segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bolo Frio de Manga e Maracujá

A tua imagem surgiu-me, provavelmente trazida pela música que enchia o ar com os seus batimentos quentes e ritmados, senti a nostalgia da tua ausência e lembrei-me de como me fazias bem, como o cinzento dos dias se enchia com as cores vibrantes do arco-íris. Viajava assim, mergulhada nos meus pensamentos e eis que te vi! Ali estavas, mesmo à minha frente! Coincidência dirão, não sei mas o universo tem as suas  artimanhas, lá isso tem! A tua visão foi tão fugaz como o raio de um relâmpago mas o seu efeito ecoou em mim e perdurou. Estou a falar de amor? Não de atração, do fruto proibido, estou a falar de ti maracujá... volta, anda cá!


Dizem-no fruto da paixão, será?
Sem duvida que desperta os sentidos com o seu aroma intenso, sabor pujante e cor vibrante.




Gosto muito de frutos tropicais e resolvi juntar dois dos meus favoritos, a manga e o maracujá. 



Esta magnifica flor pertence à trepadeira de maracujá nativo (roxo), também chamado de passiflora edulis, fruto oriundo do Brasil.




Aqui já se vêem os frutos em diversas fases de crescimento, irão mudar de cor ao amadurecer e ficar roxos. Tirei estas fotos no quintal de um amigo, infelizmente o meu secou.



As folhas e flores que apresento no bolo são de outra variedade de maracujá, vulgarmente conhecido por maracujá de jardim, que também dá um fruto, mas bastante diferente. Esse sim tenho no meu jardim.


Vamos lá com a receita...

Bolo Frio de Manga e Maracujá





Passo a passo da montagem:



Dispor folhas de acetato a toda a volta do bolo, prender as folhas com um pouco de fita cola. Colocar o aro metálico e levar ao frio algumas horas até prender bem o creme. Pode até ser congelado.


 Desenformar, retirar o acetato e sobrepor a outra metade do bolo.



Cobrir generosamente todo o bolo com o creme de chantilly e iogurte.




Levar de novo ao frio até que o creme fique mais espesso, por ação da gelatina.



Cobrir com a espuma de manga e maracujá e espalhar por cima polpa de maracujá. 
Podem-se encher algumas das cascas dos maracujás com os cremes e assim decorar o bolo, usei ainda folhas e uma flor de maracujá de jardim. 
Voltar a colocar no frio, servir bem fresco.



Mais um bolo que fiz para um jantar de amigos e que foi muito apreciado.
A vantagem é que pode ser confecionado com alguma antecedência, congelado e retirado umas horas antes de servir. Quanto mais frio melhor.


Sem duvida uma sobremesa para os dias de verão.

15 comentários:

  1. Uma verdadeira delícia bem refrescante! Parabéns, mais uma bela obra de arte :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá...
    Divinal :D...
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Lenita, o teu bolo ficou lindíssimo.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Lenita, tenho andado desaparecida, mas por aqui continua tudo maravilhoso. Este bolo é lindo demais, perfeito para "refrescar" estes dias quentes ;) E sempre tão bem decorado;) beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Una receta encantadora de sobremesa luce muy rica,aplausoooos,saludos y abrazos.

    ResponderEliminar
  6. Lenita querida,
    lindo texto, lindas fotos, bolo maravilhoso,
    postagem perfeita, tudo de muito bom gosto!
    Arrasou, parabéns!

    Bjs, ótima semana!

    ResponderEliminar
  7. Que lindo! Fico a imaginar o sabor...
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Lenita, cá em casa adoramos maracujá, mas já sabes que a minha preguiça não me leva para empreitadas como as tuas. A flor do maracujá é super esquisita, nunca sei se gosto dela ou não. Mas tem um ar muito alien :p

    ResponderEliminar
  9. Minha querida Lenita, nunca tinha visto flores de maracujá, mas são lindas!! Como sempre adorei o teu bolo e não há dúvidas que faz um brilharete em qualquer mesa!

    beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  10. Ficou um bolo maravilhoso, Lenita, uma obra de arte. Adorei a cor vibrante do maracujá sobre o creme de chantily.
    Nasceu, no meu quintal ,um pé de maracujá e já tinha visto esta flor. Acho-a bonita e diferente.
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
  11. Consegues sempre surpreender, com coisas lindas!!
    Que bolo fabuloso, já sabes que adoro a combinação de sabores.
    Que frescura!! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Sempre que passo por aqui, fico de cara à banda... Boquiaberta, com os olhos em bico... Assim que começo a ler, já se me aflora um sorriso, e conformo vou baixando este vai-se rasgando!!!
    Adoro a flor do maracujá... é de uma beleza imensa, assim como o significado que ela tem e daí o nome do fruto!!
    Ora perante tamanha beleza, tu rematas com este bolinho de sabores tropicais que me deixam a sonhar, Lenita!! E concordo contigo, é uma bela sobremesa de verão!
    Um beijinho grande!!

    ResponderEliminar
  13. Amoo suas receitas bolo muito lindoo! e o sabor deve esta divino! bjinhos tenha um domingo lindo!

    ResponderEliminar
  14. O bolo está fantástico!
    Cheio de sabor, cor, uma verdadeira delicia.
    Beijinho

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar