domingo, 20 de janeiro de 2013

Biscuits ou Scones em 2 Versões

Amor à 1.ª dentada!




Há receitas que me entusiasmam e me dão uma enorme vontade de as experimentar, com esta não foi assim. Na verdade quando a li torci o nariz e pensei. "não vou fazer isto"! Farinha, natas e pouco mais.!
Contudo fui espreitando o grupo Dorei às Sextas e começaram a aparecer participações e comentários muito favoráveis! Fiquei curiosa, resolvi testar... ainda bem!



A verdade é que quando se começam a comer não apetece parar!



(Adaptado do livro "Baking, from my home to yours", Dorie Greenspan,)

Sweet Cream Biscuits

Ingredientes (rende de 12 unidades):

2 chávenas de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento em pó;
2 colheres de chá de açúcar (sim isso mesmo, também me surpreendeu);
1/2 colher de chá de sal;
1  chávena de natas (pode ser necessário até mais 1/4 de chávena).



Execução:
Pré-aquecer o forno a 200º.
Untar ligeiramente um tabuleiro ou forrar com papel vegetal.
Misturar todos os ingredientes secos.
Juntar as natas em fio, mexendo com um garfo apenas o suficiente para que os ingredientes se agregarem. Não amassar, nem bater a massa, apenas misturar.
Polvilhar a bancada com farinha, despejando a massa sobre ela. Polvilhar a superfície da massa e abrir um pouco com o rolo (também ele enfarinhado), não pressionar muito, apenas o suficiente para a alisar.
Junte as sobras de massa, una-as (não as amasse) de forma a conseguir cortar  novamente.
Deixe-a altinha, não vai crescer muito no forno.
Cortar pequenos círculos e colocar no tabuleiro.
Pincelar gentilmente com natas.
Cozer durante 14 a 18 minutos.




São imbatíveis na facilidade e rapidez de execução. 
Excelentes para o pequeno almoço ou lanche, acompanhados com doces, mel, compotas, marmelada, queijo fiambre, presunto... 



O problema de se gostar destes "biscuits/scones" é que não apetece parar de os comer! 
Ora, mas eles têm muito nata! Foi então que pensei em experimentar fazê-los com kefir. Tinha guardado no  algum com 72 horas de fermentação, o que o deixa espesso e deitei mão à obra. Juntei á  meia colher de chá de alcaravia, uma especiaria que a querida  Ginja me ofereceu e que estava à espera de ser usada.



Desta vez dei-lhes forma de scones "triangulares" o que evita estar a reunir sobras e manipular mais a massa.
Pincelei com o kefir ante de levar ao forno.



Não vos vou dizer que ficam iguais, mas ficam igualmente bons e gostei muito do sabor da alcaravia.
Tenho a certeza que com um bom iogurte natural (grego) também resultará.



Acompanhei com compotas, esta é de cereja, guardo sempre pedacinhos de primavera dentro de frascos.



Preciso de sol!

A chuva continua a não dar tréguas! A vista do alpendre cá de casa ontem (19/01/13), o pequeno rio Coura galgou as margens e inundou uma grande área.







36 comentários:

  1. Que tentações... iam saber-me bem agora mesmo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficaram perfeitos. ADoro scones, com manteiga ou doce são uma tentação.
    Gostei muito desta versão e vou levar comigo.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adoro scones e os teus ficaram lindos, com doce é como mais gosto de os comer.
    Eu também quero sol estou fartinha deste tempo, parece que amanha ele vai aparecer.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. E na falta de Sol, estes Biscuits, Scones, como lhe queiras chamar! Ficaram maravilhosos nas duas versões!! E esse apontamente no doce de cereja achei sublime!
    Venha a vitamina D.
    Uma boa semana e beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Lenita,

    Ficaram lindos e muito apetecíveis esses scones, primam de facto pela rapidez, em pouco tempo temos um lanchinho ou pequeno almoço delicioso para degustar !

    Perfeitos !

    Não fales de chuva, estou farta ! :) Tal como tu anseio o bom tempo e o Verão ! :)

    Quanto à MFP, penso que se a adquirires não te vais arrepender, nem sempre uso a minha mas quando me apetece tenho-a e, tal como tu, por vezes os braços não respondem ao desejo de amassar... aí recorro às ajudantes. :)
    Não é um investimento muito elevado e vale o dinheiro (em minha opinião).

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Lenita, adorei o teu serviço de chá, tem assim uma ar de anos 60. Lindo. Quanto aos scones, sinto-me tentada a testar a versão do kefir e a do iogurte grego. Mas aposto que se usares natas de soja também ficam bons! Oh, tantas possibilidades, vou já anotar esta receita...

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ambas as versões, acho que provo um de cada :)

    ResponderEliminar
  8. Realmente têm muito bom aspecto. Isto dos grupos tem destas coisas: às vezes à primeira vista não gostamos de alguma coisa, e são precisos uns quantos para nos convencer do contrário. ;) Boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Realmente exquisito me encantan,yo te mando sol aquí tengo 36 grados de calorabrazos y abrazos.

    ResponderEliminar
  10. Que belos scones!! Apetece comer logo uns quantos!
    Eu vi nas noticias, uma verdadeira catástrofe! A Mãe Natureza é que manda...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Hummm!!! Eu QUERO!!!! Sobrou um desses para mim... Ai que vontade que deu!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  12. Que giro este fim de semana também fiz Scones! :)
    Os seus são diferentes dos meus, mas ficaram lindos e deliciosos de certeza.
    Comia agora dois. :)

    Aqui também choveu muito, foi o fim de semana todo sem net,Tv e água hoje.
    Uma chatice!

    Beijinhos e boa semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  13. Lenita,
    Já é o 2º blog que vejo com esta receita. Agora é que fiquei com certeza que vou fazer , pelo aspecto e pela facilidade. Já estou a imaginar ...hummmmm
    Boa semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
  14. Olá
    Que lindos ficaram! Olha, se nao for indiscrição, onde arranjaste os cortadores dos scones?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá Marisa,
      os cortadores de biscoitos da foto comprei no comercio tradicional, foi em Caminha (Distrito de Viana do Castelo), na "Casa Barreiros 2", mas já vi semelhantes na loja"CASA" que existe em alguns shoppings.
      Bjs

      Eliminar
  15. Que delicia!
    sabem mesmo bem nestes dias cinzentos de chuva ;)

    ResponderEliminar
  16. o que eu gosto de scones hehe gostei do uso de kefir, super original e deve ter ficado maravilhoso. com um chá fumegante hmmm beijinhos

    ResponderEliminar
  17. lindos, deliciosos e apetitosos.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  18. Lenita, amei o seu jogo de chá, tão colorido, tão alegre, combina bem com os scones... beijosss, boa semana

    ResponderEliminar
  19. Que delícia adorei
    Boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  20. bem para mim pode ser os dois pois adoro scones mas com natas ainda nao fiz obrigada pela tua dica bjs

    ResponderEliminar
  21. Que lindos ficaram seus scones Lenita querida, adorei a massa, a substituição que fizestes, e como ficaram apetitosos! Fiquei muito curiosa, vou levar a receita
    Lenita se em dias nublados como esse, vc tem essa lindissima vista, imagino em dias de sol. O lugar que vc mora deve ser encantador. Amei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Lenita,
    Que scones com um aspeto tão apetecível e tão práticos de fazer.
    Quando li a receita pensei será que quando os fizer não os amasso demais?
    É que tenho uma tendência para amassar, bater e sovar os bolos e massas... :D
    Lol
    Boa semana e beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Estão tão lindos e apetitosos :) São mesmo o ideal para combater esta invernia. Adoro o teu cake stand.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Lenita.
    Ficaram muito bonitos os scones, a sua aparencia realmente leva-nos á vontade de ficar comendo e conversando e comendo mais!!!!só mudando o recheio rsrs.
    Desta vez não consegui participar, mas estou me deliciando com os teus.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Oi Lenita,
    Os scones estão com uma aparência irresistível, tendo a vantagem de ser práticos e simples de preparar, adorei.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  26. Olá queira Lenita,
    Também li sobre estes scones noutros blogues e fiquei super curiosa com a receia que hei-de experimentar.
    Gostei da tua versão triangular e dos sabores que lhes incorporaste.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  27. Lenita,
    belos scones. Nunca provei, mas qualquer dia desses eu faço. Estou começando a me acostumar com pães, o próximo passo vai ser tentar scones.
    Acabei de ver teu blog Sementes Mágicas e fiquei encantada! Que trabalho lindo que você faz com as crianças. Parabéns!
    Temos gostos parecidos, também gosto muito de carne de cordeiro e de pato! Que bom que gostou da receita com vinho. Para dizer a verdade, não foi nenhum desafio, adoro usar vinho na comida, e tomar umas tacinhas também.
    Beijos

    ResponderEliminar
  28. Que apetitosos ficaram!
    Que maravilha :)
    Beijinho doce e boa semana !

    PS.: continuo sem conseguir ver as tuas actualizações... sou só eu ? :(

    ResponderEliminar
  29. Lenita,
    Fico muito contente por teres gostado da minha participação, pois foi tudinho a pensar em ti :D
    O teu abraço chegou cá e envolveu-me de afecto. Veio envolto nas ondas salgadas do mar do norte, que banha a tua linda cidade e mais a centro passa num rodopio pela minha Fig. Foz.
    Fico muito grata pelas tuas palavras e na verdade a empática é mutua.
    Penso que de amigas virtuais é só um passinho para nos conhecermos e passarmos a ser amigas reais! :))
    Teria muito gosto!!! Caso passes por esta zona avisa. :))
    Desejo-te uma boa semana e beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. Lenita querida,
    aos poucos as coisas por cá recompõem-se, mas os dias de tempestade, sem luz e água e comunicações deixaram estragos. Na clínica ainda não temos luz... tem sido terrível com o frio.
    Só desejava ter ao pé de mim estes teus belos scones e um chá bem quente (daquele de natal!). Ficaram lindos e adorei a versão com o kefir e a alcaravia. Fico muito contente por teres apreciado o sabor.
    (não sei mesmo se conseguirei participar no teu anivesário querida, tenho a cozinha ainda toda parada e tudo de pernas para o ar! está complicado e ainda por cima avaria no carro...que dias)
    Um beijinho grande.
    (ah, e adorei a tarte com os cogumelos em cima, maravilhosa!)

    ResponderEliminar
  31. Tão bons, para o lanche, pequeno -almoço, meio da tarde, meio da manhã, meio da noite... Basicamente, em qualquer altura. ;)
    Ficaram perfeitos com a compota.
    Beijinhos

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Lenita,
    Fui fisgada pela aparência desses scones e fiquei tentada a fazê-los.
    O sol, quando se demora, também me faz falta e muito!!
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderEliminar