quarta-feira, 30 de maio de 2012

Empanada de Atum... Quase Galega

Há ditados populares que encerram grandes verdades, outros porém são perfeitos disparates!
É o caso de um que apregoa que "de Espanha  nem bom vento, nem bom casamento", que grande tolice!
Eu, vizinha da Galiza, adoro Espanha, a sua gente alegre e simpática, cheia de "salero", a música, a cerveja, os "embutidos", os queijos, e claro... as TAPAS! Entre elas conta-se a Empanada Galega, com todos os seus recheios maravilhosos.
Nunca tinha feito, por isso resolvi experimentar, acho que estou a ficar atrevida, ahahah!


Ingredientes:
450 g de farinha de trigo;
100 g de margarina;
50 ml de leite;
50 ml de vinho branco;
100 ml de azeite;
1 colher de chá de fermento de padeiro (15 g);
1 colher de chá de sal;
1 colher de chá de pimentão doce;
ovo batido ou leite para pincelar.


Recheio:
3 latas de atum em azeite (125 g cada);
1 cebola picada;
3 dentes de alho picados;
4 tomates cotados em pedacinhos, sem grainhas;
1 pimento vermelho cortado em cubos;
azeitonas (usei verdes com pimento) em rodelas;
1 colher de sobremesa de alcaparras;
6 anchovas (opcional);
6  metades de tomate seco em azeite (opcional);
ervas aromáticas frescas a gosto (usei salsa, oregãos frescos, estragão e mangerição) picados;


Execução:
Massa
Desfazer o fermento num pouco de água morna.
Peneirar a farinha para um taça grande, abrir uma cova e colocar no centro todos os restantes ingredientes.
Lentamente incorpora-los na farinha, até formar uma massa lisa, suave (não pegajosa). Deve  descolar facilmente das paredes da tigela, se necessário adiciona-se mais farinha ou água.
Forma-se uma bola e deixar levedar cerca de 1 hora, num local quente (eu uso sempre o forno levemente aquecido e embrulho a tigela numa manta).
Entretanto prepara-se o recheio.


Refoga-se levemente a cebola e o alho no azeite. Juntam-se o tomate e o pimento e deixa-se cozinhar um pouco. Adiciona-se o atum e as anchovas picadas. Ferve um pouco e colocam-se os restantes ingredientes. Tempera-se de sal e aromatiza-se com as ervas.


Montagem:
Dividir a massa em duas partes, sendo uma delas um pouco maior para fazer a base.
Estender com um rolo, sobre uma superfície enfarinhada., procurando formar um retângulo. 
Forrar o fundo de um tabuleiro com papel vegetal e com a ajuda do rolo colocar sobre ela a massa.
Espalhar o recheio deixando um bordo a toda a volta. 


Estender o resto da massa, novamente em retângulo. Depois de estendida enrolar sobre o rolo da massa e desenrolar cobrindo o recheio. Pincelar o bordo  inferior com ovo (ou leite), dobrar sobre a tampa e pressionar com os dedos até selar. Fazer um pequeno orifício na tampa para permitir "respirar".
Deixar repousar uns 15 minutos.
Pincelar com ovo batido, ou leite (foi o que usei desta vez), mas gosto mais da cor que o ovo lhe dá, fica mais brilhante.


Vai ao forno, pré aquecido a 180º, até dourar... cerca de 35 minutos.


Depois come-se quentinha que é ótima, com uma saladinha a acompanhar.


No dia seguinte estava ainda melhor... foi o almoço no trabalho.


Acho que os meus amigos galegos iam aprovar!

33 comentários:

  1. Ai que maravilha! Só me apetece fazer isto amanhã para o jantar :) Adoro empanadas com azeitonas dentro :) Estou mesmo tentada a arriscar :)

    ResponderEliminar
  2. está uma empada com um aspecto tentável
    bejinho

    ResponderEliminar
  3. Querida Lenita,

    Pela introdução impecavelmente escrita, já se percebe a qualidade dos demais itens desse post.

    Fantástica, sensacional, qualquer coisa de muito saborosa essa empanada.

    É público e notório minha necessidade de dar "pitacos" em receitas alheias, nessa porém, não me atrevo.

    Receita irretocável! Fotos admiráveis!

    A gastronomia espanhola está em alta não é por nada.

    Lindo post! Parabéns minha amiga.

    ResponderEliminar
  4. Uau! Que bela empanada!! Gosto muito deste prato galego :)

    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Lenita,
    Ficou uma maravilhosa empanada, perfeita, assada por igual, bem recheada, é uma ótima receita parabéns.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Lenita, esta empada de atum ficou divina amiga, que verdadeira delicia, esse recheio està de matar!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Lenita
    Não só os galegos!
    Eu também aprovei! Que delicia de receita!
    Vou levar para mim!
    beijos

    ResponderEliminar
  8. :D hehehehe São realmente muito "apaladados" os pratos espanhois. Por vezes também faço , e o bom desta empada é a versatilidade. Podemos conjugar uma série de ingredientes e fica tão bem !!!
    A tua ficou bem apetitosa e colorida !!!

    Beijinho e boa Quinta-feira !

    ResponderEliminar
  9. Lenita, aqui está uma receita, que apesar de estar com um aspeto delicioso, eu não seria capaz de comer, pois não gosto de azeitonas!
    Mas, tirando isso, está uma empanada perfeita!
    Bjs
    Cady

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As azeitonas não são imprescindíveis, podem-se retirar.Ficam bem uns cogumelos frescos, por exemplo. As que comi me Espanha não tinham azeitonas, cá em casa gostamos muito e entram em quase tudo.
      Bjs

      Eliminar
  10. Bom dia amiga,
    Ficou maravilhosa, que aspecto delicioso, dá vontade de comer já.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Muito atrevida! hehehe.
    Adoro empanada e muitas das sugestões do nossos vizinhos.
    A tua está de facto uma maravilha, e o recheio soberbo. parabéns.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Que delícia Lenita!!

    olha que esta galega ADOROU!!!
    comia já!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Hummm! Fiquei com água na boca, esse recheio, está uma tentação.
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá Lenita,
    Esta empanada está com um aspecto mesmo fantástico, e o recheio ficou delicioso! Também tenho de arriscar e fazer um dia destes :)
    Quanto aos provérbios populares, concordo, há alguns que não têm qualquer sentido, como esse que referiste.
    Beijinhos e obrigada pela visita ao meu cantinho, gostei muito! :)

    ResponderEliminar
  15. Olá Lenita!

    Que sugestiva surpresa, esta empanada que devia estar deliciosa!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. ficou 5* o que diz mais? ha sim adoreiiiiiiiiiiiiiii bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá Lenita acho que vou me atrever também, pois ficou soberba essa empanada, e com um recheio bem ao meu gosto. Adoro peixes e frutos do mar, tendo atum, acho delicioso.A massa é excelente e o recheio ficou divino. Linda, gostei por demais. Bjos

    ResponderEliminar
  18. olá lenita,
    obrigada pela visita ao meu blogue=) um agradecimento ainda maior por me dares a conhecer o teu!!adorei as tuas receitas e as tuas fotografias, são todas tão lindas que é quase impossivel não ficar a salivar pelos teus petíscos. tens mais uma seguidora, vou voltar mais vezes de certeza!! beijos http://entrecostosnaosediscutem.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Olá Lenita:)
    Concordo com a questão dos provérbios, há uns que são bastante sábios e outros, um perfeito disparate! Eu, tal como tu, adoro Espanha, as suas gentes, tradições e, claro, a gastronomia!!
    E adorei essa empanada, que ficou mesmo tentadora com uma massa douradinha e um recheio delicioso!! Perfeita!!
    Beijinhos e bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  20. Lenita, que empanada más rica, te ha quedado de fabula, a mí me encantan las empanadas.
    Besitos.

    ResponderEliminar
  21. Atrevida e ainda bem, pois ficou uma empanada perfeita!!

    Adorei o recheio, mas a massa que o envolve ficou mais do que perfeita, parabéns :)

    ResponderEliminar
  22. Lenita, experimente esse recheio, mas com massa quebrada, fica divinal :)

    ResponderEliminar
  23. Hummm... Adoro empanada Galega. Tanto que já tive de a experimentar.
    Aqui está o meu resultado, para o caso de querer dar uma espreitadela: http://me7adedalaranja.blogspot.pt/2013/03/empanada-de-atum-quase-galega.html

    Amanhã provo (e aprovo, certamente).
    Obrigada por mais uma partilha... deliciosa!!

    ResponderEliminar
  24. Olá Lenita, estava eu a pesquisar sobre como fazer uma empada galega e eis que surge o teu blogue, está demais. Vou ser tua seguidora, continua. Vou experimentar a tua receita, duvido que fique com o aspeto da tua mas vai aproximar-se

    ResponderEliminar
  25. Eu sei que o meu comentário vem mto depois da publicação, mas não ficaria de consciência tranquila se não viesse aqui agradecer a receita da empanada!!
    Fim ontem para jantar adorei, mas é q adorei mesmo.
    Hoje comi um pouco do q sobrou e devo dizer q ainda gostei mais.
    Muito obrigada pela partilha :)
    Sara Silva de Barcelos

    ResponderEliminar
  26. Tem um ótimo aspeto... Esta páscoa vou experimentá-la... Espero que saia bem!!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  27. gracias por la recepta, voy a preparar una para mi familia, muchas gracias!

    ResponderEliminar
  28. Pode-se fazer esta receita com massa de compra? Qual a mais indicada?

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      Eu faço sempre a massa, mas caso optasse por uma de compra escolheria massa folhada retangular. Dois retangulos um para a base e laterias e o outro para tapar. Pincele os bordos com um pouco de manteiga, precione ligeiramente para colar. Vai ficar diferente, mas de certeza muito bom.
      Bjs

      Eliminar