sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bolo de Maça e Especiarias

Dá-me a tua mão, deixe que ela repouse na minha.
O calor da tua mão conforta-me, aquece-me, aconchega-me o coração.
Deixa-te ficar assim, de mão dada comigo, numa união perfeita.
Essa tua mão tem bichinho carpinteiro, não pára quieta, é mesmo uma mão atrevida! Gosta de brincar às escondidas e de descobrir ingredientes secretos!


Há uniões que são perfeitas, é o caso da maça e das especiarias, juntinhas num bolo. O resultado superou as minhas expectativas, ficou tão bom que fiz outro igual e levei para os meus colegas das aulas de salsa e vi muitos sorrisos nos rostos enquanto o saboreavam.


Bolo de Maça e Especiarias
Ingredientes:
3 chávenas de farinha T55 sem fermento;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de gengibre em pó*;
1 colher de chá de cardamomo em pó;
1 colher de chá de canela em pó*;
1 colher de chá de erva doce em pó*;
1 colher de chá de açafrão*;
3 ovos M;
1 + ½ chávena de açúcar;
125 g de manteiga;
1 + ½ de Kefir (ou iogurte natural com 1 c. sopa de sumo de limão);
sumo de ½ limão;
4 maças grandes;
açúcar baunilhado para polvilhar.*

Nota: todos os ingredientes devem estar  à temperatura ambiente.


*As especiarias (e o açúcar baunilhado) usadas nesta receita foram todas da Suldouro com exceção do cardamomo que não constava do lote de amostras recebidas.

A forma com que confecionei este bolo é o modelo savarim ondulado, que me foi oferecida pela Metalurgica Bakeware Prodution SA.


Execução:
Peneirar a farinha, misturar as especiarias (exceto o açafrão), o fermento e bicarbonato de sódio.
Bater bem os ovos com o açúcar e o açafrão, até duplicarem de volume.
Juntar a manteiga cortada em pedacinhos e bater um pouco mais.
Adicionar o kefir (ou iogurte com sumo de limão) e incorporar bem.
Aos poucos envolver a farinha, sem bater a massa, usando uma espátula este processo vai permitir manter o ar na massa, fazendo com que o bolo fique mais fofo. Deixar descansar a massa.
Cortar as maças em pedaços pequenos mantendo a casca, regar com um pouco de sumo de limão para evitar que oxidem.


Finalmente juntar as maças, procurando não bater a massa, apenas envolvendo-as.
Verter a massa numa forma com chaminé e levar ao forno, pré-aquecido a 180.º durante 35 a 45 minutos, fazer o teste do palito.
Deixar arrefecer 15 a 20 minutos dentro da forma só então desenformar.



Espero que se sintam tentados a experimentar este bolo, "ele é tudo de bom" e deixa um perfume maravilhoso na cozinha.



Sejam atrevidos  com as especiarias, elas acrescem aromas e sabores fantásticos aos bolos, descobram os vossos "ingredientes secretos" e deixem os vossos amigos tentar adivinhar o que se esconde dentro do bolo.



Um bolo com cara e sabor de outono, mas não fica aqui... não via para a casa da Mena, eu acho que podemos classifica-lo no grupo dos Bundt, não concordam?
Esta edição de do Bundtmania tem tema livre por isso escolhi um blo com muita fruta e as especiarias, bem ao meu gosto.

17 comentários:

  1. Que bolinho maravilhoso!!
    Imagino o seu sabor ;)

    Beijinho e Bom Fim de Semana!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  2. Una delicia, se ve muy esponjoso, gracias y buenas tardes.

    ResponderEliminar
  3. Que belo bolinho! E com essas especiarias todas, estava uma bomba afrodisíaca, certamente! ;-)

    ResponderEliminar
  4. Se apanhava esse bolo, não me escapava uma fationa :)
    Adoro!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou mesmo muito bonito e certamente bem aromático!

    ResponderEliminar
  6. Querida Lenita,
    Se há combinações que também adoro, esta de maçãs e especiarias é uma delas e este teu bolo, além de lindíssimo, tanto visual, como textualmente, ainda lhe consigo sentir o perfume!!
    Beijinhos e bom fim de semana minha querida,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Que bolo delicioso e que fotos tão lindas, Lenita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Amanhã vou aí lanchar um cházinho e uma fatia desse bolo! :D

    ResponderEliminar
  9. O bolo tem um aspecto magnífico! E não restam dúvidas que a maçã é um fruto que combina na perfeição com especiarias. Adorei esta sugestão, Helena!
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Hummm que bolinho fantastico.... imagino so o cheirinho dele quando esta no forno....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Tens razão, maçãs e especiarias, um casamento perfeito e duradouro,

    O bolo vê-se lindo e saboroso, e as fotos estão divinamente apetitosas

    Meus cumprimentos,
    Renata

    ResponderEliminar
  12. Eu cá adoro bolos de maçã, tanto o seu sabor, como o seu cheiro irresistivel :)
    O teu ficou perfeito, e adorei as fotos!

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  13. Um bolinho de maçã calha sempre bem :)

    ResponderEliminar
  14. Uau... que pedaço de bolo mais apetitoso com esses cubinhos de maçã! As fotos estão lindas! Amo suas fotos dos pratos na "floresta". Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  15. Eu dou-te a minha mão, mas com a condiçao de ficar com uma fatia!!
    :)) O que eu sorri qd li a entrada deste post!
    E o bundt escolhido é perfeito!! Mas eu sou suspeita porque adoro bolos que levem maçã! Este nao é excepçao!!
    Obrigado por participares Lenita!
    Um beijinho grande,
    Mena.

    ResponderEliminar
  16. Um bolo mesmo tipico desta altura do ano.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar