. Passem por lá e deixem o vosso "GOSTO", quantos mais olhos vigilantes melhor!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Biscoitos com Framboesas e Mirtilos

O fim de tarde mostrava-se gélido, a janela ainda estava entreaberta na esperança de deixar entrar os últimos raios de sol. As cortinas balançavam insufladas pelo vento que as fustigava, tornado-as prenhes pelo seu hálito frio. Um arrepio percorreu-lhe o corpo e sentiu um enorme desejo de calor, então apressou-se a satisfazer a vontade, entregou-se ao beijo quente do chá fumegante e permitiu que o calor do forno a envolvesse em seus braços.




Um fim de tarde frio deu o mote para que estes biscoitos, tipo scones, nascessem. Não lhe chamei scones porque ficaram bem fofos, diferentes da textura destes, contudo a forma de execução foi em tudo similar.
Na hora de os pincelar com gema de ovo, ou simplesmente leite, lembrei-me que havia chantilly no frigorífico e resolvi ver como ficava... ainda bem!



Biscoitos com Framboesas e Mirtilos

Ingredientes:

380 g de farinha T55;
1 colher de sobremesa de fermento em pó;
80 g de manteiga fria;
1/2 colher de café de sal;
50 g de açúcar;
150 ml de leite frio;
100 ml de kefir espesso (ou leiteilho/buttermilk);
1 colher de sopa de sumo de limão;
raspa de 1/2 limão;
aroma de baunilha q.b.
1/2 chavema de mirtilos;
1/2 chavena de framboesas;
chantilly para cobrir (opcional), ou leite para pincelar.



Execução:
Peneirar a farinha, misturar o açúcar, o sal e o fermento.
Cortar a manteiga em pedaçinhos e com as pontas dos dedos desfazer nos ingredientes secos de forma a obter uma textura de areia.
Juntar o leite, o kefir, a raspa e o sumo de limão.
Mexer com uma colher só o suficiente para agregar os ingredientes.
Finalmente juntar as frutas aos poucos, envolvendo suavemente para não as esmagar. Evitar  mexer muito a massa.
Despejar sobre uma superfície enfarinhada.
Passar as mãos por farinha e espalmar a massa suavemente, até obter um disco com cerca de dois dedos de altura.
Cortar biscoitos circulares, passar por farinha o cortador de biscoitos entre cada corte assim a massa não se pega. Se cortar com uma faca use o mesmo procedimento.
Unir as sobras de massa apenas o necessário para voltar a cortar mais biscoitos.
Colocar uma colher de sobremesa de chantilly sobre cada biscoito, espalhar um pouco, ou em alternativa pincelar com leite.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 a 25 minutos.


Comeram-se quentinhos acompanhados por um  chá Rooibos Aromatizado com Frutos dos Bosques,  da IT-tea e  o maravilhoso Doce de Frutos Silvestres sem Açúcar, da Natura, ambos da Quinta dos Jugais.



O chantilly que coloquei por cima conferiu-lhe uma superfície levemente crocante e doce que os tornou ainda melhores.



A primavera finalmente chegou mas ao fim da tarde um chá quente e um biscoito morno sabem tão bem! Vou levar alguns para o desafio da Manuela, Vamos fazer Bolachas, no blogue "Cravo e Canela".

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pasteis de Bulgur e Legumes Embrulhados em Queijo Sokól

Desde tenra idade que meu pai me ensinou que as promessas são para cumprir, "se prometes tens que cumprir, pois uma promessa é como uma divida"! Este é um valor segundo o qual tenho regido a minha vida, o prometido é devido, a palavra define aqueles que dela fazem uso, da mesma forma que os seus atos! Quando falo em promessas é no sentido mais lato, se me comprometo a fazer algo... é mesmo para fazer!
Será certamente por isso que me incomoda quando alguém me diz que vai fazer isto e aquilo e depois... nada! Confesso que sou bastante impaciente,  se é para fazer faz-se e pronto... ou então o melhor é ficar calado e simplesmente não dizer nada!


Eu comprometi-me com o desafio de aniversário do blogue da Kinhas, que pediu uma receita com chocolate ou queijo suíço! Hoje era o último dia... parabéns Kinhas por todas as tuas partilhas e pelo carinho que distribuis tão generosamente. 
Os doces têm abundado por cá, então decidi que seria com queijo. O único que consegui arranjar foi o Sokól, que nunca tinha experimentado. Juntei nesta experiência culinária dois ingredientes novos para mim, este queijo e o bulgur. Vamos lá ver como me sai...


Pasteis de Bulgur e Legumes Embrulhados em Queijo Sokól

Ingredientes:
350 g de bulgur cozido;
1 cebola;
100 g de cogumelos frescos picados;
100 g de cenoura ralada;
100 g de courguete ralado;
60 g de pimento vermelho em cubos;
4 ovos;
3 dentes de alho picados
coentros;
4 folhas de salva (opcional);
gengibre fresco ralado;
alho e jindungo Espiga ;
pimenta preta moída na hora;
sal;
2 colheres de sopa de farinha (bem cheias);
150g de queijo Sokól.


Execução:
Cozer bulgur de acordo com as instruções da embalagem (cobrindo-o com água e deixando ferver um lume brando cerca de 4 a 5 minutos ou até ficar macio).
Regar com azeite o fundo de uma frigideira ou wok, saltear a cebola com o alho e os cogumelos.
Juntar a cenoura, o courguette e o pimento, deixar cozinhar um pouco.
Temperar com gengibre ralado, pimenta preta moída na hora, sal, alho e jindungo Espiga (picante), salva e coentros picados. Cozinhar um pouco mais.
Retirar do lume e misturar o bulgur, os ovos batidos e a farinha.
Untar com um pouco de azeite formas de queques e dispor uma fatia de queijo Sokól em cada uma formando uma espécie de caixa. Encher com o preparado de bulgur e legumes.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º. Logo que o queijo começar a querer fundir, com as pontas dos dedos (cuidado para não queimar) puxar as extremidades para que fiquem sobre o pastel e não no bordo da forma. Deixar cozinhar durante cerca de 20 minutos.
Desenformar mornos, descolando da forma com a ajuda de uma faca e rodando suavemente o pastel.


Foi uma experiência engraçada e resultou bastante bem, o aspeto dos pasteis embrulhados no queijo é bastante apelativo. Este foram vegetarianos, mas fiquei com vontade de experimentar outras variações.
O queijo revelou-se uma boa surpresa e desempenhou lindamente o seu papel de "caixa".
Quanto ao bulgur... estou encantada, gosto da textura e do sabor, tem imensas potencialidades e é saudável, que bom! É um ingrediente que veio para ficar na minha cozinha.


Quando ai colocar o link da minha participação vi que no regulamento a Kinhas pede uma foto com a embalagem...ups! Felizmente ainda estava no balde de separação dos resíduos recicláveis e lá fiz uma foto (bem feiinha) mas regras são regras!


Agora sim, lá vou eu até à  festa!


terça-feira, 16 de abril de 2013

Bolo de Laranja e Mandarinas

Ele gostava de fruta! Todas as frutas lhe eram queridas, mas as laranjas... as laranjas, talvez pela atraente cor, foram as suas preferidas.



Tenho uma ligação de amor com a pintura! Coleciono religiosamente os livros da Taschen sobre a temática e sempre que posso devoro museus da especialidade, perco-me neles esqueço-me do tempo. Nem vos posso explicar o que sinto perante certas obras... é tão forte que por vezes choro, eu que não sou nada chorona (não se preocupem que disfarço bem, não pareço tolinha, ahahah)!



Dizer qual o meu pintor preferido é uma missão quase impossível, porque admiro a obra de tantos, tantos... porém era preciso convidar um e depois de passar em revista todos os que já tinham desfilado por tão ilustres cozinhas (e que agora fazem romaria até à sala de visitas da Guida, que continua a mexer a Panela sem (de)pressão), decidi que o meu convidado teria que ser alguém que retratasse fruta, a minha preferida na hora de elaborar bolos e sobremesas. Então, sem contar, mas como que por destino...



... dei de caras com ele, com o Vicent!



