segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Pão Sem Amassar

Eu estava cética, mesmo descrente, ou melhor, tal como Tomé queria ver para crer!
Assim foi... vi e acreditei!
Agora tenho que passar o testemunho para todos vocês, pois pode parecer ficção mas não é!
É verdade, verdadinha, eu posso garantir porque vi!
Eu vi com estes olhos que a terra há-de comer e mais... pus o dedo... mexi bastante e depois?
Depois não resisti e comi!


É um pão minimalista! 
Minimalista nos ingredientes e no manuseamento também, requer apenas algum planeamento, pois precisa de levedar no mínimo durante 14 horas.
O processo é da autoria de Mark Bittman, chama-se "no kneat bread", ou seja pão sem amassar.
Eu estava tão descrente que nem fiz o passo a passo, mas deixo o video no final para quem não conhece apreciar... acrescentei o chouriço, claro está, regional, aqui da zona e tão bom!


-Eu gosto tanto de amassar! 
-Este não se pode!
-Então?
-Nada, não se amassa mesmo nada!


Ingredientes: 
3 chávenas de farinha de trigo (usei T65) + para enfarinhar;
1 + 1/4 de colher de chá de fermento seco para pão (acho que não era tanto mas foi o que percebi ao ver o video, já li que é apenas 1/4, mas o fermento que uso diz que uma carteira dá 500 g de farinha);
1+ 1/4 de colher de chá de sal;
1 + 1/2 chávena de água morna;
farinha de milho ou farelo de trigo para envolver.

*Medida da chávena 250 ml.


Execução:
Deitar a farinha num recipiente, misturar o fermento e o sal. Adicionar a água e mexer só até que toda a farinha seja absorvida.
Acabou por agora. Está uma massa peganhenta, feia... não lhe mexa mais. Tape e deixe assim quieta durante 12  a 18 horas, num ambiente tépido (coloquei dentro do forno).
Agora pode ir passear, ao cinema, dormir... dançar... comer... isso, isso também!
Passado todo esse tempo, enfarinhar a bancada e com delicadeza despejar a massa, salpicar com mais farinha e com muita gentileza dobra-la... ora antes de a dobrar coloquei umas rodelas de chouriço sobre uma metade da massa, dobrei a 1.ª vez e mais pus mais um chouricinho e voltei a dobrar.
As mãos têm que estar bem enfarinhadas, pois a massa é peganhenta.
Agora transfere-se para um pano enfarinhado com farinha de milho ou farelo de trigo (eu coloquei mais farinha de trigo). Fica tapada e quieta mais 2 horas...
A minha não ficou, pois eu não percebi esta etapa a coloquei-a uns 15 minutos depois no tacho!
O meu tacho é de ferro fundido, que aqueci dentro do forno enquanto este fez pré-aquecimento.
Enfarinhei o fundo e coloquei lá (com muito cuidado) o meu pão. Tapei e ficou a cozer assim, dentro do forno a 220º, durante 30 minutos. Passado esse tempo retirei a tampa e deixei mais 25 minutos a ganhar cor.
Resultado?


Simplesmente extraordinário!
Nem queria acreditar!
Assim lindinho e com trapalhiçe pelo meio... da próxima vez, ah! sim, vai haver próxima  e mais, mais... soube a pouco, fica pequenote. A dividir por 6 acabou num piscar de olhos!


Olhem por baixo... que maravilha!
Parece que saiu de um forno de pão a lenha!
Não,  este saiu da panela de ferro de dentro do forno eletrico, que é o único que há cá em casa... mais a churrasqueira, que não é um fogão, ahahah!
Isso que esta a arder nas fotos é mesmo o fogão de sala!


A minha filha disse "este é o melhor que já fizeste"!
Este foi o melhor, ora bolas :(((  
Eu quero AMASSAR!!!



O marido disse que não, o melhor foi o que fizeste ontem... o de massa azeda!
Bem esse também se amassa muito pouco... é uma receita do Jamie Oliver que mostrarei em breve... já estão todos fartos de me ouvir falar de pão!
Está bem pronto, amanha sai um docinho!

30 comentários:

  1. Ainda bem que experimentaste Lenita, não é uma maravilha? Para mim o no-knead bread é perfeito: não precisa de muita atenção, podemos fazer uma boa vida enquanto ele leveda e depois, forno! Mas estou à espera desse de massa azeda, estou estou! E até dispensava o bolo :p

    ResponderEliminar
  2. adoro pao de chouriço !!

    esse ficou de babar!!!

    fantastico!

    boa semana

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  3. Um pão com um aspecto delicioso! Até eu comia um pedacinho!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. ¡Impresionante! Un pan verdaderamente rico.
    Besos y feliz día.

    ResponderEliminar
  5. Este pão é mesmo maravilhoso, que bom aspeto o teu....bjokitas

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto bom! :) por mim podes continuar a falar de pão que eu adorooo as tuas excelentes receitas e partilhas!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Lenita,
    Já conhecia a existência, não conhecia a receita, gostei muito, parece um delicioso pão rústico, adorei já anotei a receita, parabéns pela novidade.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  8. Buenos días Lenita. Después de ver este pan que has preparado, creo que eres toda una artista. Te ha quedado francamente de lujo y creo que no todas las personas somos capaces de conseguirlo, tanto por el trabajo que lleva, como la paciencia que hay que tener, para verlo terminado. FABULOSO PAN
    Un beso Paco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paco este pão não dá trabalho quase nenhum!
      É só ter a paciência de esperar que passem as horas e pouco mais.
      Bjs

      Eliminar
  9. Que pão delicioso...já me estou a babar...
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. nossa senhora, estou a babar-me por esse pão. ficou um espanto de tão bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Está INCRIVEL...Que bom aspecto...E curioso mesmo não se amassar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Tu sabes que eu adoro fazer pão. Por isso fico deliciada a ver as tuas receitas. Comi agora um pedaço sem olhar para trás. Tem um aspeto crocante e delicioso.
    Quero ver o outro do Olivier, se faz favor.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  13. Lenita casi me pierdo tu entrada y eso si que hubiera sido un delito. Qué pan, que delicia, que bueno y qeu de todo.
    Besicos,

    ResponderEliminar
  14. Ficou um espectáculo este pão. Parece delicioso. Gostei muito
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que aspecto delicioso e aposto que está de comer e chorar por muito mais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Gostei imenso do aspecto bem rústico, que maravilha deve ser!

    ResponderEliminar
  17. Pão sem amassar? E com este aspecto e cor irresistíveis? Vou ter que ver isso também!! Vou levar a receita, vou ter que experimentar em breve=) beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Lenita,

    E esta hein ?
    Quem diria... tanto pão que tem de ser tão amassado durante minutos e minutos e agora esta receita deixa-nos de queixo caído, não só pelo facto de não se amassar como pelo resultado final que é fabuloso e muito melhor até que alguns que se amassam muito ! :)

    É uma forma muito interessante de fazer pão, hei-de experimentar.

    O teu ficou lindo, com um aspecto rústico e com um recheio delicioso !

    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Querida Lenita,
    Desculpa por não ter vindo te visitar esses dias... Estou bem enrolada no trabalho...
    Mas, tenho certeza que tenho perdido muito... Vim te visitar hoje e sou recepcionada com esse pão MARAVILHOSO!!! Uma verdadeira tortura, amiga!!! Uau!!! AMEI!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  20. Este pão está maravilhoso, dava já uma trinca... Esta preparação parece relativamente fácil e se ficar com este aspeto, vale a pena experimentar...

    ResponderEliminar
  21. Olá Lenita!
    O pão ficou Fantabulástico!! Que aspecto delicioso, maravilhoso, quem me dera ter tanto jeito para o pão!! Incrível.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  22. Olá
    Mas que pão maravilhoso, tenho de experimentar!

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Lenita, sua linda!

    Sinceramente achava que eu havia comentado esse post
    Vim aqui várias vezes olhar esse pão e nem para deixar um recadinho.
    Ficou muito bonito e bem aerado.
    Assisti ao vídeo agora e, tomado de uma coragem imensa, coloquei o pão a levedar. Quando ficar pronto eu te mostro.

    Grande abraço, bom final de semana.

    ResponderEliminar
  24. Hummm ... o teu pão recheado ficou mesmo maravilhoso :P
    O meu não fiz na panela pois não tenho foi numa taça de barro mesmo e saiu bem rústico :)
    Mas o teu ficou perfeito, tenho de ver se arranjo a bendita panela :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Que aspeto magníficoQ Qual é o da massa azeda, andei a espreitar e não encontrei aqui no blog... Beijinhos,

    ResponderEliminar
  26. Engraçado, faço a mesma receita mas mexo bem com uma colher de pau.....depois tapo com película ou a tampa do Tapparuer e coloco no frigorífico imediatamente....ao fim de 1 hora posso tirar e fazer a quantidade que quiser.....a massa dura no frio 3/4 dias, só tiro quando preciso e a quantidade que preciso!!

    ResponderEliminar
  27. Essas comidas e essa língua deliciosas me deixam louca para ir a Portugal!

    ResponderEliminar