terça-feira, 2 de abril de 2013

Bolo Brigadeiro

São assim os dias, passam levados pelas horas, pelo girar das estações, passam em grande correria, tão depressa que às vezes nem dou por eles passarem, tal é a pressa que levam!
Que dizer dos anos então?
Correm como cavalos bravos, desvairados, loucos, galopam em velocidade furiosa! São cavalos alados porque por vezes acho que voam!


Sonhei com um bolo branco, branco amêndoa!
Estava decorado com amores prefeitos e uma nuvem de borboletas coloridas!
Sonhei-o desse jeito, mas não o fiz!
A Páscoa encostou-se ao abril e como se não chegasse, as aulas recomeçaram  precisamente hoje!
Então tive que deixar o meu bolo sonhado lá quietinho, junto ao arco-íris e fazer algo mais terreno, cor de terra escura e fertil.
Saiu um bolo brigadeiro, bem guloso!
- Ainda agora acabou Páscoa e já fizeste outro bolo?


(Adaptado  de  Leite Condensado)

Ingredientes:

Bolo
6 ovos;
1 + 1/2 chávena de açúcar;
1+ 1/2 chávena de leite;
2 chávenas de farinha;
1 chávena de chocolate em pó;
1 colher de chá de fermento em pó.

Nota: medida da chávena 240 ml

Brigadeiros
2 latas de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga;
6 colheres de sopa de chocolate em pó;

Recheio e Cobertura Lateral

2 latas de doce de leite condensado.

Decoração
fisális;
biscoitos "Fingers da Cadbury" de chocolate;
chocolate granulado;
flores de jasmim.



Execução:

Bolo
Bater as claras em castelo.
Adicionar aos poucos as gemas e o açúcar, sem parar de bater.
Misturar a farinha com o chocolate em pó e o fermento.
Envolver delicadamente a mistura seca com o creme.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 30 minutos, testar com o palito, mas deve ficar ligeiramente húmido.
Deixar arrefecer e desenformar.
Depois de frio cortar em três fatias e rechear com o doce de leite.

Brigadeiros
Levar ao lume o leite condensado com a manteiga e o chocolate.
Mexer continuamente até espessar.
Deixar arrefecer um pouco e cobrir a superfície do bolo.
Levar o restante creme ao frigorífico até esfriar.
Com as mãos ligeiramente engorduradas enrolar os brigadeiros e passar por chocolate granulado.

Montagem
Barrar a lateral do bolo com o  restante doce de leite.
Dispor os biscoitos na lateral do bolo e prender com um fio.
Cobrir com os brigadeiros.
Decorar com os fisális e as flores de jasmim.
Levar algum tempo ao frigorífico.


Este bolo é só para gente muito, muito gulosa!


Sabe tão bem trincar os fisális no meio de tanta doçura!


Então mas porquê um bolo hoje?
Ainda não descobriram?
Porque hoje é do "Dia Internacional do Livro Infantil", data em que nasceu Hans Christian Anderson, autor de histórias como "A Pequena Sereia", "O Soldadinho de Chumbo", "O Patinho Feio", "A Polgarzinha"... e tantas outras que amo, além disso no dia 2 de abril também nasci eu!

44 comentários:

  1. Lenita do Céu!!!!
    Que pecado de bolo é este!!!A gula já veio!!
    Isto é uma loucura de bolo!
    Delicioso, gostoso, fabuloso,lindo. O único defeito é estar tão longe de mim.....
    E ainda tem a physalis que eu adoro.
    Maravilhoso
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Lindo, que aspeto divinal :) sai uma fatia para mim

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Querida Lenita,

    O bolo tem um aspecto divinal, a sua apresentação é fantástica e tudo com ingredientes que todos gostam.

    Mas mais importante que o bolo é o seu dia.
    Muitos Parabéns.

    Beijinhos,

    http://Thatcakesweet.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Realmente uma bomba calórica mas que eu adorava provar :-)

    Bjkas
    Sabores leves

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez Parabéns.
    Que continues a mimar-nos com as tuas delicias por muitos anos.
    ADorei o pormenor das flores de jasmim. Adoro o seu perfume
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Que lindo e florido. Mesmo bom para ver se atrai o sol. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Lenita, este bolo está de cortar a respiração, de tão tentador.

    Que maravilha!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Uau essa fatia está com um aspecto muito tentador!!! Gostei imenso da decoração com brigadeiros, um pecado em cima de outro, soa muito bem ;) Para além disso, adoro physalis, que dará certamente um toque de acidez e frescura para contrabalançar o restante cenário de sabores bem intensos :)
    Ainda estou a olhar para a foto do interior... tão perto da Páscoa... não me posso deixar levar!
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  9. Nossa, muito bonito e original, de muito bom gosto! Você tem realmente talento para confeitaria, eu gostaria de desenvolver essa parte em mim também! Tenho bastante a aprender por aqui :)
    Bjs
    Felipe
    http://mundogastronomic.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Está mesmo uma tentação de tão apetitoso seu bolo! Beijinhos doces...

    ResponderEliminar
  11. Lindo bolinho impossivel não gostar ficou lindissimo, parabens pela decoração!

