quinta-feira, 5 de abril de 2012

Perú com Ervas Aromáticas e Arroz de Legumes

A minha amiga X é adepta "ferrenha" da cozinha saudável!
No seu quintal cresce uma horta, a sua despensa conta com leguminosas secas que ela coze juntamente com algas e outras coisinhas. 
Não se importa de fazer alguns quilómetros extra para ir buscar legumes frescos e biológicos.
Procura na praça o peixe mais fresco, com a garantia de que foi mesmo pescado no mar.
Faz sopas com cheirinho à cozinha das avós.
Gosto de ficar a cavaquear com ela, falando de algas e tofu, de sal com especiarias, de seitan.
A X cozinha muito bem, sei-o porque já me sentei à mesa dela algumas vezes. 
Ela tem tanto para me ensinar, absorvo o que me diz como uma esponja e tento pôr em prática.
Hoje fui para a cozinha a pensar nela, imaginando como seria o nosso almoço feito por ela.
Inspirada na minha amiga, o nosso almoço foi muito saudável e bastante saboroso.
Quem me dera que a X abrisse um blogue e partilhasse com todos o que ela sabe sobre alimentação boa e saudável! 
Anima-te vá lá, vem ser blogueira!

Ingredientes:
bifes de perú;
dentes de alho;
louro;
salva;
tomilho;
piri-piri;
açafrão;
molho de soja;
alecrim;
azeite;
sal.


Execução:
Não tenho horta, com muita pena minha, mas tenho algumas ervas aromáticas no jardim. É o caso das da foto. Levei-as a estalar em azeite sempre em lume brando.
Cortei os bifes em pedaços pequenos e introduzi neste azeite muito perfumado. Tapei imediatamente, tenho um testo que se adapta na perfeição ao fundo da minha frigideira, ainda por cima posso ver a evolução sem precisar de destapar. A carne cozinhou no seu próprio suco.
Assim que mudou de cor, ficando com aspeto de cozida, adicionei o molho de soja e um pouco de açafrão que lhe deram cor e sabor extra. Deixei que os novos temperos se incorporassem bem. Tapei e retirei do lume.
Entretanto preparei o arroz.

Ingredientes:
arroz carolino;
cebola;
dentes de alho;
ervilhas;
bróculos;
cenouras baby;
talos de coentros;
Azeite;
sal.

Execução:
Estalei ligeiramente no azeite a cebola e o alho. 
Adicionei duas chávenas e meia de água e uma de arroz. Mal levantou fervura juntei os raminhos de bróculos, depois as ervilhas, os talos de coentros (bem migados) e o sal. Deixei cozer em lume brando.
Perto do final acrescentei as cenouras baby, que assim ficaram durinhas.

Gostaste, X?

6 comentários:

  1. Uma refeição muito aromatizada e bem do meu agrado, adorei!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma refeição de aspecto magnífico, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Olá Helena! Só cheguei agora aqui e só posso dizer que és encantadora! Mas um bocadinho exagerada... Blogueira, acho que não vou ser, mas conversas agradáveis contigo sobre comidinha simples e saudável podes ter a certeza. Adorei a receita. Podia muito bem ter sido a do meu almoço hoje, mas por acaso, caí no tofú, como te disse esta semana é a semana do tofú cá em casa. Juliana de legumes (um pouco de tudo que tinha à mão) com tofú e arroz branco a acompanhar.Ah! Não esquecer a sopa de couve galega... Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tofú também comprei hoje e seitan...e mais umas coisinhas boas!
      Não exagerei nada Xana! Sopa está em falta por aqui!!! Nem uma ainda!
      Bjs

      Eliminar
  4. Olá Lenita,
    Prato super saudável!
    Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a semana vou fazer uma receita tua!

      Eliminar