domingo, 21 de abril de 2013

Neste mundo há de tudo um pouco!

Não me canso de repetir o quanto  a criação deste blogue me tem enriquecido.
São tantas, mas tantas as coisas boas... 
Na têm acontecido algumas  situações bem desagradáveis, ou vejam...
Estava eu a "passear" calmamente pela página do facebook "Dias com Mafalda" e qual não é o meu espanto quando me deparo com...



Um belo "Strudel de Alheira", vencedor de um passatempo!



Só que aquela foto é minha e eu não concorri!
Deixa lá ver melhor...
O texto também é meu... foi copiado na integra! 
É caso para dizer... "e esta hein"?
Na integra apenas com um ingrediente acrescentado...queijo ricotta! 
Uma montanha de partilhas... imensos comentários... uma fraude à vista de todos!
O mais engraçado (se é que algo nisto tem graça) é que esta receita é do chefe Henrique Sá Pessoa, que eu executei em dose dobrada e postei AQUI, em 25 de fevereiro de 2012, remetendo para o video do "Ingrediente Secreto" e dando os devidos créditos a quem de direito, aliás como sempre faço e toda a gente de boa formação faz. Dado que tirei uma foto de parte dos ingredientes usados, não apresentei quantidades! Ou seja a receita está mal descrita e por isso houve muitas pessoas a perguntar..."quantos tomates"...ahahah!

D. Sónia Rosa, esta mensagem vai-lhe dedicada, já que visita o "Tentações Sobre a Mesa" e gosta tanto das receitas ao ponto de as considerar como suas, da próxima vez faça o seguinte:
  • Analise bem a receita;
  • Adapte-a, modifique-a (acrescentar, em pensamento, 1 ingrediente não basta);
  • Experimente cozinhar;
  • Descreva que ingredientes usou com precisão e relate a forma de execução, escreendo o seu próprio texto;
  • Fotografe o resultado;
  • Depois concorra tranquilamente;
  • Se lhe colocarem duvidas...responda é uma questão de boa educação. Ah! Pois é... a senhora não sabe o que isso é! Não tem, e certamente já será tarde para vir a adquirir! Nem boa educação e, ainda por cima, não tem boa formação, não respeita o trabalho dos outros, nem os direitos de autor!
Depois de denunciar à Chefe  Mafalda o sucedido, ela teve a amabilidade de me telefonar e ainda me contou que a D. Sónia Rosa já a tinha inclusivamente contactado a reclamar a entrega do prémio (uma peça de vestuário)! Alguém comentou "as coisas que se fazem por um trapinho, até se rouba!" 


Parabéns então à Joana Schencker, nova vencedora do passatempo "Vintage Bazar".
Contudo, confesso que me incomoda ver que aquela postagem continua lá, na página da Mafalda, não foi apagada. Quem não abrir os comentários não se apercebe de nada... a tal senhora continua em cabeçalho, como vencedora e quem partilha a receita é o que leva! Também não houve uma explicação publica do sucedido, nem vi nada a anunciar a nova vencedora... acho tudo um pouco estranho!

Há mais...
A página do facebook  1001 Receitas tem vindo a publicar receitas e fotos de outros sem nenhum tipo de crédito... ou seja como se fossem deles! Nesta caso os lesados são muitos, passem por lá pois  quem sabe têm uma surpresa. Se virem algumas que reconheçam avisem os respetivos autores.



Aproveitem e denunciem a página ... é fácil...




Ao lado do botão mensagens abram a seta e selecionem "Denunciar Página", depois escolham a "Spam ou fraude". Se o facebook receber várias destas notificações irá investigar e pode inclusivamente apagar os post fraudulentos.
Deixem o vossa indignação com um comentário (eles apagaram as mensagem  que muitos já haviam colocado e agora eliminaram essa possibilidade, mas pode-se sempre comentar abaixo das fotos).


Está lá o meu "Bolo de Laranja e Mandarina", com 90 partilhas até ao momento, como sendo propriedade deles, bem como o "Pudim de Café", esse sempre tem uma referência ao blogue mas com o link deles imediatamente abaixo!
Revolta-me as páginas que não fazem partilha com o botão que serve para o efeito ou seja "PARTILHAR", fazem o up-load das fotos que ficam com o nome da página como se fossem da sua propriedade!

Já várias pessoas me aconselharam a colocar marca de água nas fotos, confesso que não gosto nada de ver, mas de facto resulta contra estas situações!

E porque neste mundo há um pouco de tudo, decidi partilhar com todos vocês o que me sucedeu! Atrevo-me a pedir que nos unamos na denuncia destas situações, hoje por mim e amanhã por ti!

23/04/13

Ontem foi descoberta mais uma página com imensas receitas plagiadas, chama-se "Ideias e Receitas", está no facebook e também tem blogue!
Receitas e fotos minhas,  tem duas (o Aspic de Primavera e as Mimi Tartes de Morangos e Nata) sem qualquer referencia ao autor, mas há lá material de muita gente!




24/04/2013

Outro... parecem piolhos são parasitas e reproduzem-se a grande velocidade!
Espantem-se porque este intitula-se CHEFE...
Tinha (já retirou) duas receitas e fotos minhas e várias de outros blogues!



Obrigada ao MAP Movimento Antiplágio, uma página no facebook criada com a finalidade de ajudar a identificar e denunciar estas  e outras situações similares. Passem por lá e deixem o vosso "GOSTO", quantos mais olhos vigilantes melhor!

42 comentários:

  1. Mas que falta de consideração!
    Beijos e uma otima semana para si :)

    Ana Mafalda

    ResponderEliminar
  2. Estou estupefacta... há gente com uma lata descomunal! E muita falta de educação!

    ResponderEliminar
  3. Realmente, estou sem palavras...

    o que as pessoas fazem, (como disse) por um trapinho...

    ResponderEliminar
  4. Há pessoas que não respeitam o trabalho dos outros e usurpam aquilo que os outros fizeram! Se gostam de cozinha porque não pegam na receita e fazem elas próprias?? Copiar e utilizar como se fosse sua é uma imoralidade! Tentar ganhar um concurso com fotografias de outra pessoa é um verdadeiro abuso e a página de FB para além de ter fotografias tuas, tem da Patrícia do Côco e Baunilha e da Joana Roque, das que vi assim por alto...
    Já denunciei a página!

    ResponderEliminar
  5. Lenita,
    Pois é há gente assim. De facto uma das maneiras de proteger é colocar uma marca de água. No fundo evitar situações como esta. As tuas receitas e sempre lindas fotos não ficarão em nada prejudicadas com isso.

    Boa semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
  6. Boa, é assim mesmo!
    O que "não se faz" tem mais é que ser denunciado.
    Já retirei o meu like dessa página e denunciei-a.
    Detesto pessoas que recorrem ao trabalho de outros para se vangloriarem!

    ResponderEliminar
  7. Que vergonha, realmente. Já é mau usar material dos outros sem lhes dar o crédito, usar material dos outros para ganhar prémios é retorcido.

    Também não me habituei ainda à marca de água - principalmente porque a minha relação com as fotos é mais tirar, passar para o pc, publicar e já está. Mas é uma boa forma de evitar estas situações.

    Boa semana, Lenita.

    ResponderEliminar
  8. Lenita,
    Dei conta dessa situação e deixei lá um comentário. Confesso que também estranhei o fato de não colocarem uma nova publicação a anunciar a verdadeira vencedora e não eliminarem o post da fraude, mas isso é outra história.
    Estas e outras situações vão continuar a acontecer porque há sempre pessoas com vícios de carácter. Não adianta colocares a marca de água, pois sei que há maneiras de a tirar.
    A única atitude é continuares a fazeres as tuas publicações como sempre fizeste e de uma forma correcta, mas sem nunca deixar de denunciar este tipo de comportamentos.
    Bjns e uma boa semana
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Oi Lenita vim te dar o meu apoio, já denunciei a página e já compartilhei também no facebook espero que eles sejam punidos e sinto pelo stresse que você está passando desnecessariamente, unidos teremos forças contra todos estes fraudadores sem caráter, fica bem, bjs !!!

