domingo, 4 de novembro de 2012

Feijoada de Coelho

Ela foi convocada para trabalhar num domingo contudo não ficou aborrecida, bem pelo contrário, sentiu-se eufórica!
Só a chamavam em ocasiões especiais e as outras, as colegas, ficavam roídas de inveja!
Mal podia esperar para saber qual seria a iguaria que iria albergar, a panela de ferro sabia que contavam com ela para um bom resultado e ela não ia dececionar!


Esta semana, ao visitar alguns blogues que gosto de acompanhar, vi uma feijoada de coelho. A "chef" que fez a publicação se por aqui passar que me diga, pois eu já não sei onde foi que vi. Uma coisa vos garanto não me saiu da cabeça! Tive mesmo que experimentar, até porque o coelho é uma carne bem saudável e de que gostamos. Bem... a filha não come, desde que trabalhou num laboratório com estes peludinhos nunca mais comeu... mas como ela não está cá a ocasião é mesmo boa para provar!

Ingredientes:

1,5 kg de coelho;
800 g de feijão cozido;
2 cebolas médias;
2 tomates;
200 ml de polpa de tomate;
2 cenouras;
1/2 pimento vermelho;
1/2 chouriço de carne;
100 g de bacon;
6 dentes de alho;
4 raminhos de alecrim;
1 folha de louro;
2 dl de vinho tinto maduro;
3 cravinhos;
1 colher de cá de pimentão picante;
1 colher de chá de tomilho seco;
2 colheres de cá de cominhos;
1 colher de chá de sementes de coentros;
500 g de cogumelos frescos (opcional);
piri-piri q.b.;
coentros frescos;
azeite q.b.
sal.


Execução:

Demolhar o feijão de véspera.
Cozê-lo coberto com água, com uma folha de louro, uma cebola, 2 dentes de alhos, sal e um fio de azeite /este levou 40 minutos, mas o tempo varia de acordo com o tipo de feijão usado).


Temperar o coelho com alho picado, louro, pimentão picante, sal e o vinho. Deixar algumas horas na vinha de alhos.


Preparar o refogado picando a cebola, cenouras, pimento e tomates.
Juntar a polpa de tomate, os tempero (ramos de alecrim, tomilho seco, sementes de coentros, cravinhos, cominhos).
Levar ao lume, depois de generosamente regado com azeite.


Adicionar o chouriço cortado em rodelas e o bacon cortado em pedacinhos. 
Deixar estufar um pouco.
Juntar o coelho e a marinada. Assim que levantar fervura reduzir a temperatura para que cozinhe lentamente.


Quando a carne já estiver macia introduz-se o feijão e se necessário uma concha de água da sua cozedura (a água aproveita-se para fazer uma sopinha, já se cozeu um pouco mais de feijão a contar com ela).
Retificar os temperos e deixar ferver um lume brando para que o feijão absorva o tempero.


 Por último juntar os coentros frescos e os cogumelos.


Cozinhar mais uns minutos até que os cogumelos reduzam o seu tamanho.


Servir bem quente, acompanhado com arroz, um bom pão alentejano para ensopar no molho e um vinho tinto maduro alentejano também (no Minho apreciamos os bons produtos regionais)!
Tão bom, de chupar os dedos!



Quero mostra-vos o prémio que a Marijosé do blogue Una Mariposa en Mi Cocina me atribuiu! Muito fofo não acham?
Fique encantada! Obrigada Marijosé.
Não deixem de ir conhecer o blogue desta amiga aqui da Galiza, a sua cozinha é muito apetitosa.
Deveria escolher alguns blogues a quem atribuir este selo... mas eu acompanho (ou tento) muitos e se quiserem saber quais consultem a minha lista de blogues... o prémio é para todos eles.

