domingo, 5 de maio de 2013

Bolo de Fisalis

Sinto-te presente em tantos momentos mãe...
Sinto o teu calor no fogo morno da lareira quando o medo me gela, vejo o teu brilho nas estrelas que e noite prende no firmamento quando o mundo me parece tão escuro, encontro a suavidade do teu rosto nas pétalas das rosas e a pureza do teu olhar no azul transparente do céu. 
Agora compreendo-te tão bem e sei a falta que sentiste dos abraços que não te dei, das conversas que não tivemos e da tolerância que tantas vezes me faltou. Hoje eu sei que por muito grande que possa ser o amor  de alguém, nenhum de iguala ao amor de uma mãe.


Se eu pudesse fazer um bolo para a minha mãe este seria perfeito.  Ela era gulosa e eu deixei de fazer bolos porque não lhes resistia e comia, comia! Não pudemos conhecer o futuro, tenho pena de não lhe ter feito muito bolos.


No primavera passada uma colega de trabalho (obrigada Henriqueta) ofereceu-me alguns pés de fisalis. Vários morreram, mas houve um de cresceu, cresceu e  cobriu-se de lindas flores.


Nesta foto vêem-se os frutos a crescer dentro destes de invólucros que me lembram pequenos candeeiros chineses.


Madurinho e pronto a ser colhido. Na foto seguinte uma das várias apanhas que tenho feito.


São tão lindos e bastante saborosos, gostam de terreno fértil e muito sol.
Agora vamos lá ao bolo...


Nota: para fazer o leitelho, caso não tenha kefir junte  ao leite uma colher de sobremesa de sumo de limão e espere um pouco até que o leite começa a talhar.



Não entendo porque são tão caros estes frutos.. crescem rapidamente, reproduzem-se facilmente e produzem durante bastante tempo!


No fundo da forma está o açúcar em "ponto de rebuçado", obtém se um pouco antes de se tornar em caramelo... mas sem deixar ganhar cor.


O açúcar com que se polvilham os fisalis, antes de verter a massa, ajuda criar uma calda abundante que deixa o bolo ensopado, bem molhadinho, por isso a massa não precisa de muito açúcar.


Fiquei encantada com este bolinho, foi uma alegria ao desenformar.


O interior também me surpreendeu, estava bem rendado, acho que foi obra do kefir!


Espero que tenham passado um "Dia da Mãe" muito feliz.

42 comentários:

  1. Adorei esse bolo :)
    beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Hummmm que maravilha.. estes frutos além de óptimos são lindos...
    Também sei a falta que uma mãe nos faz... :) mas estão sempre presentes.. :)
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Lenita minha linda.. você é realmente uma artista..
    O bolo ficou lindo demais da oonta.. e as palavras foram escolhidas perfeitamente.. o que nos mostra o carinho lindo de filha..
    Fiquei aqui com água na boca..
    Nunca experimentei essa frutinha, mas imagino que seja deliciosa..
    Hummmm

    Um super beijo minha linda.. e uma noite especial viu?

    ResponderEliminar
  4. Que riquísimo, me quedo con tu receta y besoss

    ResponderEliminar
  5. Espero que a Nádia te tenha mimado muito neste dia da Mãe! E esse bolo parece um autêntico por do sol :)

    ResponderEliminar
  6. Como sempre, um bolo lindo, Lenita! mas as tuas palavras de saudades tocam-me muito porque me revejo nas que sinto pelo meu pai.
    Beijinhos, querida!

    ResponderEliminar
  7. Que linda homenagem a tua mãezinha Lenita! Parabéns amiga, Jesus a proteja e dê muita saúde para curtir os teus filhos! Beijinhos, tenha uma semana abençoada.

    ResponderEliminar
  8. Lenita querida, lindas e lindas palavras que nos deixam tão emocionadas!
    Que lindo, nunca tinha visto um pezinho de fisalis. São frutos muito bonitinhos mesmo e que terra abençoada você tem no quintal! Jamais pensei em um bolo assim, só via a fisalis sendo colocada para guarnecer alguma receita com chocolate, mas mais uma vez você se superou!
    Aqui, o dia das mães é no próximo domingo. te deixo um beijo grande no coração... feliz dia das mães!
    Fabiola

    ResponderEliminar
  9. Que lindo bolo e que lindo texto :) Adorava ter fisális em casa (realmente são muito caros nas lojas e mercados), mas nunca encontrei nem sementes nem pezinhos para plantar...
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  10. Que delicia!! Es genial la presentación...... adorable,

    ResponderEliminar
  11. Maravilhoso teu bolinho amiga, parabens!

    bjs

    ResponderEliminar
  12. Lenita, este lindo bolo é, também, uma maravilhosa mensagem de amor!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Que lindo e bem apetitoso como tudo o que nos fazes. Decerto a tua mãe adoraria. Fiquei comovida com as tuas palavras.

    Um beijo,
    Aida

    ResponderEliminar
  14. oi minha linda este bolo esta magnificamente divino parabens esta maravilhoso ..bjão

    ResponderEliminar
  15. Lamento imenso que já não tenhas a tua mãe contigo Lenita, realmente não há no mundo quem nos ame mais do que a nossa mãe :) Mas de certeza que ela está a olhar por ti e que viu esse lindo bolinho que lhe dedicaste :) Está mesmo apetitoso :) Acho que só experimentei fisalis uma vez, mas na altura gostei :)

    Sobre o teu comentário: realmente para bom entendedor meia palavra basta ;) O facto é que eu e o Pedro andamos mesmo com problemas. Mas não é por isso que deixamos de nos amar (aliás, por isso é que somos tão insistentes, é precisamente por nos amarmos tanto). Mas certamente tudo se irá resolver :) Depois de escrever o post pensei que talvez tenha sido algo demasiado pessoal para escrever, até porque não podia e não queria contar toda a situação, e acabei por falar e deixar quem me lê preocupado desnecessariamente. Mas pronto, isto vai tudo ficar bem ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  16. Um bolo lindo e com um aspecto muito saboroso, desconhece este fruto mas me apetece bastante, bom início de semana bjs !!!

    ResponderEliminar
  17. Olá Lenita,
    Sem dúvida o amor de mãe é insubstituível.
    Gostei muito de conhecer o pé do fisalis, só conhecia a fruta, ótima sugestão este belíssimo bolo, muito bom gosto, parabéns.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  18. nunca comi mas adorei o teu ele esta um sonho mt bonito parabens bjs

    ResponderEliminar
  19. Que bolo lindo Lenita parabéns
    Você perguntou da marca d água da foto
    Foi a menina desse blog que fez ela faz do jeito que você quiser
    http://worldgirldesign.blogspot.com.br/
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  20. Olá Lenita,

    também tenho várias fisális, mas sabia que podia fazer assim um bolinho, adorei esta sugestão e claro vai dar muito jeito.


    beijinhos,

    http://Thatcakesweet.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Que lindas palavras, cheias de amor, como sempre:) O bolinho está lindo, perfeito para uma mãe tão especial. beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá Lenita,
    adorei o teu texto e comovi-me com ele. Eu ainda tenho a felicidade de ter a minha mãe e ao ler-te apeteceu-me ligar-lhe e dizer-lhe o quanto a amo, pois tens toda a razão quando dizes não haver Amor igual. Quanto ao teu bolinho, está uma obra de arte. Para além de nunca ter visto um bolo de fisális e ficar bem curiosa acerca do seu sabor, ficou lindíssimo! E a tua cestinha é um miminho ;) Parabéns por este lindo Post!
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Olá Lenita, que bolo maravilhoso para dedicar à tua Mãe! Onde quer que ela esteja, adorou, de certeza...
    As tuas fotos são maravilhosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Lenita,
    lindas palavras cheias de carinho e boas lembranças.
    Seu bolo ficou lindo e feito com amor melhor ainda!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  25. Mais um bolinho espetacular, perfeito e uma linda homenagem à mãe. O interior é úmido e adivinha-se pleno de sabor. Adoro fisális, também tive um pé dele, mas não vingou.
    sei o que sentes, as saudades são imensas e pensamos sempre que poderíamos ter dito ou feito mais...mas seria sempre pouco, ficaria sempre uma insatisfação.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  26. Que linda homenagem à Mãe, fiquei de fato emocionada!

    e as fisalis, que frutas tão lindas, sorte tê-las sempre à mão,

    Belíssimo seu bolo,

    Meus cumprimentos!

    ResponderEliminar
  27. Que delícia! Bastante diferente, realmente uma apresentação memorável!

