segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Doce de Chuchu com Açafrão e Limão

O seu aspeto era pálido, como se estivesse há muito privado da companhia do sol! Tinha um semblante tristonho e mesmo sendo jovem parecia envelhecido, perdera o encanto! Na verdade o seu ar era pouco amistoso!
Então decidi que precisava de lhe mudar aquela cor,  como o faria?
Talvez o que precisasse  apenas de calor, uma pitada de alegria, um golinho de amor. 
Voltaria então a brilhar como um lindo raio de luz! Ficaria bem diferente, muito mais atraente, um verdadeiro chuchu!



A minha amiga Gina deu-me um cesto cheio de chuchus e pensei logo experimentar fazer doce, nunca tinha feito e nem sequer comido, estava curiosa!  Fui pensando no assunto, conversando com colegas e amigas sobre a forma de o fazer. Espreitei diveros blogues  e confesso que o aspeto do doce não me atraia, uma cor pálida, desmaiada, sem grande piada. Então ocorreu-me dar-lhe uma volta, porque não?
Juntar-lhe o sabor e a cor do limão! Lembrei-me então do açafrão, lindo na sua cor viva, que não altera o paladar e o enche de excelentes propriedades (sim a açafrão faz muito bem à saúde).
Adorei o resultado, parece um frasco cheio de fios de ovos!
Tem um sabor citrico e um belo perfume de canela.


Doce de Chuchu com Limão e Açafrão

Ingredientes:


1 kg de chuchus descascados;
750 g de açúcar*;
2 paus de canela (Suldouro);
sumo e raspa de 1 limão grande;
1 colher de chá de açafrão em pó (Suldouro).


*A quantidade de acuçar da receita destina-se a um doce que vai ser preservado à temperatura ambiente. Porém este doce pode ser realizado com menos açucar (450g), necessitando ser guardado no frigorifico ou, para uma conservação mais prolongada no tempo, deve ser congelado.


Execução:

Ralar o chuchu de forma a obter fios finos (como se fosse para salada).
Levar ao lume com o açucar, o sumo e raspa de limão e os paus de canela.
Juntar o açafrão.
Deixar o doce ferver lentamente, mexendo ocasionalmente, até atinguir o ponto.
Conservar em frascos herméticos.


Esta experiência deixou-me entusiasmada e com vontade de fazer novas variantes.... imagino tantas possibilidades!



Presta-se a fazer belas decorações, pode até ser usado no bolo rei em substituição dos ovos moles.


Gosto deste menino chuchu, gosto sim senhor!

20 comentários:

  1. Nunca lo he probado pero ese dulce tiene muy buena pinta, seguro esta muy rico, besos

    ResponderEliminar
  2. Que combinação maravilhosa de sabores :) Deve ser uma delicia esse doce!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Compota de Chuchu e aprendi a fazê-la há muitos anos, com o Chefe Silva da Teleculinária. É um doce muito agradável, que só depois de provar é que se acredita. A tua criatividade encanta-me, porque na verdade, o toque do açafrão, dá-lhe uma outra vida e os olhos também comem. Fiquei entusiasmada com a tua dica de trocar os ovos moles por um pouco do "teu" doce de chuchu! É uma boa ideia para quem tem problemas de visícula e não pode comer ovos. Mais uma Tentação para a minha Mesa! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  4. Parece-me uma maravilha!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que cor e que aspecto fantásticos, uma tentação!

    ResponderEliminar
  6. Adoro chuchu mas esse doce ficou com uma cor e um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/dia-um-na-cozinha-e-umas-bolachas.html

    ResponderEliminar
  7. Nunca utilizei chuchu, não gosto do aspecto dele :)

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro chuchu em sopas e em compota, e tb já o usei numas panquecas e que bom que é!
    É versátil e saudável. E em compota fica delicioso, adorei com o açafrão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Ficou com uma cor linda.

    P.S.: Tenho passatempos no blog. ;)



    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  10. Sempre fiz doce de chuchu da mesma forma. Chuchu ralado, metade do seu peso em açúcar amarelo, pau de canela e raspa de laranja. Fica maravilhoso.
    Logicamente tive de experimentar este! A cor é linda! Mas o açafrão... :/ ao contrário do que a Helena aqui diz, modificou completamente o sabor. Foi pena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,
      Esta foi a minha 1.ª experiencia com doce de chuchu, quis que ficasse com sabor bem citrico e a cor pareceu-me combinar bem com sabor que lhe imprimi. Eu gostei imenso do resultado, mas como digo no post, nunca tinha feito, nem sequer comido doce do chuchu, de forma que não tenho ponto de comparação.
      Quanto ao açafrão uso-o em muitos pratos doces e salgados e normalmente não noto que altere significativamente o sabor, trata-se de uma especiaria que é um corante natural.
      Acredito que o seu doce deve ser fantástico, tal como o descreve com a açucar amarelo e a raspa de laranja... um dia ainda o vou experimentar.
      O chuchu não tem um sabor marcante, é até bastante insipido, o doce acaba por ficar com o aroma dos restantes ingredientes, no seu caso laranja, canela e o prórpio açucar amarelo que tem um toque de caramelo.
      As versões são bem diferentes, as preferencias são uma questão de gosto pessoal.
      Obrigada por deixar a sua opinião e partilhar a sua versão.
      Bjs

      Eliminar
    2. Que tal um toque de gengibre ralado.

      Eliminar
  11. Lenita querida, ja estava com saudades de passar aqui no seu cantinho, porém, não poderia deixar de passar aqui e deixar meus votos de um Feliz Natal e um Ano Novo Maravilhoso com muita luz, paz, saúde e grandes realizações a você e toda sua família. Beijinhos. Até a volta.
    PS: Seu doce de xuxu ficou com uma cor linda, vovó fazia muito esse doce. Lindo

    ResponderEliminar
  12. Não entendo a ideia de publicar uma receita na net, mas depois não permitir seleccionar texto para imprimir! Tem medo que roubem a receita ... que deu de borla?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniel!
      Parece de facto um contrasenso! Compreendo perfeitamente o que sente, mas a verdade é que "roubam" receitas e fotos e publicam em nome prórpio sem qualquer respeito pelo trabalho dos outros. Tempos atrás este blogue foi alvo de um "ataque cerrado" e tomei esta medida, desde então os problemas reduziram-se imenso! Esta é uma situação que também me desagrada profundamente acredite!

      Eliminar
  13. Adoro a cor deste doce, tenho de experimentar

    ResponderEliminar
  14. Deixou-me tentada a experimentar pois também me deram chuchus... e são demasiado para sopa

    ResponderEliminar