terça-feira, 3 de abril de 2012

Bolachas de Amendoim, Chocolate e Aveia

Decidi participar no desafio do blogue Arco-íris na cozinha, da Miss B.
"Uma receita para ti", consistia em realizar uma receita que me seria enviada!
Recebi uma receita de "bolachas de amendoim com chocolate e aveia"! Fiquei radiante, gosto imenso deste tipo de bolachas, são mesmo as minhas favoritas!


O inglês não foi problema, mas um dos ingredientes sim! Não consegui arranjar o "Golden Syrup" e não foi por falta de procurar! Estive no Corte Inglês de Vigo e nem lá! Disseram-me que havia no Jumbo, mas o mais próximo está a 100 km! Assim sendo, foi necessário substituir este ingrediente. Considerei 2 hipóteses, o mel ou o "Maple Syrup" (xarope de acer de que gosto muito). Ganhou este último, pois o mel iria certamente sobrepor-se ao sabor dos restantes ingredientes.


Ingredientes:
140 g de aveia;
50 g de coco ralado;
225 g de farinha;
180 g de amendoins torrados com sal;
100 g de pepitas de chocolate;
140 g de manteiga sem sal;
225 g de açucar mascavado claro (usei açúcar amarelo);
6 colheres de sopa de golden syruo (usei maple syrup);
2 colheres de sopa de água a ferver;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio.


Execução:
Pré-aquecer o forno a 140 º (no meu forno precisa de um pouco mais, programei para 160º).
Preparar três tabuleiros untados com manteiga. 
Misturar a aveia, a farinha, o coco, a as pepitas de chocolate e os amendoins, reservar.
Levar ao lume o açúcar, o xarope e a manteiga até derreter.
Ferver a água e dissolver o bicarbonato. Juntar à mistura de manteiga.
Combinar as duas misturas e mexer até todos os ingredientes estarem bem misturados.
Formar pequenas bolas de massa que se achatam e colocar nos tabuleiros. 
Levar ao forno cerca de 14 a 16 minutos conforme a preferência mais ou menos rijas. Experimentei das das duas formas.
Deixe arrefecer sobre uma grade.


Ora bem, segui à letra a receita! Sem pensar, apenas  recriando os sucessivos passos!
Resultado, ao juntar a mistura quente do açúcar e da manteiga, com os restantes ingredientes secos... as pepitas de chocolate derreteram de imediato! Parei de mexer e coloquei no frigorífico, mas foi tarde demais! Ai as minhas ricas pepitas!
As bolachas ficaram maravilhosas!
Estaladiças, crocantes, gostosas...mas sem pepitas!
Um pouco mais escuras por causa disso, pois o chocolate misturou-se na massa!
Garanto-vos que isto não me volta a acontecer! A manteiga amolece-se e bate-se com o açúcar. As pepitas de chocolate juntam-se no final! 
Da próxima vez ficarão perfeitas e espero que com o golden syrup.

11 comentários:

  1. para mim pepitas ou nao ela estao prefeitas muito bonitas gostei m bjs

    ResponderEliminar
  2. Confesso que estou mortinha por ver os resultados do desafio da Miss B e bem essas bolachas tem um aspecto fantástico...adoooroooo os ingredientes e as fitinhas dão-lhe um ar super cute! Se por acaso encontrares o Golden Syrup avisa, há montes de tempo que ando atras disso.beijocas

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito das tuas bolachinhas, eu também tenho a minha receitinha para fazer e ando adiar o que não pode ser, mas agora na páscoa irei fazer para sobremesa.. Chocolate e amendoim combina muito bem e as tuas cookies estão bem perfeitinhas..beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Estas bolachinhas ficaram um mimi amiga muito bonitas e sem duvida bem saborosas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. que bolachas fabulosas :) devem ser bem crocantes, como eu gosto :)

    ResponderEliminar
  6. Hmm, estas bolachas têm óptimo aspecto. Tenho manteiga de amendoim lá em casa e nunca sei o que fazer com ela, vou experimentar!

    Parabéns pelo blog, tornei-me seguidora ;)

    Nicole

    ResponderEliminar
  7. Adorei as tuas bolachinas! vou reproduzi-las sem duvida :)

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha de bolachas!
    E assim com os amendoins inteiros que boas devem ficar!

    ResponderEliminar
  9. Ficaram simplesmente maravilhosas! Adorei!

    Obrigada pela fantástica participação!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ficaram com super bom aspecto!!!! Deviam estar uma delicia!!! :)

    ResponderEliminar
  11. Já copiei a receita, tem tudo para ser uma delícia!!

    ResponderEliminar