    Beijos,
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
  28. Nunca provei, mas ficou um bolo encantador! :)

    Perfeito para o dia em questão! Mãe é Mãe, esteja ela onde estiver :)

    ResponderEliminar
  29. Olá Lenita.
    Que lindo bolo.
    Também tenho um arbusto de fisalis no meu quintal, mas o frio deixou-o um pouco combalido. Começa agora a recuperar.
    Infelizmente, cá por casa, não chegamos a apanhar de forma a dar para fazer bolos, porque assim que ficam maduras, desaparecem para dentro da boca, minha, do filho e do marido :)
    Hoje comi duas.
    Beijinhos e uma excelente semana para ti

    ResponderEliminar
  30. Lenita querida,
    as tuas fotos estão mesmo lindas!
    Cheias de primavera e vontade de cores e sabores :)
    Adorei o bolo, lindo lindo! Para homenagear as mães, e o seu amor.
    Lindos os fisalis. Já tive um pé enorme e adorava, mas foi-se abaixo.
    Fiquei com vontade de provar essa fatia.
    Um beijinho enorme.

    ResponderEliminar
  31. O bolo ficou lindo!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Olá Lenita.
    Que espetáculo de bolo, muito diferente e saboroso. Por aquí as fisalis são muito caras e difícil de achá-las, é mais fácil em geléias importadas.
    Mas gostei demais deste bolo, adoraria comer uma fatia para sentir o sabor.
    As fotos estão lindas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Que lindo bolo Lenita! Adorei! Tem tantos phisális! Que sorte! Eu adoro phisális.
    Experimente a minha clafoutis de phisális! Fica uma verdadeira delicia!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  34. Minha querida,

    A falta da Mãe é uma dor monstruosa e, nesse aspecto, ainda tenho a felicidade de a ter.
    Mas sinto o mesmo que tu, pelo Pai. :(

    Foi uma homenagem lindíssima e decerto que onde quer que esteja, a tua Mãe sentir-se-á bem orgulhosa de ti !

    Magnifico o teu bolo que parece um raio de Sol nesta Primavera que teima em se esconder ! :)


    Beijinho grande

    Isabel

    ResponderEliminar

  35. Tenho um desafio a decorrer no meu cantinho. Participa!
    Deixo o link: http://receitasseducao.blogspot.pt/2013/05/arroz-de-acafrao-e-ervilhas-com-peixe.html

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  36. Olá Lenita,
    O teu bolo ficou lindo e eu adoro phisalis.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  37. Um bolo cheio de ternura, tão bonito que ficou. :)
    Um grande beijinho

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Querida Lenita,
    é destas fotos que eu falo! São tão tuas, tão características. Não sei se me entendes! Mas nota-se mesmo que são tuas!
    O bolo ficou simplesmente maravilhoso.
    Adorei-o :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  39. este bolo deve ser uma delicia em todos os dias!

    ResponderEliminar
  40. Gostei bastante da receita e irei fazer logo que possivel.
    Respondendo à sua questão sobre o porquê de serem tão caras as Phisalys. Este ano estou a cultivar Phisalys com o meu cunhado. É uma exploração em part time, temos 1500 plantas para comercialização. Devo dizer que nos ocupa imenso tempo, todos os dias da semana após o trabalho dedicamos entre 2 a 4 horas. HÁ todo um custo inicial com aquisição de manga plástica, fita de rega, aluger de alfaia agricola para colocação destes materiais. É ainda necessário paus de mais de 2 metros, ripas às centenas que é necessário cortar com 60 cm, furar e fixar nos paus e fio para efectuar o tutoramento da planta sem o qual a mesma crescer desordenadamente pelo solo o que complica a apanha da fruta e inclusivamente danos na mesma que inviabiliza a sua chegada ao mercado. Há adubação e rega a fazer, retirar todos os filhos para que a planta cresça saúdavel e frutifique. Na hora da colheita uma pessoa experiente colherá no máximo 3 kg/hora. É necessário proceder à desidratação das câmpanulas e depois abri-las e proceder à sua selecção. Não pode estar rachada, ter imperfeições e no minimo 15mm de diâmetro. Após entrega da mesma, sua verificação e aceitação pagam-nos 3€ por quilo. Claro que quando ela chega ao mercado (aqui na europa) o seu preço minimo é 16€ kg. E nesta parte compreendo a sua pergunta. É incompreensivel o preço de venda ao público. Não imagina as horas de trabalho e dores no corpo que este belo fruto provoca até à chegada à mesa. Mas como tudo é uma aprendizagem.
    Nota: Um terço da colheita não preenche os requisitos para o mercado. Mas destas podemos fazer licor, compota, bolos, etc...
    Bem haja
    Obrigado
    António Marujo

    ResponderEliminar