sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cogumelos Recheados com Barriga Fumada e Legumes Grelhados

Não posso passar sem ela!
Ela é tão especial, compreende-me tão bem, sabe ler os meus desejos.
Onde eu vou ela vai comigo, somos insepaváveis!
Por isso separar-me dela é um tormento.
Não me abandones, por favor, volta depressa para mim!!



A minha máquina fotografica avariou! Estas foram as últimas fotos que tirei antes dela "pifar". Ainda bem que não avariou na minha mão...
Que grande chatice! 
Agora sei lá quanto tempo irei estar sem ela, vai para o Porto, depois vão dar o orçamento e só então fazem a reparação. Oxalá tenha reparação e que o problema não seja da objetiva... até tremo só de pensar quanto ela custou!


Recebi da Quinta dos Fumeiros uma maravilhosa barriga fumada, a que habitualmente chamamos de bacon. É um produto de qualidade superior, artesanal, feito sem pressas e seguindo os passos de outros tempos, curado no sal e no fumeiro, por isso é delicioso. 
Decidi usa-la para rechear uns cogumelos Portobelo bem grandes. Juntei-lhe uns graciosos e coloridos mini pimentos e mais umas coisinhas... vamos lá à receita:


Cogumelos Recheados com Barriga Fumada e Legumes Grelhados

Ingredientes:

4 cogumelos Portubelo grandes;
barriga fumada "Quinta dos Fumeiros";
6 pimetinhos tricolores;
4 pontas de espargos;
queijo parmesão;
mostarda dijon;
azeite;
folhinhas de tomilho;
flores de hortelã (opcional).



Execução:

Cortar os pés dos cogumelos e grelhalos de ambos os lados.
Saltear com um pouco de azeite pedacinhos de barriga fumada.
Grelhar os pimentos e as pontinhas de espargo.
Com um descascador  cortar algumas lascas de queijo parmesão.
Misturar em partes iguias mostarda e azeite. juntar folhas de tomilho.
Dispor sobre os cogumelos todos os ingredeintes como se vê na foto.
Terminar com um pouco do molho de mostarda.




Uma entrada colorida, saborosa, muito facil de preparar e que vai brilhar na vossa mesa.

Mesmo sem máquina fotográfica vou continuar por cá, tenho várias receitas fotografadas ainda sem editar, vou mexer no fundo do baú e ver o que há por lá.

11 comentários:

  1. Aperitivos ideais e com cores de outono muito bem combinadas ;) gostei muito!
    Que a máquina volte rápido à vida!
    Beijinhos e um bom fim de semana,
    Inês

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto! Adoro, adoro cogumelos. Desde pequenina. Pela sua textura, pelo sabor completamente diferente e do aroma a cozinhar. Sim, ainda me recordo de um cheiro que tinha que ver com a minha infância. Cogumelos fritos em azeite e alho. Regados mesmo antes de sair com dois pinguinhas de vinagre. Que delícia.

    Já estou ansiosa que comecem os primeiros a rebentar. Como tem chovido muito, não tardaram até Novembro, penso eu. E cá estarei pronta para os ir colher! :)

    Quanto à sua companheira, bem, espero sinceramente que tenha recuperação possível e acessível (€), porque a qualidade das fotografias também se deve com toda a certeza a ela.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só conheço bem 1 espécie de cogumelos selvagens, são bem grandes e têm um "anel" à volta do pé. Não me atrevo a apanhar mais nenhuns, mas bem que gostaria.

      Eliminar
    2. Eu também só conheço uma espécie. No meu curso, infelizmente, não focámos muito os fungos do ponto de vista culinário, abordamos mais no sentido microbiológico.

      No entanto, já há dois anos que tento participar naquela sessão de esclarecimento e consequente apanha providenciada pelo CISA, e estranhamente tem coincidido sempre com fins de semana em que não posso.
      Estarei mais atenta este ano!

      Beijinho.

      Eliminar
    3. Curiosamente acabei de ver que a "Oficina dos Cogumelos" desde ano é dia 25 de outubro. Mais uma vez não vou poder estar presente, porque tenho um batizado!

      Eliminar
  3. Olá Lenita: que delícia de receita, tão fácil ,mas cheia de sabor. Gosto muito de bacon e este de que falas, à moda antiga, só pode ser uma delícia. O visual também ficou muito bonito.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Oh minha querida Lenita, vais ver que tem solução e que não é da objectiva! Pensamento positivo! Ela tira fotografias tão bonitas que tem solução certamente!
    Ficaram lindos estes cogumelos! Estão com um aspecto delicioso e com uma junção de legumes perfeita!
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Lenita,
    Linda, apetitosa apresentação, simples, requintada e repleta de deliciosos sabores.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Lenita querida, eu que estou em falta com minhas visitas ao seu blog e de tantas amigas, a vida está uma verdadeira correria, mas sempre estou vendo as novidades e delicias que saem daqui lá no Face. Esses cogumelos estão lindos e deliciosamente recheados. Uma refeição muito saborosa. Boa sorte com sua máquina. Beijinhos, obrigada por sua visita sempre tão carinhosa

    ResponderEliminar
  7. Querida Lenita!
    Obrigada pela visita, e as palavras de carinho são sempre um conforto. Está realmente a ser muito difícil
    controlar emoções. É uma doença degradante e que exige muito de quem vigia e trata, mas não podemos escolher os caminhos da nossa vida, o meu é este e tenho de o encarar com serenidade e paz. Com tudo isto, o meu tenpo fica muito reduzido e limitado.

    Como sempre uma bela apresentação de um Portobelo, rico de ingredientes e sabores e tem tudo o que eu gosto. Ficaram lindas as fotos.
    Um beijinho amiga

    ResponderEliminar
  8. Olá Helena,

    Que grande chatice isso da máquina fotográfica, também a minha avariou uma vez (a focagem) e o arranjo foi caríssimo. É o problema das boas máquinas, quando avariam é que são elas, habituamo-nos e já não conseguimos passar sem elas ! :)

    Os teus cogumelos estão lindos e cheios de bons sabores, é de facto uma refeição perfeita para qualquer altura ! :)

    Beijnhos

    ResponderEliminar