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Nesse caso, os meus parabéns Lenita :D

    Esse bolo parece uma bela delícia ;) Adoro bolo brigadeiro :D

    Beijinhos e tem um bom dia! :D

    ResponderEliminar
  13. Ai que bolo delicioso!!! Bolo com brigadeiros é uma verdadeira tentação, estou aqui a babar :)


    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Que tarta más bonita y que bien decorada, me encanta, besos
    Sofía

    ResponderEliminar
  15. eu sou louca por bolo brigadeiro! Muitos parabéns Lenita, espero que tenhas tido um dia muito feliz :) um beijinhos grande**

    ResponderEliminar
  16. Lenita, és diabólica! Mesmo depois da Páscoa, trau, fazes o bolo hiper-mega-guloso! Mas tu mereces esse mimo no dia do aniversário, portanto está mais do que justificado! Muitos, muitos parabéns, espero que tenhas tido um dia maravilhoso :)

    ResponderEliminar
  17. isto para mim era o paraiso na terra!! hi..hi... tem tudo o que eu adoro!!!
    ficou lindo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Maravilhoso, lindo, mais que perfeito no aspecto e sabor, tenho a certeza!
    Grande trabalho, muitos muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  19. Lenita querida voce tem o dom de deixar os bolos tradicionais em bolos extremamente maravilhosos, pela delicia que certamente ficam e a linda decoração em tudo o que faz. Ficou magnifico seu bolo. Amei, parabéns. Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Querida Lenita,
    quanto capricho!
    Adoro suas receitas e suas fotos, todas são feitas com
    amor e carinho!
    Esse bolo ficou lindo e tentador!

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Lenita,
    Muitos parabéns pelo aniversário que este e todos os dias sejam repletos de alegria, paz, amor e felicidade.
    Belíssimo bolo adequado para a data, um bolo doce para uma doce pessoa.
    Beijos,
    Vânia

    ResponderEliminar
  22. Ora então muitos parabéns! Uma data cheia de celebrações.
    O bolo ficou espantoso, para quem gosta de chocolate, como eu, é um sonho! Ficou muito bonito.

    ResponderEliminar
  23. Minha querida Lenita os meu parabéns!!! Adorei este teu bolo e sem dúvida que os fisális deram o toque ácido que este bolo bem precisa :) fico a aguardar a concretização do bolo sonhado para breve :)
    e a tua coroa de Páscoa ficou perfeita!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Que lindo seu bolo!! Amei conhecer seu cantinho. Obrigada pela visita. bjs

    ResponderEliminar
  25. os meus parabens e que venhao mtos mais com mta saude Amor e paz que este dia se repita por mtos e mtos anos e teu bolo esta 5* e essa fatia fica para mim ok? bjs felicidades

    ResponderEliminar
  26. Um bolo para ti que tanto mereces!!! :)
    Parabéns minha querida, mereces celebrar com um bolo tão lindo como este.
    Ficou um encanto e eu rendo-me a ele e a este sonho :)
    O tempo passa rápido, mas que seja sempre bem celebrado, bem doce, com tudo a que tens direito querida.
    Espero que o teu dia tenha sido maravilhoso!!
    Um beijinho desta amiga da Figueira (que aguarda a tua visita!).

    ResponderEliminar
  27. Que bolo magnífico ;) Tão guloso e irresistível. E para uma data assim, só podia :) parabéns atrasados e muita muita felicidade, sempre com excelentes sugestões !! beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Lenita querida, quem resiste a esta maravilha dos deuses.Ficou lindo, queria roubar um brigadeiro desses antes de devorar uma bela fatia.Arrasou.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  29. Só porque tu mereces um bolinho assim e mto mais!! Está maravilhoso Lenita!!
    Fiquei sem palavras para poder dizer o que me vai na alma ao ver aquela fatia!!! OMG.... As coisas que saiem dessa cozinha são sempre maravilhosas!!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
  30. Quase babo o teclado...esta divino.
    Pena que já deve ter acabado..
    bj

    ResponderEliminar
  31. Mais uma vez, delicioso e a apresentação soberba, kiss

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html

    ResponderEliminar
  32. Lenita o que é isso?
    NOSSAAAAAAAAAAAAA!
    To aqui babando.
    LINDO demais, percebe-se que foi feito com muito carinho.
    E imagina com brigadeiro...aiii que delíciaaaaaaa
    Parabéns :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Uma sobremesa fantástica. O aspecto é fabuloso e com certeza deve fazer um sucesso.
    beijinhos e parabéns por este blogue que adorei conhecer.

    ResponderEliminar
  34. Lenita querida,
    o bolo ficou perfeito! Muito bem escolhido para celebrar uma data especial!
    Bolo brigadeiro é de facto uma tentação e as fisális aí no meio ficaram óptimas!
    Um grande beijinho de parabéns atrasados!

    ResponderEliminar
  35. Lenita querida, teu bolo ficou simplesmente maravilhoso...
    As fotos ficaram perfeitas, dignas de revistas e livros de culinária.

    Obrigada pelo carinho viu?

    Bjssssssssssssss amiga

    ResponderEliminar
  36. Lenita este bolo ficou DIVINAL, adoro bolo brigadeiro, mas este teu, superou todos os que tenho visto e comido, não o provei, mas pelo o aspecto e ingredientes deve ser tudo de bom, adorei a decoração ficou fantástica :) Deixaste-me com desejos eheheheh

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  37. Ai que tentação a umas horas destas... adorei! beijos e desculpa o atraso esta semana foi uma desgraça! beijos

    ResponderEliminar
  38. Lenita, carne seca é realmente uma delícia, vou me esforçar p/ encontrar uma receita pelo menos parecida com carne seca p/ matar a curiosidade das amigas queridas como você.

    Bjssssssssss amiga e um lindo FDS.

    ResponderEliminar
  39. Mas que tentação!!!
    Se é um bolo para gulosos, é um bolo feito a pensar em mim. :D
    Adorei!!

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  40. Minha querida Lenita,
    Mil parabéns atrasados e votos de que sejas sempre muito feliz minha querida. Dois dias depois de mim, hein?? Mais uma carneirinha teimosa, mas leal e amiga.???
    O bolo é lindo querida e que tentação amiga. Até estou a babar com tamanha iguaria. O meu foi de frutos silvestres, eheheh....
    Beijinhos querida,
    Lia.

    ResponderEliminar