    ResponderEliminar
  10. Pois é Lenita... é lamentável e, infelizmente, muito frequente. Eu vi a situação da página da Mafalda e, no meu caso, serviu para me recordar esta receita que, entretanto já fiz, ehehehe.
    Há dias deparei-me com uma situação semelhante -http://www.ideiasereceitas.com/bolo-de-chocolate-com-doce-de-leite-e-chocolate-branco/, fiz um comentário e tentei alertar a "dona" da receita, mas não tive qualquer resposta... a solução é fazer como dizes, retirar o like e denunciar, mesmo.
    beijinhos e uma ótima semana para ti!

    ResponderEliminar
  11. Realmente, uma tremenda falta de respeito! Nós, blogueiros, trabalhamos duro para trazermos conteúdo de qualidade para nossos leitores, e ai vem alguém e faz esse tipo de coisa.

    A pessoa quer usar a receita? Tudo bem, até pode usar, mas põe a autoria né.. ainda por cima roubar a foto assim? Gente, que isso.

    Olha, isso é crime digital contra a lei de direitos autorais, tem que ver como isso funciona direitinho no seu país para ver se alguma ação pode ser tomada!

    Estou solidário com sua situação, espero que você consiga fazer algo a respeito, se assim for sua vontade!

    Beijos,
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
  12. Já vi fotos minhas no face doutra pessoa e coma receita como se fosse ela a fazer mas esta é demais é preciso ter muita lata.
    Bj

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Lenita,
    É lamentável mas acontece, quase diariamente temos posts (mesmo nossas fotos tendo marca d'água) copiados, muitas vezes conseguimos reverter legalmente o problema.
    Concordo com tudo que disse, é desmotivador ser-se copiada.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  14. Enfim.... sem comentários. Também já me aconteceu e tenho marca de água na foto, mas o Sr. deu-se ao trabalho de a retirar e tudo. Deixei comentário e nada, nem resposta, nem recado.
    bj

    ResponderEliminar
  15. Lenita,

    Não te preocupes, Portugal é muito pequenino e por isso a verdade sabe-se sempre. De certeza que a Sra. Sónia Rosa não voltará a ter cara para participar noutro desafio e, se o fizer, tem que usar um pseudónimo. Há lá castigo maior do que não poder sair à rua de cabeça levantada?

    Vamos ficando atentas e denunciando sempre estas situações.

    Beijinho,
    Cristiana

    http://macaassada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Sim, Helena...de facto esta página..
    Soube desta situação por ti no facebook, imediatamente deixei comentários em nome pessoal e denunciei a página, embora não tenha lá visto fotos minhas, felizmente.
    É uma vergonha, um roubo descarado de tantas e tantas iguarias de bons bloggers portugueses.
    Além das tuas também lá vimos muitas fotos de outros, não foi? Que tristeza!! E tinha 103 mil gostos à custa das receitas fáceis que encontra na página dos outros.

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  17. É lamentavel, sinceramente não há palavras...
    Em relação ao passatempo, pede para que a foto seja retirada, certamente não haverá problema isto que já foi feita a rectificação e em relação à página que rouba receitas, tuas e de muitos outros como já pude constatar é denunciar a página e pedir para que outros façam o mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa, não deveria ser necessário pedir!
      Acho que era algo evidente e um esclarecimento publico , bem visível também!

      Eliminar
  18. Já fiz a denúncia da página, espero que em breve seja apagada.

