segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Tangerinas Cristalizadas

Quero-a jeitosinha,
Jeitosinha  e boa,
Boa e docinha,
Docinha e perfumada
Perfumada e pequenina 
Pequenina e bem gostosa
Gostosa ela, a tangerina!



Gosto de citrinos cristalizados mas, por aqui, revela-se difícil encontrar à venda, geralmente as embalagens trazem uma grande quantidade de abóbora colorida, com corantes, (a qual não aprecio mesmo nada), e apenas um pedacinho de casca de laranja, tangerina essa nem vê-la!
Então resolvi tentar fazer eu! Experimentei com umas pequenas e deliciosas tangerinas,  que me foram gentilmente oferecidas pela colega e amiga Inês. Saíram do seu quintal em estado puro, ou seja, são 100% biológicas.



Recorro sempre à pesquisa quando vou fazer algo pela 1.ª vez, a receita da Leonor Bastos pareceu-me muito simples e vindo dela o resultado seria seguramente bom.



Obedeci "escrupulosamente" às suas recomendações, ou seja escolhi as tangerinas mais pequeninas, de casca fininha e "sem sementes"... bem algumas sementes até tinham, mas isso não importou nada!



(Adaptado do blogue "Flagrante Delicia" de Leonor Bastos) 

Ingredientes:

500 g de tangerinas pequenas, de casca fina e sem caroços;
500 ml de água;
350 g de açúcar.



Execução: 


Lavar muito bem as tangerinas.
Ferve-las com água durante 20 minutos. 
Escorrer bem e com um palito perfurar a casca.
Levar ao lume a água com o açúcar, até levantar fervura. 
Juntar as tangerinas e deixar ferver, durante 2 horas, em lume brando, mantendo as tangerinas totalmente imersas.
Deixar arrefecer e guardar dentro da calda em frascos esterilizados.
Ou então, passar por abundante açúcar em pó e deixar secar, durante 24 horas, à temperatura ambiente, sobre uma grade.
Guardar num recipiente hermético.


Decidi preservar uma parte da tangerinas na sua calda, como o tempo está muito húmido por aqui, o açúcar em pó não consegue secar,  acabando por derreter! Não me importou nada, para o efeito que eu as quero não precisam do açúcar em pó.


Gostei muito do resultado, fiquei radiante, acabaram-se os problemas para arranjar as minhas frutas cristalizadas preferidas!
ou querer experimentar com outros citrinos... como ficarão as limas?
Já estou a imaginar as cerejas...

9 comentários:

  1. Querida Lenita, parecem kinkans!!! Eu adoro esses sabores cítricos... E as tangerinas cristalizadas ficaram LINDAS!!!
    Beijos, Irene

    ResponderEliminar
  2. Gostei da sugestão! Devem ficar óptimas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que bela dica e que belas fotos.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  4. Que bonitas! Gostei imenso da ideia. Mas confesso que adoro comer tangerinas ao natural, ou então con iogurte e granola )

    ResponderEliminar
  5. Que espectáculo amiga. Nunca experimentei cristalizar fruta (só cascas e folhas) mas adorei esta tua sugestão!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Que lindas!! Perfeitamente redondas e brilhantes... uma excelente sugestão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficaram lindíssimas e devem ser deliciosas. É engraçado, nunca tinha visto assim inteiras, quando faço, uso apenas a casca do citrino.

    A calda também não pode ser desperdiçada, uso-a sempre para bolos, bolachas, etc.

    ResponderEliminar
  8. Lenita minha querida,
    fico só imaginando o sabor desse doce...hummmmmm!
    Parabéns, vc arrasa com suas belas e tentadoras receita!

    Bjs, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
  9. Já tinha vindo cá ver a receita destas apelativas Tangerinas Cristalizadas, mas na altura não tive ocasião de te "falar". Hoje vim buscar a receita porque já comprei as ditas e amanhã estou com vontade de me aventurar a fazê-las. Obrigada pela partilha. um bom fim de semana! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar