terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Quiche Rústica de Cogumelos Shitake

- Shitake!
- Não digas palavrões, que coisa feia!
- Shitake, shitake, shitake!
- Ah! Coitadinha, correu-te mal o dia? Desabafa à vontade, depois sentes-te melhor!




Hoje trago-vos uma quiche muito saborosa, leva algumas voltas  mas suja pouca loiça... já vão ver!



Cá em casa fez muito sucesso. Os cogumelos shitake têm um sabor mais intenso, se não gostarem podem usar outros preferencialmente frescos.
Experimentem fazer a massa, é bem rápida e fácil de executar e fica crocante e muito saborosa.
Quem não tem o KEFIR pode substituir por buttermilk feito em casa.

Buttermilk caseiro: juntar uma colher de sopa de sumo de limão por cada chávena de leite. Aguardar que o leite fique coalhado.



Ingredientes:
Massa
1 + 1/2  chávenas de farinha;
1/2 chávena de sêmola de milho (carolo de milho);
1/3 de chávena de azeite;
1/2 de kefir espesso (ou buttermilk);
magericão seco;
sal.

Recheio
200 g de bacon;
200 g de cogumelos shitake (ou outra variedade);
4 dentes de alho;
1 xuxo ralado;
1 cebola roxa;
4 ovos;
100 g de queijo da ilha ralado;
1/2 chávena de kefir espesso (ou leite);
1/2 colher de chá de tomilho seco;
1 colher de chá de tomilho fresco;
azeite q.b.



Execução:
Massa
Misturar as farinhas, o sal e o mangericão seco.
Misturar o azeite com com o kefir (ou buttermilk) .
Juntar ambas as misturas e amassar um pouco até obter uma massa consistente. 
Envolver em película aderente e levar ao frigorífico durante 30 minutos.

Recheio.
Cortar o bacon em pedacinhos pequenos e saltear em azeite. Reservar.
Na mesma frigideira e com o restante azeite saltear os cogumelos com o tomilho seco e os alhos picados. Reservar.
Novamente na mesma frigideira, adicionar um pouco mais de azeite e saltear o xuxo, previamente ralado, com a cebola picada,. Reservar.
Numa tigela grande bater os ovos e misturar com o kefir (ou leite) o queijo ralado reservar um pouco para finalizar). Juntar os restantes ingredientes já preparados. Envolver bem.

Montagem
Colocar na bancada um pedaço de papel  vegetal,Sobre este estender a massa com a ajuda de um rolo enfarinhado, de forma a obter um circulo.
Corte o papel em volta deixando um bordo.


Colocar o papel com a massa dentro da forma, cortar o excesso de massa se necessário.
verter o recheio e salpicar com o tomilho fresco e um pouco mais de queijo ralado.


Levar ao forno, pre-aquecido a 180º,  até ficar bem dourada, cerca de 30 a 40 minutos.


Não vos mostro uma fatia, não a posso abrir... vou leva-lá para a festa de aniversário da Kinhas que está prestes a completar 29 aninhos.

43 comentários:

  1. Olha que belissimo aspecto... adorei.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Kefir na massa? A minha só leva água... tenho que testar isso. Ultimamente as minhas quiches são todas feitas com kefir, nunca mais voltei a usar natas nem leite. Fica maravilhoso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O kefir é de facto excelente, eu substituo buttermilk, natas, iogurte...além de mais saudável é também económico e confere uma textura única às massas e recheios devido à sua acidez, um dos motivos porque o buttermilk é tão usado.

      Eliminar
  3. Uau!!! Que DELÍCIA!!! Fiquei com água na boca só de olhar as fotos...
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  4. Olá Lenita: esta tarte tem um aspeto fantástico e aposto que é deliciosa. Adoro juntar ervas aromáticas à massa ( penso que aprendi contigo).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam tão boas com as ervas e com alho (mesmo em pó.

