domingo, 22 de janeiro de 2012

Charlotte de Frutos Silvestres.

- Vem, não tenhas medo, senta-te aqui no meu colinho.
- Não posso, se o inverno vê vai ficar zangado! Sabes como ele é mal humorado!
- Anda cá primavera... não está ninguém a ver, senta-te aqui, bem pertinho, quero sentir o teu perfume e o teu calorzinho!
- Está bem então, mas só um bocadinho...

Desde o primeiro dia que a vi tive vontade de a experimentar, a receita que me abriu o apetite está no blogue de uma amiga muito querida, a Fernanda Oliveira, chamado Açúcar em Ponto. Ela faz doces primorosos, deve ser genético...filha de pasteleiro!
Mudei tanta coisa, que pouco se deve parecer com a original! Pelo caminho aprendi que devemos considerar vários fatores: o diâmetro da forma, altura do palito, quantidade de recheio! Todos juntos foram responsáveis pelo resultado final...

Ingredientes:

2 pacotes de natas;
400 g de frutos silvestres (amoras, framboesas, mirtilios, morangos, cranberry; usei congelados)
400 g de iogurte natural grego;
5 folhas de gelatina;
200 g de açucar;
300 g de palito de la reine;
250 g de morangos q.b
framboesas q,b.
1/2 limão.

Modo de preparação:

Leva-se ao lume o açúcar com os frutos silvestres congelados (reservam-se algumas bagas para  decoração). Juntam-se  100 g de morangos triturados e deixa-se ferver durante uns 5 minutos para engrossar um pouco, mas tentando não desfazer os frutos. Adiciona-se a gelatina, previamente demolhada, e mexe-se para desfazer bem. Deixa-se arrefecer.
Batem-se as natas com umas gotas de sumo de  limão.
Num prato de servir coloca-se o aro da forma e forra-se com os palitos de la reine, que se cortaram ao tamanho do bordo da mesma. Fixam-se usando nata batida ou iogurte.
Trituram-se os pedaços de palitos que sobraram dos que se cortaram e deitam-se no fundo do prato; usa-se esta farinha de biscoito para tapar as juntas do palitos no fundo do prato e evitar que o recheio esborde por baixo da forma. 
À calda de frutos, quase fria, juntam-se o iogurte e metade das natas batidas (um pacote). Cortam-se alguns palitos em pedacinhos e adicionam-se ao creme.
Deita-se este preparado dentro da forma e leva-se ao frigorífico durante algumas horas.
No momento de servir, desenforma-se cuidadosamente, deitam-se as restantes natas e decora-se com  os morangos, as framboesas frescas e as bagas que se reservaram.


Nota: O  aro da forma que usei era muito alto e de grande diâmetro, por isso deveria ter cortado os palitos mais pequenos. Foi esse o motivo porque cobri com natas, para encher um pouco mais, mas mesmo assim ainda ficaram demasiado altos. O mais importante foi o resultado final, em termos de sabor...muito bom!

4 comentários:

  1. Que maravilha Lenita, belo texto gostei muito bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Já acabou!!!! Quando fazes mais???

    ResponderEliminar
  3. Ficou com uma apresentação maravilhosa!! E deve estar bastante bom, não me importava nada de provar. :D

    Beijinho,
    Tania.

    ResponderEliminar