sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Bolo de Amêndoas e Avelãs com Creme de Ovos e Merengue

Disseram-me que te esqueceste de mim, disseram-me mas não pude acreditar!
Podem dizer o que quiserem, não sabem de nada. Não sabem que a marca que em mim deixaste é para sempre, não sabem que eu também deixei a minha marca em ti!




Fiz este bolo em julho para festejar em casa o aniversário do meu marido. Na altura não fez grande sucesso por ser "quente" e bastante doce. Ficou esquecido entre álbuns de fotos de receitas já publicadas!
Há dias passei por ele e achei que era pena vota-lo ao esquecimento, por isso resolvi trazê-lo agora para aqui.



Não se deixem enganar, não é nada difícil de fazer.



Vi uma imagem de um bolo decorado desta forma com merengue, frutos secos e frutos vermelhos ... adorei! Não me lembro em que publicação foi (ando sempre a "espiolhar" livros e revistas), mas a ideia ficou.



Ingredientes:


Bolo
100g de avelãs;
150g de amêndoas;
250g de açúcar;
6 ovos;
3 colheres de sopa de farinha;
1 colher de sobremesa de fermento.

Creme de Ovos
10 gemas;
10 colheres de sopa de água;
10 colheres de sopa de açúcar.

Merengue
6 claras;
200 g de açúcar;
aroma de baunilha q.b.

Decoração
morangos pequeninos;
framboesas;
geleia de fruta para pincelar;
avelãs e amêndoas torradas.





Execução:


Bolo

Triturar as amêndoas e avelãs até obter uma farinha.
Juntar a farinha e o fermento e misturar bem.
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme volumoso e fofo.
Bater as claras em castelo.
Aos poucos misturar a farinha com a gemada.
Usando uma espátula agregar as claras em castelo, envolvendo-as sem bater.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180.º durante cerca de 35 minutos.
Desenformar depois de frio.



Creme de Ovo

Misturar bem as gemas com o açúcar e a água.
Levar a lume brando, sem parar de mexer.
Quando o creme começar a engrossar retirar do lume e continuar a mexer... não pode ferver.
Se necessário levar um pouco mais ao lume até obter uma consistência bem cremosa. 
Está pronto quando ao mexer se começa a ver no fundo um sulco tipo "estrada".


Merengue


Bater as claras com metade do açúcar e umas gotas de aroma de baunilha até estarem bem firmes.
Acrescentar o restante açúcar ao poucos.




Montagem

Depois de frio cortar o bolo em duas metades e rechear com uma parte do creme de ovos.
Cobrir com a outra metade do bolo.
Despejar o restante creme na superfície do bolo,  de forma a que se mantenha na parte central, sem escorrer.
Cobrir todo o bolo com o merengue, alisando a superfície.
Torrar as amêndoas e avelãs e colocar na lateral do bolo.
Usando 2 colheres de sopa formar com o merengue pequenos bolinhos, semelhantes a pasteis de bacalhau.. Dispor sobre o bolo.
Pincelar com um pouco de geleia.
Levar ao forno durante escassos minutos apenas para dourar (usei o programa de grelhar).





Um bolo diferente, com um aspeto bem bonito, ótimo para uma ocasião especial.



Apto para gulosos... é muito docinho!



Ideal para servir acompanhado de um champanhe bem fresco.
Parece-me uma boa escolha agora para o outono, com o toque de primavera dos frutos a coroar.

16 comentários:

  1. Bem que tentaçãooooooooooo

    mesmo ao meu gostooooooooooo

    ResponderEliminar
  2. Este é daqueles que os olhos comem e se lambuzam! excelente! bjks

    ResponderEliminar
  3. Que beleza de bolo,
    doce sem dúvida, bom para os que se animam muito e acabam se esbaldando...eu por acaso,
    esse recheio de ovos me fez suspirar!

    ResponderEliminar
  4. Que belo bolinho.Fizeste muito bem em partilhar, pois é um regalo para os olhos.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Uma verdadeira doce tentação! Parabéns pela linda apresentação e imagino o quão bom estaria!
    Vou levar a receita comigo :) Obrigada.
    Liliana

    ResponderEliminar
  6. fizeste um bem em tirá-lo do "baú". bolinhos de aniversário calham sempre muito bem :) adoro :) beijinhos**

    ResponderEliminar
  7. Ummmmmmmmm simplemente delicioso e irresistible ¡¡¡¡¡, que maravilla Lenita, me encanta, besos

    ResponderEliminar
  8. Querida Lenita,
    Mais uma vez comprovas que o nome do teu blogue foi muito bem escolhido, pois é tentações umas a seguir ás outras!!!
    Está espectacular este bolo amiga e se no Verão não foi sucesso, aposto que afora, deve motivar bastantes suspiros de saudade, pois tem tudo para uma tarde de Outono/Inverno.
    Adoro doce de ovos, adoro suspiro e adoro frutos vermelhos amiga, por isso, já imaginas que, para mim, é mais que perfeito!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Era pecado esconder de nós essa obra de arte.
    Adorei,ficou lindo ,essa fatia esta de dar agua na boca.
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  10. Eu cá acho que iria ser um sucesso fosse qual fosse a ocasião ou estação! huuummm...
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Amazing!! Que espectáculo de bolo, Lenita! Lindo e delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. E em boa hora o trouxeste Helena, porque este bolo é mesmo uma verdadeira tentação. Aindda bem que decidiste partilhar e seria uma pena se ficasse esquecido no teu arquivo de fotos. É lindo e merece ser partilhado e imagino o bom que deve ter ficado. De faze rinveja a muitas pastelarias de renome. ;)
    Beijinho e bom fim de semana. ;)

    ResponderEliminar
  13. Que visão impressionante - amei. Um rico bolo para uma ocasião especial, sim senhora!

    ResponderEliminar
  14. Querida Lenita,
    O seu blog é um ARRASO!!! Nossa!!! Além de receitas MARAVILHOSAS como essa, as fotos são D+++!!! Fico só me deliciando... Parabéns!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  15. O merengue a esconder uma grande quantidade de ovos moles, GOSTO!! :D
    Ainda bem que este bolo não ficou esquecido, era um pecado não ser partilhado.. Excelente trabalho Lenita, ficou muito bem decorado. ;)
    Um beijinho

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar