quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pão de Mistura

Pão, pão!
Pão simples,
Pão verdadeiro!
Pão ancestal,
Apenas água, farinha,
Fermento e sal!


Perdoem-me a ousadia, mas fazer pão não pode ser difícil!
Venho lutando com este pensamento, fazer pão é intuitivo, se não como fariam as nossas bisavós e avós?
Não tinham internet, nem programas de culinária na T.V., não compravam revistas de receitas e livros de culinária quem possuía? Muita nem sabiam ler!
Porém faziam pão, faziam-no com mestria e em cada região o pão apresentava formas, cores e sabores distintos e todos maravilhosos!
Eu já li sobre pão, já analisei receitas e mais receitas, já vi inúmeros vídeos, consultei blogues da especialidade... e fazer pão, PÃO, esse verdadeiro e simples estava cada vez a tornar-se um maior "bicho papão", cheio de massa madre, iscos que levam uma semana a fazer (e que se deita metade para o lixo), janelas de glúten e sei lá mais quantas complicações!
Não serei nunca padeira, não tenho ninguém disposto a transmitir-me sabedoria artesanal, nem tenho forno de pão! 
Basta decidi! Já chega! Pega nos ingredientes... segue o teu instinto e mete as mão na massa, o que pode suceder?
O que tenho eu a perder? Algum tempo e farinha... 
Se der certo... só tenho a ganhar uma enorme satisfação!
Há coisas que se aprender estudando, outras pode-se estudar à vontade, mas é preciso fazer, repetir e repetir, tentar e persistir...


Desta vez tenho que vos pedir desculpa, não medi a água que usei. Tentei esquecer tudo e focar-me apenas no pão, água foi a que fez falta... 

Ingredientes:
500 g de farinha de centeio;
500 g de farinha de trigo para pão (T 65) e mais para amassar e para a bancada;
500 g de farinha de trigo integral;
50 g de fermento fresco;
água morna q.b.
sal q.b.


Execução:
Na noite anterior desfiz metade do fermento num pouco de água morna.
Coloquei a farinha de centeio numa tigela, abri uma cova onde coloquei o fermento. Adicionei água morna, com uma colher fui envolvendo a farinha e juntado água até obter uma massa bem pastosa.
Cobri com película aderente e guardei no forno.
Na manhã seguinte peneirei a farinha de trigo, misturei-a com a farinha de trigo integral (esta não peneirei, queria as fibras todas lá) e com sal fino.
Desfiz o resto do fermento com água morna, abri uma cova no centro das farinhas e coloquei ai o fermento, juntei alguma farinha e deixei o fermento "acordar" e crescer um pouco, até borbulhar.
Juntei a massa da véspera (a de centeio) que cresceu bastante (reservei um pouco para outra utilização).
Fui envolvendo a farinha e adicionando água morna até esgotar toda a farinha, ficando com uma massa ainda peganhenta. 
Cobri com um pano húmido e envolvi numa manta. Meti no forno, que aqueci um pouco para ficar tépido. Deixei levedar durante 2 horas.


Cresceu e dobrou de tamanho, ficou bem arrendada.
Deitei sobre uma mesa enfarinhada (junto da churrasqueira que ardia e aqueceu o ambiente).
Depois dei largas à minha vontade de amassar, fui salpicando farinha e amassando e repetindo até sentir que a massa já descolava bem da mesa,  ficava macia e mais elástica, mas ainda húmida.


Um excelente exercício de braços e muito bom para afastar o frio!
Dividi a massa em duas partes.
Estendi uma delas com um rolo, tendo o cuidado de enfarinhar bem a mesa. Recheei com presento, chouriço revilha (chouriço espanhol) e bacon. Enrolei e pressionei os bordos para aderirem.


Tencionava fazer uma rosca... mas tinha um enorme rolo então...


Fiz um "caracol bem grande". 
Salpiquei com um pouco de farinha e deixei levedar durante hora e meia, próximo da churrasqueira.


Com a outra parte da massa moldei um pão de formato ovalizado. Dei uns golpes com uma lâmina, salpiquei com farinha e arrumei junto do anterior.


Depois foram ambos para o forno que pré-aqueci a 220º.  Coloquei no fundo do forno um tabuleiro com alguma água.


Cerca de 35 minutos depois...


Esta nervosa na hora de cortar...


O pão recheado ficou no tabuleiro superior, a côdea estava estaladiça, mas um pouco mais espessa.


O pão simples cozeu no tabuleiro inferior e ficou com uma côdea fininha e estaladiça como eu tanto queria!


Depois de entrar no forno não notei que tivesse crescido grande coisa... bem que eu queria vê-lo inchar!
Contudo fiquei bem contente com o resultado e cheia de vontade que chegue o fim de semana para fazer mais!

33 comentários:

  1. Gostei de ambas o pão de mistura é o meu preferido.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que pão maravilhoso...perfeito para mim :)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. e que belo pão :) adoro pão de mistura. e que bem que sabe nestas noites frias :) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Quem disse que não sabia, que tinha medo, tão pouco dormia?
    Quem disse que a sabiá não sabia assobiar?
    Pão pão, queijo queijo, quem não tem pão coça com garfo!

    Parabéns, seu pão está lindo!

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Que panes tan deliciosos te han queaddo Lenita, los dos tienen que estar buenisimos, me quedo la receta, un beso

    ResponderEliminar
  6. Ora bolas, mal acabo de comentar uma receita descubro logo outra, e que delícia! É incrível a imaginação que tem para fazer pão, de tantas formas, feitios e sabores :) Quem me dera ter a mesma inspiração, jeito e paciência para fazer pão!
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  7. Adoro pão e este de mistura é sem dúvida a minha perdição.
    Qualquer uma das tuas versões está com um aspeto delicioso.
    Muito original!
    Bj.

    ResponderEliminar
  8. Adoro pão e o os teus ficaram com um aspecto maravilhoso....
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Oi Lenita, pão quentinho e saboroso em dia frio acalma o corpo e acalenta a alma.Sua receita intuitiva ficou maravilhosa, parece delicioso.Adorei seu post, ficou lindo.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  10. olá lenita,
    eu acho que fazer pão está envolto numa magia muito especial..eu cresci a ver a minha mãe a amassar e é das coisas que mais gosto de fazer na cozinha. gosto de amassar, de ver a massa crescer e de saber que fui eu que fiz...a julgar pelas tuas fotografias eu diria "lenita, estás a tornar-te uma padeira" :P hehe

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Lenita,
    A história do pão vem de à 12.000 atrás, inicialmente era seco e duro, passou a ser cozido após a invenção da cerâmica em 3000 a.C., concordo que a produção era intuitiva, com fermentação natural.
    Mas sendo estudiosos, se tivermos habilidades naturais conseguimos fazer lindos e deliciosos pães como estes, adorei.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  12. Lenita, já disse várias vezes mas volto a repetir: os teus pães são sempre lindos! E apesar de seres auto-didata, não ficas a dever em nada a alguns "padeiros" que optam por massas mais trabalhosas ou complicadas. Eu sou uma rendida à MFP (shame on me) e ao no-knead bread e para já ainda não senti necessidade de avançar para nada mais complicado ou trabalhoso pois através destes dois métodos tenho conseguido obter pães que me deixam plenamente satisfeita. Mas se tivesse mais tempo também gostaria de seguir algumas das tuas receitas :)

    ResponderEliminar
  13. De facto não há nada como fazer o nosso próprio pão e pôr a mão na massa ;)
    Gostei muito do teu pão e só tenho pena de não poder petiscar um pouco :)
    Um beijinho,
    Margarida

    ResponderEliminar
  14. Estes teus pães ficaram lindosss e com muito bom aspeto, como sempre!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Os teus pães saem sempre bem :)
    Amassar é realmente um grande trabalho de braços!! Aos fins de semana também me tem dado para exercitar os braços com a massa ;)
    Gostei dos 2, do simples e do recheado! Um perfeito para o dia a dia e outro para um lanche! :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  16. Concordo contigo, fazer pão não é difícil, é talvez das receitas mais antigas e mais feita em todo o mundo, em cada lado à sua maneira!!
    Este está perfeito, pão de mistura é dos meus preferidos! O recheado também devia estar uma delícia=) beijinho

    ResponderEliminar
  17. Adorei, adorei Lenita! Bravo!
    Fazer pão deveria ser assim, como as nossas avós tão bem faziam, sem problemas, sem medições, pelo instinto e amssando à mão :)
    Fizeste muito bem e saiste-te muito bem! Um encanto de pão, bem rústico e escuro como eu gosto. Esse caracol recheado devia estar fabuloso de sabor.
    Adoro os teus pães e bolos salgados, tens muito jeito.
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
  18. Olá Lenita, adorei ouvir a tua história tão bem ilustrada.
    Fazes uns pães maravilhosos, tão cheios de carinho prometem sempre um enorme sucesso. Parabéns!
    Beijinhos querida.

    ResponderEliminar
  19. Lenita, os teus pães estão com excelente aspecto... devem ser uma delicia, gosto imenso do pão escuro, um dia destes também tento ! :-)
    Já o disse várias vezes e repito que acho que tens muito jeito para fazer pão.

    Eu cá continuo a dizer que nunca tive mão para massas de pães, mas agora que comecei quero mesmo é treinar mais e mais... mas de facto há receitas por aí bem complicadas e morosas... :(

    Para mim acabou por ser algo que me está a dar muito prazer fazer e ouvir no fim as opiniões de quem prova é também algo muito gratificante. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. O resultado está espetacular. Gostei ainda mais do ovalado,pois ficou com um ar de pura delícia.Tens imenso jeito e só posso gabar esta "arte" e pedir-te que nos continues a deslumbrar com as tuas receitas de pão.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  21. muito bem, eu adoro fazer pão mas só faço de longe a longe, feito por nós fica muito melhor, e esse está com um aspecto excelente :)

    ResponderEliminar
  22. E saiu pãozinho tão bom, tão artesanal e caseirinho, que maravilha!
    Os teus pães são sempre fabulosos, por isso este feito pelo instinto só podia ter resultado na perfeição! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  23. Lenita querida, vc é uma mestra nos pães, sempre resultam em pães lindos e deliciosos, percebe-se por este, não usou medidas, e ficou um espetáculo, mais o segredo de trabalhar bem a massa e o carinho, ficou a perfeição. Adorei, ficaram lindos. Bjos ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  24. Que maravilha de pães... já comia agora uma fatiazinha ao jantar.. ;)
    um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  25. Lenita
    Desculpa mas tenho andado fora dos trilhos da boa cozinha... coisas a que a vida nos obriga.
    Este teu pão foi um excelente recomeço, pelo menos assim espero.
    Muitos parabéns pela tua experiência bem sucedida
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Que delicia Lenita! Juro que comia uma fatia ou duas. Ficou soberbo! Adorei!
    Bom fim de semana! lindona!
    Beijinhos doces.

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  27. Bela lição dona Lenita!! ;)
    Basta querer e há pão na mesa.
    Começa a ser habitual ficar fascinado com o que sai desta cozinha, desta vez não foi excepção.
    Beijinhos

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Olá querida Lenita !
    Que saudades tinha eu de passar por aqui... Desculpa a minha ausencia mas o tempo não chega para tudo...
    Adorei este pão, e com a imagem de fundo do forno a lenha, ai meus deus, que delicia, acabadiho de fazer, hummmm.
    Um beijinho grande e bom dmingo.

    ResponderEliminar
  29. Madre de Dios Lenita que pan, y esa hoguera al fondo. Que suerte que sitio más ideal para hacer el pan. Muy bonitas las fotos. El pan lo intentare en casa pero... con un horno normal no se si saldra.
    Besicos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é um forno de cozer a lenha, quem me dera que fosse, é uma churrasqueira interior para fazer grelhados, churrasco e afins. O meu forno é normalíssimo pequeno e elétrico.

      Eliminar