21 comentários:

  1. Tem um ótimo aspeto essa feijoada. Nunca tinha visto com cogumelos, deve ficar muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh! Eu sou fan de cogumelos e ando sempre a procurar uma desculpa para os usar! Desta vez havia uns a gritar dentro do frigorífico... lá se juntaram à festa. Ficaram bem bons.
      A ideia inicial era usar couve, as com a panela deitar por fora de tão cheia... desisti!
      Bjs

      Eliminar
  2. Ai Lenita, que maravilha de feijoada! Adoro feijoada (qualquer uma) e adoro coelho, embora por aqui não se coma muito pois o Vel acha que o bicho tem muito osso e pouca carne! Essa tua panela fez-me lembrar a cozinha da minha avó! Tenho imensa pena que as vitrocerâmicas não permitam utilizar esses materiais, a minha avó tinha coisas super giras e que eu adorava poder usar :)
    Quanto à Nádia não comer coelho, é compreensível :p

    ResponderEliminar
  3. As vitrocerâmicas não permitem?
    As de indução não, mas a minha não é de indução. Eu uso esta panela de ferro fundido com alguma regularidade e sem nenhum problema.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre fazer umas doações...eheheh! Estou a brincar claro!

      Eliminar
  4. Bom dia Lenita,
    Esta feijoada é total novidade para mim, a aparência ficou divina, a coloração é linda e o sabor certamente delicioso, ótima sugestão.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Lenita,
    Ficou com um aspeto muito tentador, apesar de eu não gostar de coelho mas, sempre podia comer os restantes ingredientes, nomeadamente os cogumelos que eu adoro!!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  6. Que feijoada tentadora, bem ao meu gosto :)
    beijinhos e boa semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. maravilhosa esta feijoada... adoro a rusticidade das fotos... adoro!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. oi minha querida tido bem??? desculpe a ausencia ...eu doente e davi também imagine o caus né ..flor uma vez comi esta geijoada aqui no brasil em um restaurante e achei muito gostosa e leve diferente da nossa ..e sabe amei a receitinha ...e a sua esta maravilhosa vou levando comigo bjão boa semana

    ResponderEliminar
  9. que bom aspecto :) nunca comi coelho nem cogumelos em feijoada mas que fiquei tentada, isso fiquei :) beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Meu Deus...que belo repasto!Lamento não ter sido eu a "chef" do blogue onde viste essa receita, assim a esta hora não estaria com tanto sofrimento:)))
    Lenita imagino o quão bem te soube essa refeição, está absolutamente tentador!
    Estou na hora de almoço de marmita na mão, e, fico aqui a sonhar com o teu coelhinho:)
    Parabéns pelo selinho, é bom recebermos o carinho dos outros.
    Obrigada pela tuas palavras tão simpáticas.
    Um beijinho, boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Comida reconfortante....E eu apoio o uso dos cogumelos em tudo (sou fã!!)
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha de sugestão!
    Tem um aspecto caseiro delicioso e cá por casa gostamos imenso de coelho.

    ResponderEliminar
  13. Lenita Amiga.
    Embora eu igualmente à sua filha não coma mais coelhos ( já comi muito)
    me surpreendeu esta feijoada.Achei demais sugestiva e interessante, desta maneira nunca tinha comido.
    Para quem come não poderia haver receita mais gostosa do que essa. Parabéns.
    Boa semana e beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  14. Adorei! Que mais posso eu dizer que já não tenha sido dito?? Apenas que tenho de experimentar!

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  15. Bem...que aspecto!! Adoro uma boa feijoada! Assim de coelho nunca comi, mas deve ser uma delicia :)

    ResponderEliminar
  16. Oi Lenita nunca ouvi falar desta feijoada com coelho.Amei esse feijão, que cor mais linda.Adoraria provar, para saber como é.Feita por você deve ser deliciosa.Beijos querida, tenha uma semana maravilhosa.

    ResponderEliminar
  17. É mesmo uma delícia! Que aspecto delicioso.
    Parece-me um destino perfeito para um coelhinho, assim rodeado de feijão do bom, cozido em casa, cheio de graça e de tudo o que sabe bem. :)
    Isto no fundo vemos aqui e ali, picamos e provamos e no fim, quando chega a hora de cozinhar, a inspiração vem-nos daquele lugar onde tudo acontece: a vontade! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. também é novidade para mim e eu super empolguei com a ideia.

    queria achar cogumelos assim para vender por aqui (só acho dos desidratados e dos em conserva)

    ResponderEliminar
  19. Comida contundente pero con los días de frio viene más que bien.
    Me encanta este tipo de platos de cuchara.
    Besicos

    ResponderEliminar