      Eliminar
  5. Que buena receta y que rica tiene que estar, me quedo por aqui como seguidora para ver tus maravillosas recetas, seguro que más de una pondre en practica, besos
    Sofía
    milideasmilproyectos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Uma verdadeira "tentação sobre a mesa"
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Que delicia Lenita!
    Adoro quiches!
    A sua ficou divinal!
    Adorei a receita.

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  8. Lenita,
    Apetece-me dizer shitake, shitake...
    Realmente deve ser simplesmente diferente e espectacular!!!
    Foi uma escolha ótima para o aniversário da Kinhas. Ela vai adorar :))
    Tenho que experimentar, mas com tempo, pois tenho que comprar semolina de milho, procurar kefir, etc. :)
    Boa noite e beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Vi esta delicia no facebook, mas não aguentei e tive que vir ver aqui ao vivo e a cores:P Esta quiche ficou simplesmente deliciosa, se não fosse tão tarde acho que ia para a cozinhar experimentar fazer hehehe fiquei mesmo com água na boca! Nunca utilizei Kefir, mas tenho verificado que usas com muita frequencia em substituto dos lácteos, deixa-me curiosa em relação ao sabor.

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  10. Olá Lenita! Bela "quiche de aniversário"! :P Gostei do pormenor do queijo da ilha.

    ResponderEliminar
  11. Olá Lenita,

    Adorei o novo layout, simplesmente o máximo!

    Quanto ao prato, como sempre, da mais alta categoria.
    Não sei por que cargas d'água eu não nasci português!!!
    Assim, ficaria mais fácil te conhecer mais de perto, opa.

    Abraçaço

    ResponderEliminar
  12. Lenita querida, quantas receitas gostosas, e esta quiche ficou um arraso.Passei por aqui querida para ver as novidades e avisa-la que te indiquei em uma postagem do meu blog, fique à vontade para aceitar ou recusar.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  13. GUAU que delicía que receta Lenita, esas setas con esa masa que debió de quedar muy, muy crujiente debe de ser impresionante.
    Besicos,

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Lenita,
    A quiche ficou linda, irresistível e de shitake, é sem dúvida deliciosa, gostei muito.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  15. Lenita,
    gosto muito de cogumelos, apesar de não gostar quando era criança. Esta quiche certamente me agradaria.
    Nunca usei buttermilk em receita, nem sei o sabor que ele tem.
    Sobre a sua pergunta, eu não tenho nenhum passatempo de aniversário. Até porque eu não sou muito de datas comemorativas, e nem divulguei o aniversário do blog que passou faz poucos meses.
    O único passatempo que propus no blog foi a BC Comer Bem para Viver Melhor, onde cada mês escolhemos um legume e uma fruta e fazemos algumas receitas com eles, e convidamos quem quiser participar com uma receita. Este mês foi feijão, e a fruta foi manga. Mês que vem traremos batata (normal, baroa, doce) e maçã. Esta BC é conjunta com Josy, Ana Cláudia e Margarida.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era a festa de aniversário da Kinhas... o K confundiu-me, ahahah!
      Obrigada e desculpa.
      Bjs

      Eliminar
  16. Lenita :)

    Ficou linda, linda a tua quiche, adorei as tais voltinhas que lhe deste e sem dúvida que o uso do kéfir lhe deu uma textura e sabor peculiar !

    Também adoro as massas caseiras, ficam tão deliciosas como essa tua, embora perceba que nos dias corridos nem sempre temos o tempo necessário para as confeccionar.

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Eu adoro cogumelos...então em quiches ficam deliciosos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que maravilha de sugestão, tem um aspecto delicioso!
    Eu adoro cogumelos, são sempre tão bons.

    ResponderEliminar
  19. Que maravilha de tarte Lenita. Adorei, não só o fenomenal recheio, pois adoro cogumelos shitake, mas também a massa com a semolina e as ervas a perfumá-la. Fabulosa participação!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  20. Eu adoro cogumelos, acho esta tarte maravilhosa!

    ResponderEliminar
  21. Esta quiche ficou fantástica, o aspecto é delicioso!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  22. adoro quiches e adoro cogumelos por isso para mim é perfeito :) adorei o uso de kefir na massa :) a minha mãe há alguns anos tinha kefir mas já nao tenho e ando à procura. que giro ver que tem muitas utilizações :) beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Minha querida Lenita, mas que belo petisco tu trazes para a minha festa!! Sem dúvida que é só verdadeiros manjares que vão desfilar pela mesa no dia 4!!

    beijinhos e obrigada por tudo :)

    ResponderEliminar
  24. Que cosa mas buena Lenita, mandame un trozo para aca¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  25. Só de olhar já dá vontade de comer. Desculpa a minha ignorancia, não sei o que é kefir, buttermilk e semolina de milho, como se faz e onde se compra? Obrigado.

    ResponderEliminar
  26. Kefir: Se colocar a palavra no google encontrara muita informação e videos que mostram os granulos, mas aqui no blog também encontra neste link -
    http://tentacoesobreamesa.blogspot.pt/2012/09/kefir.html
    As minhas colónias de kefir foram-me oferecidas, julgo que se vendem em alguns sites na internet.
    Buttermilk: é o soro de leite coalhado que resulta do processo de fabricação de manteiga, não sei se existe à venda, mas neste post está descrita uma forma simples de fazer em casa algo com características semelhantes.
    Sêmola de milho: é carolo de milho, ou seja milho triturado mais grosseiramente que a farinha de milho, existe à venda na maioria dos supermercados em embalagens de meio kg.
    Espero ter ajudado.
    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  27. Lenita,
    seu blog ficou lindo com esse novo banner!
    Os cogumelos são ótimos para saúde feliz de quem pode
    colhê-los e tê-los frescos.
    Sua quiche ficou linda e pelos ingredientes uma delícia!
    bjs

    ResponderEliminar
  28. Querida Lenita, eu adoro shitake, e quiche com ele não tem como não ficar boa,que delicia. Nunca fiz quiche de cogumelos, imagino o sabor com todos esses ingredientes. A massa fica muito bonita. Fantástica receita.
    Obrigada pelo carinho em suas palavras hoje no meu cantinho. Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. wuau ela esta de comer e chorar por mais bjs

    ResponderEliminar
  30. Adorei a massa que ficou linda e adorei o recheio pois gosto muito de cogumelos.
    Esta perfeita.
    bjs

    ResponderEliminar
  31. Amiga Lenita.
    Acabei de dizer à Narwen que amo cogumelos. Adoro de todos os tipos. Agora esta quiche rustica é de ficar babando e rogar por mais. Linda apresentação com a massa de maneira rustica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. obrigada pela dica do buttermilk;)
    esta tarte deve ser muuito boa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Olá Lenita!
    A tarte que hoje é uma pequena obra de arte, a começar pelos cogumelos, depois a massa de base com aromas e textura crocante. Completando com um magnifico recheio. Parabéns.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  34. Que saudades que eu tava de visitar esse blog que tem receitas maravilhosass! inspira a ter desejo de cozinhar bejinhoss amei a receita

    ResponderEliminar
  35. Essa tarte ficou dos Deuses :P
    Deve ser uma delicia :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  36. Lenita, adorei o aspeto rústico desta tarte e o pormenor do Kéfir. Sou fã diária dele. Aumenta as minhas defesas. Sem dúvida. Que linda partilha, como sempre.
    Um bjs.
    patrícia

    ResponderEliminar
  37. O aspecto rústico desta quiche é simplesmente delicioso.
    E a combinação de ingrediente promete. :)
    Bela quiche, bela quiche!

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Nossa, fiquei aqui babando com a sua.
    Beijinhos

    ResponderEliminar