segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pão à Serra D'Árga

Subir a Serra D'Arga com o sol radiante da manhã, respirar o ar fresco e perfumado pelas inúmeras flores silvestres que a pintam na primavera, escutar a festa dos pássaros pelo ar, o concerto dos grilos, percorrer um trilho junto ao ribeiro de Pombas e ao Rego de S. João, sentir a frescura das suas águas, aqui sente-se o pulsar do coração da natureza, estar entre com tanta beleza natural é uma experiência inesquecível!


O Minho é uma região de muita montanha, belos rios e ribeiros, vales encantados e praias a perder de vista. Hoje trago-vos mais que uma receita, trago um pedacinho da formosa Serra d'Arga, mais concretamente um pouco do trilho "Moinhos da Gândara".


Imaginem a farinha que aqui se moeu, o sabor que teria o pão feito com ela... Agora imaginem que juntamos a esse pão uns belos enchidos da região?


A Quinta dos Fumeiros presenteou-me com uma magnifica coleção do seu fumeiro. Entre eles o chouriço e salpição Serra d'Arga. Não consegui imaginar melhor cenário que o própria serra para vos apresentar esta parceria e comer, ainda morno, um pão que faz sonhar com tempos que já lá vão!


Aqui a água é abundante, límpida e muito fresca, ela foi o motor que outrora fez girar a mó dos moinhos que encontramos pelo caminho.



Fecho os olhos e escuto o ruído rouco do girar da mó.


O Pontão do Lobo desafia a gravidade!


As giestas cobrem-se de amarelo garrido e parecem reter nelas os raios do sol!


As águas rumorejantes e tão cristalinas convidam a uma paragem, um banho talvez? Deixei o banho para o verão!


Na lancheira o pão enchia o ar com o seu perfume, aguçava o apetite!



Estende a toalha à sombra fresca de um carvalho... fecha os olhos e sonha, deixa-te invadir pelos sabores da terra, desta terra tão linda, tão linda esta serra.


Sempre que a primavera se fizer notar eu quero aqui voltar, voltar a subir a Serra D'Arga, passar pelo mosteiro, onde conta a lenda se refugiou uma princesa e seu enamorado, tendo ai casado no segredo de um altar florido. 
Quero voltar sabendo que o amor, quando é verdadeiro, vence todas as barreiras, que o amor verdadeiro é atento e cuidado e não se distrai nem mesmo com a paisagem deslumbrante!

23 comentários:

  1. humm um pao mt bonito mas as fotos elas estao 5* no conheço mas adorei assim conheci um pouco obrigada por partilhares bjs

    ResponderEliminar
  2. Sabes Lenita, nao sei muito bem onde está a Serra de Arga, mas por aquilo que disseste nao deve andar muito longe da terra da minha Avó. Mas com este post tao lindo, repleto de fotografias, acho que dei uma voltinha por lá contigo!!
    Adorei o pormenor do moinho... E de facto nesse então o paozinho tinha que ser delicioso! Assim como o teu né?? Onde ponhas as mãos saiem sempre estas maravilhas!!
    Da proxima vou ctg so para poder levar na lancheira esse pao!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Lenita, que pão maravilhoso! E a serra d'arga é de facto deslumbrante. Um belo cenário para esta parceria, não hajam dúvidas :)

    ResponderEliminar
  4. UAU este pão está um autêntica tentação sobre a mesa!! Só é pena que não seja sobre a minha :( Ficou muito, muito apetitoso!
    Parabéns pela parceria!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  5. Um pão maravilhoso, com sabores a vida!

    ResponderEliminar
  6. Madre mía Lenita, que maravilla de pan relleno que nos da lo mejor de lo mejor, llevamos la comida completa en un rulo de pan, con eso y algo de beber para hacer la mejor de las excursiones.
    Besicos

    ResponderEliminar
  7. Olá Lenita,
    o Minho é mesmo assim cheio de locais intemporais, locais cheios de história e e pura natureza.
    Como eu gosto da Serra Arga, das suas paisagens, de subir até ao seu cimo e como eu gosto da sua festa que tanto diverte a gente que lá vai, espero este ano conseguir ir.
    Este pão está perfeito, ficou com uma cor fantástica e bem fofo, o seu interior recheado é uma verdadeira perdição, ficou fantástico Lenita, parabéns.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Lindo sitio .para se caminhar.
    Esses produtos são realmente uma delicia,.
    O teu pão esta maravilhoso.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Que lugar lindo... fiquei cheia de vontade de conhecer, de preferência, com esse pão delicioso na marmita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Estas fotos aumentaram as saudades que tenho do meu adorado norte! Não vejo a hora de voltar!

    Belo pãozinho!

    ResponderEliminar
  11. Um pão maravilhoso e parabéns pela parceria

    ResponderEliminar
  12. minha amiga este seu pãozinho esta dilicia ..amei sabe e as imagens perfeitas como sempre adoro tudo por aqui ..este pão esta maravilhoso ganhou meu dia esta receita amei bjokinhas doces e parabens

    ResponderEliminar
  13. Que lindo pão Lenita querida, adorei as fotos, e adoraria conhecer esse lugar repleto de história. O pão ficou fantástico e de certeza muito saboroso. Adorei. Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Que imagens bonitas da serra querida Lenita :) Paisagens deslumbrantes que nos fazem sonhar e ouvir os barulhos da água e dos animais!
    Quanto ao pão, está perfeito! Adorei!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  15. Que lugar lindo, Lenita! Essas fotos estão maravilhosas e fazem-nos viajar sem sair do sofá:) E esse pão... está um apetite!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Amiga Lenita.
    Amei este pão, que vontade me deu de o comer.
    Lindas fotos cheias de história e vida. Consegui me transportar para essa beleza de Serra levada pela sua descrição poética.Tenho certeza que os produtos são excepcionais.Belo post, amiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que pão tão rústico (mesmo com eu gosto)! Deve ter ficado bem estaladiço e esse recheio é ouro sobre azul.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  18. Lindas as fotografias Lenita!
    Portugal está cheio de cantinhos lindos e deliciosos, que nos enchem os olhos de natureza e perfeição.
    Imagino a calma e os barulhinhos da natureza que se fazem por aí.
    E o teu pão, sim, está perfeito como de costume!! Com esses fumeiros super tentador. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Que delicia de imagens. estou cá com uma fome, deve ser um pão fantástico adoro tudo o que é rustico por isso este é dos meus :)

    ResponderEliminar
  20. Este pão deve ser tão bom!!
    Fiquei a babar ao ver o seu interior. :)
    Beijinho

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Belo pão, belas paisagens, belo texto.
    Beijos!

    ResponderEliminar