segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sopa de Pedra

Orgulho... tudo começou assim, por orgulho!
Orgulho e astucia, típica dos portugueses!
Bem precisamos dela, da astucia e de engenho também para inventar e reinventar, adaptarmo-nos a tempos mais difíceis, usando a sabedoria dos que nos precederam e viveram situações bem piores. Eles são o nosso esteio, o exemplo de vida, com eles podemos aprender que mesmo com pouco se pode fazer muito... tudo pode começar com uma PEDRA!


Na escola, quando fui tirar umas fotocópias vi, em cima da bancada, uma ficha de trabalho que dizia "Sopa de Pedra", mais tarde, no supermercado, ao folhear uma revista de novo a mesma sopa... cresceu o desejo!  A mais famosa é a de Almeirim , no Ribatejo,  é deliciosa,  já tive o prazer de a comer por lá. Deixo-vos a minha versão, algo diferente, com mais legumes e menos batata.


Ingredientes:
1 l de feijão vermelho;
1 chispe de porco (salgado);
1 orelha de porco (salgados);
150 g de toucinho entremeado;
1 farinheira;
1/2 chouriço de carne;
1/2  chouriço negro (ou morcela);
2 cebolas;
200 g de batata;
2 cenouras;
100 g de abóbora;
2 dentes de alho;
1 molho de olhos de couve;
louro;
azeite;
sal.



Execução:
Na véspera demolhar o feijão.
Colocar as carnes salgadas de molho em água fria para perderem o excesso de sal (depende do tempo que estiveram em sal).
Cozer o feijão juntamente com as carnes e enchidos, as cebolas, os alhos e o louro.
Quando estas estiveram a meia cozedura juntam-se as batatas, cenouras e abóbora cortadas grosseiramente.
Quando as carnes  e enchidos estiverem cozidas retiram-se. 
Retirar também uma parte de feijão.
Reduzir-se tudo a puré, se estiver muito espesso acrescentar mais água.
Adicionar as couves ripadas e deixar cozer em lume brando, mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo da panela.
 Introduzir o feijão que se separou.
Cortar as carnes e enchidos em pedaços e juntar à sopa.
Servir bem quente, acompanhado com um fatia de pão rústico.


Forte, bem forte!
Chama-se sopa mas é uma refeição completa.


Sabe tão bem neste dias frios, eu gosto imenso!

21 comentários:

  1. Uma sopa maravilhosa :)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bem, que aspecto delicioso!!! Estas sopas são mesmo boas!! O meu marido até se babava por um pratinho desses :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Lenita,
    Esta receita faz parte do meu imaginário infantil, pois minha avó contava a a história da famosa sopa, nunca comi mas com esta bela aparência e estes ingredientes é uma super nutritiva e deliciosa refeição, adorei relembrar e conhecer sua versão, parabéns pela receita.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Amiga Lenita.
    Minha mãe sempre dizia que eu fazia sopa até de pedras. Demorei algum tempo para enteder o que significava. Mas vendo esta tua sopa eu digo que queria passar a comer todos os dias esta tua sopa de pedras. Não falta nada nela, é muito saborosa e reconfortante, principalmente no frio e ainda com a fatia de pão completa tudo.
    Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  5. Esta é uma sopa de "levantar mortos" como dizemos por aqui.Ficou com um aspeto delicioso,própria para dias mais frios.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. O meu filho mais novo adora sopa da pedra.
    É boa para os dias frios.

    Beijinhos

    Paula Vieira

    ResponderEliminar
  7. É uma sopa que não aprecio de todo, se bem que a tua tem muito bom aspecto!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Lenita,
    Adoro este tipo de sopa. Por aqui dizem que dá vida até aos mortos :)
    A tua está com um aspeto delicioso!
    Boa semana e bj.

    ResponderEliminar
  9. Uma sopa de que gosto muito.
    É realmente diferente da habitual mas essa cremosidade deixa-me com agua na boca.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Uma sopa que o meu marido muito aprecia.
    A tua ficou excelente.
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Uma bela refeição completa e deliciosa. Cá por casa de certeza que adorariam.
    Boa semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
  12. Hum que sopinha gostosa! E os dias frios ficam bem apropriados uma sopa suculenta assim. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Nunca comi sopa da pedra, mas esta é sem dúvida uma grande refeição.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. isso é que é uma senhora sopa, das que deixa a colher de pé! Nunca comi sopa de pedra. Uma falha... tenho que remediar isso em breve!

    ResponderEliminar
  15. Adoro sopas, tanto gosto de cremes simples e delicados, como destas sopas fortes e completas! Ficou com um excelente aspecto, óptima para os dias frios. Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Uma sopa mt reconfortante e com o frio que se faz sentir aquece a alma, ficou maravilhosa!

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. O meu marido está farto de me pedir para lhe fazer esta sopa. Há por aqui um restaurante que a faz muito bem, mas eu ainda não me aventurei! Mas já comia um pretinho da tua...
    Bjs Ana

    ResponderEliminar
  18. Nunca la he probado, parece una sopa crema potente, pero con frio debe ser una pasada comerte un plato así.
    Besicos

    ResponderEliminar
  19. Que delicia de sopa, cremosa e maravilhosa decerto em termos de sabor !
    Está magnifica, uma aspecto tão atractivo que já comia um prato dela e de nada mais eu precisaria ! :)
    Quem a faz também divinamente é a minha sogra ! :-)

    A primeira vez que a comi foi precisamente em Almeirim no Toucinho, secalhar também lá foste... :)

    Lenita, só tenho uma princesa, a mini chocólatra lá de casa ! ;-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar