quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pão de Mistura com Azeitonas e Bacon

Deixo a porta aberta para que possas entrar.
Entras pelo olhos, pela boca, pelo nariz,
Entras pelas orelhas, entras-me na pele.
Quando não estás, entras na memoria e de lá não sais.
Entraste no meu coração e na minha vida.
Entra em mim e deixa-te ficar.


Já há algum tempo que não entrava aqui um pãozinho!
Continuo a fazer pão em casa mas tenho repetido receitas, outras vezes a ânsia de o comer supera a vontade de o fotografar! 
O seu aroma entra com sofreguidão pelas narinas e ai permanece espicaçando o desejo... a sua visão atiça a vontade, o som do roçar da faca que o transforma em fatias gera a ânsia, então desejamos ardentemente que ele entre na boca!


Pão de Mistura com  Azeitonas e Bacon


Ingredientes:

200 g de farinha de trigo T 65;
100 g de farinha de trigo integral:
140 g de farinha de espelta;
100 g de farinha de centeio;
300 ml de água morna;
4 g de fermento de padeiro seco;
100 g  azeitonas pretas em rodelas;
azeitonas descaroçadas para decorar q.b.
100 g de tiras bacon.


 Execução:

Na cuba da MDF colocar a água tépida e o sal.
Peneirar a farinha de trigo, de centeio e de espelta, misturar com a farinha de trigo integral, inserir na cuba e por cima deitar o fermento.
Selecionar o programa "MASSA".
Ao sinal sonoro introduzir as azeitonas em rodelas e metade do bacon.
Findo o programa retirar a massa da cuba da máquina e dobrar algumas vezes dando-lhe a forma pretendida.
Decorar com as azeitonas descaroçadas  e o restante bacon.
Deixar levedar durante cerca de 30 minutos. Pode precisar de um pouco mais de tempo, dependendo da temperatura ambiente. Colocar dentro do forno tépido(40º) ajuda a levedar mais depressa.
Dar uns corte à superfície e levar ao forno, pré-aquecido a 200º.
Deitar um pouco de água no fundo do forno e cozer durante cerca de 35 a 40 minutos.
Deixar arrefecer sobre uma grade.


A farinha de centeio  e a espelta encontram-se à venda em lojas de produtos dietéticos ou biológicos. O centeio também se consegue arranjar em algumas padarias.
Este pãozinho saiu mesmo bom!
Soube tão bem acompanhado de um queijo regional e um vinho tinto maduro.

15 comentários:

  1. Os teus pães são sempre tão apetitosos!
    Parabéns, está lindo!

    ResponderEliminar
  2. Espectacular¡¡¡¡ esta perfecto Lenita, que bueno¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Gosto muito do teu blogue!
    Esta receita faz-me lembrar a minha infância. A minha avó fazia um excelente pão, em forno de lenha, que eu comia ainda morno. Nunca esquecerei nem o aroma nem o paladar. Este pão tem mesmo bom aspecto!
    Um beijinho.
    Vanda

    ResponderEliminar
  4. Belo pãozinho!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. amiga mas que pão divino ameiii parabens eu adoro esta combinação parabens perfeita bjus

    ResponderEliminar
  6. adoro pao e o teu ele da fome pois esta mt fofinho adorei o miolo que esta uma maravilha humm bjs bfs

    ResponderEliminar
  7. Hummmm...que rico pão amiga ficou excelente!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Helena!
    Que pãozinho maravilhoso...ficou com uma textura perfeita!!
    Servia-me já de uma fatia...ou duas, eheh!!
    Beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  9. Eu quer adoro pão e tu bem o sabes, fiquei encantada com mais este pão maravilhoso que saiu da tua cozinha!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Que delicia de pão como pão simples com azeitonas e sou uma mulher feliz:)

    Teu pão ficou fantástico parabéns.

    Aproveito para te convidar no meu passatempo que está a decorrer aqui gostava muito que participasses:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html

    ResponderEliminar
  11. Com o tempo como está lá fora, apetece mesmo um paozinho (e este deita cá um cheirinho)

    ResponderEliminar