quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pataniscas de Bacalhau

Gosto tanto delas!
Trazem no olhar a saudade de outros tempos, daqueles que já lá vão.
Acho-lhes graça, têm um ar desengonçado, algo escangalhado.
Servem para qualquer ocasião, podemos tê-las logo na entrada; podemos dar-lhes um lugar de destaque, para merecerem toda a atenção!
Há quem as prefira compactas, riginhas... há quem , como eu, as prefira bem fofinhas.
Seja como for as melhores são sempre "as da minha mãe", nenhumas se lhes comparam!
Venham dai pataniscas, vamos regalar as vistas.


Há imensas receitas de pataniscas, provavelmente cada um achará que as suas são as melhores e todos têm razão. Estas aprendi a fazer com a minha mãe, logo para mim são "as melhores". Sempre fiz "a olho", desta vez fui pesando e medindo para registar a receita.

Ingredientes:
400 g de bacalhau cru desfiado;
1 + 1/2 chávena de farinha (375 ml);
200 ml de leite;
2 ovos;
1 cebola;
1 colher de sopa de azeite;
2 dentes de alho;
um raminho de salsa;
pimenta (opcional);
sal q.b.
óleo para fritar.


Execução:
Numa tigela colocar a farinha, abrir uma cova, deitar o leite, o azeite e  os ovos, incorporar a farinha até obter um polme cremoso e consistente. A quantidade de farinha necessária vai depender do tamanho dos ovos. Juntar o bacalhau desfiado, a cebola, os alhos e a salsa bem picados. 


Fritar colheradas em óleo abundante, em temperatura média para que fritem sem queimar e fiquem bem passados no interior. Escorrer sobre papel absorvente.


Há imenso tempo que não fazia pataniscas, aproveitei e dei uma volta por alguns blogues, é incrível a diversidade de receitas que aparecem, com água, com o bacalhau cozido, sem leite, com muitos ovos, com pouquíssima farinha... eu acredito que são todas boas! 
Esta é a minha... 


...espero que gostem!

15 comentários:

  1. Ai que vontade de experimentar,já anotei a receita beijos

    ResponderEliminar
  2. olá

    obrigada pela visita ;)

    este blogue é so receitas fantasticas!! parabens!!

    pataniscas.... nham nham, gosto tanto de as comer a guloso ou no meio do pao, sabe-me pela vida!!!

    bjo

    ResponderEliminar
  3. Se gostamos?? eu falo por mim pois Adoro!!!! quentes ou frias para mim são um verdadeiro manjar dos deuses!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Lenita,
    Eu também "gosto tanto delas", ficaram lindas, muito saborosas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Olá

    Ficaram lindas, eu prefiro as fofas :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Lenita!
    As suas patanicas estão maravilhosas... Até imagino o cheiro, com um vinho é tudo de bom! Parabéns e obrigada por partilhar com o mundo estas gostosuras. Nina Paim

    ResponderEliminar
  7. Oi Lenita
    tive o prazer de prová-las quando passei em Portugal em maio deste ano. A textura fofinha e o sabor me lembrou uma omelete. Eu gostei muito da receita. E como não sou fã de bacalhau, posso substitui-lo por frango desfiado, ou mesmo legumes, não é?
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kati,
      nunca fiz pataniscas com carne... olha acho uma ideia interessante. Podes substituir o bacalhau por outro peixe ao teu gosto, pescada por exemplo.
      Bjs.

      Eliminar
  8. Olá Lenita!!
    Também adoro pataniscas... e se forem acompanhadas por um arroz de feijão ... hummmm :) As tuas ficarm bemmm apetecíveis!!!

    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  9. As tuas pataniscas tem um delicioso aspecto, também sou fã e gosto tanto assim com bacalhau como com outro tipo de peixe.

    ResponderEliminar
  10. Ainda a semana passada fiz. São um clássico. Qualquer bom português gosta de pataniscas de bacalhau!!
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Lenita,
    Que deliciosas ficaram as tuas pataniscas... Faz ja um tempinho que não como umas e são tão boas acompanhadas com uma saladinha e arroz : ) Para a próxima vez que tiver um pouco de bacalhau vou fazer esta maravilha.

    Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
  12. Ficaram com um aspecto maravilhoso :)
    Eu adoro pataniscas!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Ummmmmmmmmmm, me encantan estos bocaditos de bacalao¡¡¡¡, son riquisimosssss, besos

    ResponderEliminar
  14. Algo tão típico português, adoro!
    beijinho

    ResponderEliminar