Não estava à espera, porque ele é Van Gogh, é o pintor das flores, dos campos de papoilas, das searas douradas, das gentes simples do campo, dos girassóis e dos lírios, da magnifica "Noite Estrelada".  É um céu ondulante de azuis infinito ou fim de tarde incandescente numa explosão de cor; um mar bravio de vento tangido ou um espelho de água em noite de luar.
Vincent é vida e eu adoro-o!  Bem sei que já foi convidado, mas não resisti Convidei-o para jantar eu também, ao meu jeito, ofereci-lhe um pôr de sol, banhado em tons laranja para sobremesa.


Bolo de Laranja e Mandarinas
Ingredientes:
8 mandarinas (ou clementinas)
125 g + 150 g de açúcar;
4 ovos;
150 g de farinha para bolos;
80 g de farinha custard (ou amido de milho);
1 colher de chá de fermento em pó;
150 ml de sumo de laranja;
raspa de 2 laranjas;
fisalis (opcional).


Execução:
Cortar as mandarinas em rodelas finas, retirando as sementes e aproveitando o sumo que vai escorrendo.
Numa forma circular, levar ao lume as 125 g de açúcar com o sumo que se recolheu das mandarinas, até que começe a formar caramelo. Retirar de imediato, não deixando que o açúcar ganhe cor.
Dispor as rodelas de mandarina forrando toda a forma. Levar de novo ao lume, apenas para evaporar algum do sumo que se vai libertar. 
Nos intervalos das rodelas dos citrinos, colocar metades de fisalis. Reservar.
Peneirar as farinhas e misturar com o fermento.
Bater as gemas com o açúcar até obter uma gemada bem fofa e clara.
Misturar alternadamente a farinha com o sumo e raspa de laranja.
Envolver com uma espátula as claras em castelo.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, durante 30 minutos.
Com uma faca descolar cuidadosamente a lateral do bolo da forma.
Desenformar de imediato.
Pincelar com geleia de laranja, para dar mais brilho.



Ainda bem que a pintura tem uma linguagem universal, falar com Vincent Van Gogh é tão fácil, basta abrir a janela da alma. 
Marquei um novo encontro com ele, na sua terra, na Holanda, lá nos voltaremos a ver... "estarei em minha casa à tua espera Helena".


O mesmo se pode dizer deste bolo, tão fácil de comer... 



Não resisto a deixar-vos este video, com uma música linda que fala dele... espero que gostem. 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mini-tartes de Nata e Morango

Há umas semanas atrás recebi um convite da Margarida, participar na sua nova rubrica das quintas-feiras "Na Minha Cozinha com..."! Senti-me muito honrada e aceitei de imediato.  
O  "Tachos vs Panelas"  é um blogue que acompanho desde que iniciei esta minha caminhada pela bloguesfera da culinária. Somos sempre recebidos com um "Olá gente mais linda do mundo e arredores" e podemos contar com o bom humor da Margarida para ficar com um sorriso estampado no rosto ou mesmo soltar umas boas gargalhadas.



Ela foi-me fazendo a entrevista e eu tentando preparar a sobremesa... a coisa estava complicada, pois a Margarida passou o tempo a tentar meter o dedo no creme e a ver se desviava alguns  morangos, por pouco não lhe dou uma sapatada, foi preciso correr com ela da sua cozinha, ahahah, manda-la tomar um café!


Gosto deste tipo de desafios/passatempos e sempre que me é possível tento participar. A verdade é que há tantos a decorrer em simultâneo que por vezes, com muita pena minha, não consigo chegar a todo o lado, ou chego atrasada e já terminou o prazo (já me tem acontecido)!


A receita destas mini-tartes é muito simples e fácil de fazer, terão que ir vê-la ao Tachos vs Panelas  pois é um exclusivo para a Margarida. A montagem é igual à que descrevi AQUI.
Passem por lá, aproveitem e deixem-se contagiar pela boa disposição e inspirarem-se com as receitas bem caseiras e apetitosas.


Obrigada a todas(os) que deixaram comentários tão carinhosos lá no "Tachos", deram-me tanta alegria. Obrigada especialmente à Margarida pelo convite e por me ter recebido de braços abertos na sua cozinha.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Pavlova de Primavera

Ele é leve, frágil, doce e suave como uma caricia.
Rendeu-lhe homenagem a ela, a bela bailarina.
Ela retribuiu com um sorriso radiante, bailando  "En Pointe"!
Ele ficou fascinado pelo seu talento, graciosidade e delicadeza.
"Prima Ballerina", ficarás sempre comigo, a partir de hoje teu nome será meu,
serei para sempre Pavlova!


Este bolo com base de merengue, crocante por fora, bem cremoso por dentro,  tradicionalmente coberto com creme chantilly e decorado com fruta fresca, diz-se ter sido feito pela primeira vez para homenagear a bailarina russa Anna Pavlova, (dai o seu nome), aquando de uma digressão que realizou pela Austrália e Nova Zelândia. Ambos reclamam a sua autoria, sendo a sua origem bastante controversa. 
 A Pavlova está presente nas festas tradicionais destes dois países bem como na Oceania, a sua decoração vai mudando de acordo com a época do ano, e os frutos usados. 
A minha pretende coroar a primavera, fazê-la assumir o seu papel principal no bailado das estações, não a deixar fugir mas ela teima em esconder-se atrás do inverno! 
Pretende também homenagear um menina muito bonita, a querida Mané, linda, delicada e doce, tal como esta sobremesa.


Ingredientes:
Merengue
180 g de claras de ovo (usei 6) à temperatura ambiente;
1/2 colher de café  de sal fino;
300 g de açúcar em pó;
1 colher de sopa de amido de milho;
1 + 1/2 colher de sopa de vinagre de vinho branco;
1 colher de chá de essência de baunilha q.b.

Creme Chantilly com Iogurte 
400 ml de natas bem frias;
250 ml de iogurte natural grego;
100 g de açúcar em pó;
3 folhas de gelatina;
1 colher de café de sumo de limão.

Frutas e decoração
300 g de morangos;
100 g de framboesas;
80 g de amoras;
80 g de mirtilos;
80 g de fisalis;
folhas de hortelã menta;
flores de pessegueiro.


Execução:

Bolo de merengue
Bater as claras com o sal, até ficarem bem cremosas.
Aos poucos adicionar o açúcar continuando sempre a bater.
Juntar o vinagre e a baunilha.
Usando uma espátula envolver o amido de milho no creme.
Desenhar uma circunferência numa folha de papel vegetal com o diâmetro um pouco menor do prato em que se quer servir (lembrar que vai crescer). Desenhar uma circunferência menos ao centro se quiser dar forma de coroa à pavlova.
Colocar a folha sobre um tabuleiro e dispor o merengue. Com uma espátula ou colher elevar um pouco as paredes do exterior, formando uma zona um pouco mais baixa no interior, esta parte irá ajudar a suportar o chantilly.
Levar ao frono, pré-aquecido a 130º, durante 50 minutos. Esta baixa temperatura assegurará um exterior crocante e um interior bem cremoso. Não retirar do forno, arrefe dentro do forno com a porta semi aberta.

Chantilly com Iogurte
Demolhar as folhas de gelatina e escorrer bem. Levar uns segundos ao micro-ondas para derreter.
Bater as natas até ficarem bem cremosas e se verem as marcas das varas.
Adiconar o açúcar, o iogurte, a gelatina e o sumo de limão. Bater um pouco mais.

Montagem
Cuidadosamente transferir o bolo de merengue para um prato mantendo o papel vegetal no fundo.
Cobrir com o chantilly e decorar com as frutas.


Levei-a para um almoço entre amigos e por isso não tenho foto do interior para vos mostrar, que pena!
Imaginem o exterior... é como um suspiro, mas por dentro o merengue é bem cremoso e baunilhado; o chantilly (pouco doce) tinha um suave travo a iogurte grego e depois a explosão de sabor dos diferentes frutos...hum! Tão bom.


Posso-vos dizer que quem provou achou delicioso, com uma boa relação entre o doce e o sabor mais ácido dos frutos silvestres. Não ficou  nem um pouco enjoativo.


Além de ser visualmente bem bonito, este bolo é uma excelente forma de aproveitar as claras de ovos.

Vou levar a "Pavlova de Primavera"  para a festa da Mané, que vai estar em breve a comemorar o 2.º aniversário do seu blogue" O bolo da tia Rosa"  e pediu uma receita com fruta e uma história a acompanhar. Espero que goste.