    ResponderEliminar
  19. Lenita, estes acontecimentos são lamentáveis! Estamos com você e contra todos os ladrões! Denunciei a página, espero que as devidas providências sejam tomadas.
    Mais uma vez, parabéns ao seu trabalho (que é lindo!). Espero que estes episódios não lhe desencorajem.
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Fiz a denuncia da página ao facebook. Aguardo decisão do mesmo. Espero que seja eliminação.
    É de lamentar a atitude das pessoas. Enfim!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  21. Eu já fiz a denúncia da página Lenita. Já tinha feito também ontem, quando me apercebi da situação, e hoje denunciei novamente. Também deixei lá uma mensagem, mas foi apagada. Realmente, há pessoas que não têm escrúpulos :/

    Beijinhos e espero que tudo se resolva rapidamente :)

    ResponderEliminar
  22. Que triste essas coisas Lenita
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  23. Infelizmente, o mundo é assim, Lenita!
    Pelo menos resta-nos a consolação de não o fazermos a ninguém.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  24. Obrigada pela informação Lenita.
    Eles também "roubaram" algumas das minha receitas na íntegra, com foto, texto e tudo...
    Temos de acabar com a pagina deles no facebook e, se fosse possível, acabar com a página principal...temos é de descobrir como se faz.
    Acabei mesmo agora de os denunciar, espero que resulte.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá Lenita.
    é uma tristeza ver que existem pessoas assim!!!
    Parabéns pela coragem de denuciar e nos avisar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Lenita !
    Eu estou de boca aberta, a sério, nunca pensei que pudesse existir este tipo de coisas, bolas... Estou mesmo sem palavras, como é possivél...
    Estou contigo, fizeste muito bem denunciar tudo isto, a sério, já li várias vezes parece que não estou a acreditar...
    Beijinhos e obrigada por nos avisares a todas.

    ResponderEliminar
  27. É de uma falta de respeito esta gente, não têm respeito pelo trabalho dos outros, já vale tudo.
    Fizeste bem em denunciar as situações.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  28. É assim mesmo Lenita, há que expôr situações de abuso, porque uma pessoa anda pela internet a pensar que toda a gente dá o seu melhor mas mesmo assim ainda aparecem estás pérolas... Ao menos sempre ficamos prevenidos!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  29. Oi Lenita a alguns meses fui convidada por um rapaz aí de Portugal a aceitá-lo no meu face pois ele queria dizer-me algo muito importante.Ele estava participando de um concurso de receitas e descobriu que sua concorrente estava participando com uma receita onde havia imagem e postagem completa feitos por mim.Decidi denunciar, a empresa que estava cordenando o concurso muito friamente disse que desclassificaria a participante porque ela assim o havia decidido depois de eu a ter denunciado publicamente pela internet.Fiquei tranquila por ter desclassificado a farsante, mas horrorizada com a atitude da empresa que desta forma incentiva a quem plagiou de faze-lo novamente.Entendo bem seu sentimento, se a pessoa se utilizar da nossa receita executando ela à sua maneira é motivo de muito orgulho para nós, mas querer premio apenas com um clique é dimais para nós que temos todo esse trabalho em executar e postar nossas receitas com tanto carinho para nossas leitoras.Parabéns por sua atitude e coragem em colocar a boca no trombone.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  30. Olá Lenita,
    Já denunciei a página "1001 Receitas Fáceis" do facebook com spam ou frade e retirei o meu gosto.
    É bom partilharmos estas coisas. Devias colocar uma marca nas tuas fotografias, como por exemplo o nome do blog.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  31. Querida Lenita,
    sabes o que é mais engraçado? É que quando vi a polémica no facebook, sem saber de quem é que as receitas tinham sido roubadas fui ao facebook das 1001 receitas fáceis, e olho e vejo duas fotos e comento para mim "parecem mesmo as fotos da Lenita" (sempre com a natureza atrás)! Passado um pouco a minha mãe liga-me que estava de serviço no hospital e estava a ver o teu blogue e viu este post. Nem queria acreditar. O que custa fazer uma simples referência?
    Eu o bolo de gomas que fiz que foi completamente diferente do teu remeti para aqui, a ideia das gomas foi tirada daqui! E foi com uma enorme alegria que o fiz... Se a ideia foi tua tu é que tens mérito por isso!
    Depois quando li que uma senhora usou a fotografia achei surreal! Em que mundo é que vivemos? É como dizes, que fizesse a receita e usasse as fotografias... Enfim!
    Pessoas sem educação!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  32. Roubo é roubo. Seja de uma carteira, um celular ou uma galinha. Quem não tem competência não se estabelece e ainda merece punição. Que palhaçada!

