domingo, 1 de janeiro de 2012

Mousse, Mon Cheri? Bom, bom!

A mousse de chocolate, que é uma lambareira, chamou o Mon Cheri para a brincadeira!
Ele veio... vestido com elegância! Ela tirou-lhe a roupa...ele, derreteu-se e espalhou no ar a sua inebriante fragrância!


Mousse de chocolate Mon Cheri!
Ingredientes:
1 tablete de chocolate negro de boa qualidade (200 g.)
6 ovos
200 g. açúcar
meia chávena de chá de água
200 ml de natas para bater (1 pacote)
2 colheres de sobremesa de manteiga 
2 tampas da garrafa de Ginginha ou  Rum
Bombons Mon Cheri (ou gingas )um para cada tacinha 

Esta receita é ótima para exercitar os braços, ahahah!
 Se tiver uma batedeira "robot", das que trabalham sozinhas, terá a tarefa simplificada! 
A vantagem desta mousse é que pode fazer, deixar no frio enquanto janta e servir logo de seguida (não necessita de horas no frigorífico)!

Execução:
Derreter o chocolate e a manteiga em "banho maria" tendo o cuidado de não deixar a água levantar fervura, pois o chocolate degrada-se a altas temperaturas.  Depois de derretido retirar do calor e bater energicamente até ficar com uma textura bem cremosa, reservar.
Bater as natas até engrossarem, ficarem espessas e cremosas (com os desenhos das varas). Bater as claras em castelo firme. Colocar ambas no frio.
Levar o açúcar ao lume, com a água e  ferver durante e 3 minutos. Retirar  e deixar arrefecer um pouco, adicionar as gemas e mexer bem com o batedor de varas. Voltar a levar ao lume batendo sempre até ferver e ficar um creme de ovos bem fofo. Deixar arrefecer (se estiver com pressa pode colocar algum tempo no congelador, mexendo em intervalos regulares). Depois de frio, juntar as natas, o creme de chocolate e incorporar tudo. Por fim, com uma espátula, envolver as claras  com cuidado, lentamente. 
A mousse está pronta...quase, falta o toque final. Deitar em taças individuais, abrir um bombom "Mon Cheri" e colocar a cereja e o licor do interior do bombom sobre a mousse (a cereja vai afundar mas não faz mal, será surpresa). Picar o chocolate dos bombons e usar para decorar ou fazer lascas com chocolate de tablete.
Vai ao frio enquanto serve a refeição e no final... a sobremesa....deixe-se cair em tentação!


1 comentário:

  1. Parabéns Lenita pelo teu blog, está delicioso lol.
    E esta mousse é uma verdadeira tentação.
    bjs

    ResponderEliminar