    ResponderEliminar
  33. Lenita, sinto muito por tudo o que vc passou, imagino como ficou, pois é lamentável que ainda existem pessoas inescrupulosas e tamanha cara de pau, para pegar o que é dos outros, isso é crime e pra mim não tem perdão. Nós, trabalhamos fora, nos dedicamos aos nossos blogs, com gastos de produtos, gás, tempo, foto, texto, para apresentar o melhor para nossos seguidores e leitores e vem uma pessoa e apenas copia como se fosse dela, sem ter trabalho algum e na maior lata. Vergonhoso. Vou la verificar todos esses sites que vc mencionou e certamente serei mais uma a denunciar. Fez muito bem em fazer esse post, deixo meu agradecimento, pois todas nós de uma forma ou outra estamos sendo lesadas e precisamos nos unir. Beijos Lenita deixo aqui a minha solidariedade e respeito.

    ResponderEliminar
  34. Lenita,
    são pessoas sem criatividade que fazem isso. Sei que não
    é fácil passar por isso.
    A gente cria receitas com trabalho, tiramos fotos pra pessoas
    de mau caráter fazer isso, assim não dá!
    Tudo isso que aconteceu é um absurdo, lamentável mesmo, fico até
    sem palavras.

    Beijinhos minha amiga, estamos nessa com vc!

    ResponderEliminar
  35. Isto é completamente revoltante!!!!
    Mas fizeste muito bem em partilhar toda esta situação e avisar todos, tu sim fizeste aquilo que deve ser feito.
    Agora, não percas a vontade, porque tens talento, tens dedicação, tens seguidores, tens gente que gosta de ti... Isto é só um percalço.
    Um beijinho grande Lenita. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Súper interesante y muy bonito todo lo que se ve !!!!
    Un abrazo
    Miguel
    lareposteriademiguel.com

    ResponderEliminar
  37. Lenita,

    Fizeste o que tinhas que fazer, só que este planeta está cheio de parasitas que nunca vão desaparecer da face da terra.

    Não há muito a fazer a não ser o que tu fizeste: denunciar.

    Beijos


    ResponderEliminar
  38. Minha querida Lenita,
    Quanto a este tema, ja falamos!! Já denunciamos....
    Eu sei que estás sem alento e imagino o teu sentimento de tristeza qto a isto!! Sabes que estaremos sempre para denunciar!!
    E lembra-te sempre de nós que gostamos deste teu cantinho, que te queremos com todo a tua alegria que nos habituaste!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
  39. Olá Lenita, sinceramente toda esta sutuação deixa-me desalentada... São tantas mas tantas as denúncias!!! Recebemos imensas mensagens a pedir ajuda não só de food bloggers como de outros lados.
    Infelizmente isto é um mal generalizado e nós ainda só descobrimos a ponta do iceberg... Todos teremos que fazer o que deve ser feito: denunciar sem parar até alguém fazer alguma coisa. Pelo menos a página do MAP já vai expondo essas situações e as águas começaram a movimentar-se!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Porra, sinceramente é preciso ter uma grandessíssima lata... eu não me importo que digam que são senhores e donos das receitas e qua as copiem, mas ao menos as fotos sejam das pessoas e não as roubem...

    A Mafalda é uma querida e gostei muito da atitude dela.

    Beijocas e nada de baixar os braços

    ResponderEliminar