quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Rabanadas com Creme de Ovos

Parabéns a todos os meninos que nascem a cada dia!
Felizes os que têm crianças em casa, não há maior alegria.
Aos olhos das mães, os filhos são sempre pequeninos,
Não importa quantos anos têm, nem que estejam tão altos
Que nem em pontas de pés se lhes chega para dar um beijinho!
Serão sempre crias, filhotes e sabe tão bem tê-los no ninho!




Rabanadas, um doce de Natal por excelência, uma tradição que não pode faltar na mesa.
Há tantas receitas diferentes, com leite, com vinho, com água e açúcar, com e sem calda... já experimentei imensas variações, misturei leite com vinho, passei-as só por gemas antes de fritar, mergulhei em calda de vinho doce e frutos secos...
As que vos trago são as "rainhas" entre as rabanadas, cá em casa já não querem outras! Eu ainda insisti mas foi em vão... 
São muito apreciadas e sempre pedidas estas meninas amarelinhas, ninguém se farta delas, são mesmo uma "tentação sobre a mesa"!



(Adaptado de Teleculinária e Docaria, volume 17., º pág. 263 )

Rabanadas com Creme de Ovos


Ingredientes (rendeu cerca de 18 unidades):
pão cacete duro (usei cacete do fininho);
10 claras (podem ser mais se houver de sobra);
leite q.b.
casca de limão;
óleo para fritar.

Creme de Ovos

500 g de açúcar;
250 ml de água;
casca de limão;
10 gemas.



Execução:
Cortar fatias de pão cacete duro  (3 a 4 dias) na diagonal, com a espessura de um dedo.
Ferver o leite com uma casca de limão.
Bater as claras em castelo firme.
Embeber o pão no leite e escorrer um pouco o excesso.



Cobrir de ambos os lados com as claras aconchegando um pouco, seja generoso e se tiver claras em excesso aproveite para gastar mais algumas.



Formar pequenas nuvens,  envolvendo  totalmente a fatia de pão.
Fritar em óleo moderadamente quente, procurando que não se toquem para não se pegarem umas às outras (poucas de cada vez).



Deixar escorrer sobre papel absorvente, de ambos os lados, troque o papel as vezes necessárias para retirar o máximo de gordura possível, mas não pressionar.
Preparar o creme de ovos fervendo a água com o açúcar e a casca de limão, durante 5 minutos.
Retirar do lume e deixar arrefecer, até a calda estar apenas morna.
Adicionar as gemas batidas, misturar bem e levar de novo ao lume, em temperatura moderada, mexendo sempre até começar a querer levantar fervura. Baixar a temperatura para o mínimo, continuar a mexer e assim que o creme estiver espesso retirar.
Colocar as rabanadas no prato de servir, regar generosamente  cada uma com o creme de ovos.
Polvilhar com canela a gosto.


Não resista, é tempo de festa e de cometer alguns excessos, vá lá... delicie-se.
Experimente-as na festa de passagem de ano, sucesso garantido!



Imaginem colocar na boca um pedacinho de nuvem coberto com um raio de sol e perfumado com o melhor da terra. Delicioso!

30 comentários:

  1. :D

    Que rabanadas maravilhosas! :)

    Vou anotar esta modo de fazer, e para a passagem de ano, certamente irei fazer! :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Lenita,
    Gostei muito da receita das rabanadas, é muito interessante, certamente vou experimentar.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Ummmm como tu dices son mismo una tentacion en la mesa, deben estar deliciosas, un beso amiga

    ResponderEliminar
  4. Ha´anos que não como rabanadas ,mas essas deixaram -me com agua na boca.
    Devem ser uma verdadeira delicia,adorei.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu nem gosto das rabanadas "tradicionais" mas esta tua receita parece ser muito boa :)

    ResponderEliminar
  6. Uma sugestão mesmo vistosa!
    Não conhecia essa versão com o creme de ovos.

    ResponderEliminar
  7. Fiquei maravilhada com estas rabanadas. Que delícia!
    Beijinhos continuação de Boas Festas

    ResponderEliminar
  8. Lindas rabanadas! Nunca tinha visto assim, com um aspecto tão dourado e atraente! Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  9. Sou uma super fã de rabanadas, e estas tiraram-me do sério, acho que para o ano novo vou arriscar faze-las, que aspeto divinal, fiquei de agua na boca :)

    ResponderEliminar
  10. Humm que delicia devem ser...
    Hoje ando a canja, mas ainda me tentava :))
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Que delícia de rabanadas,bem diferentes e com o creme de ovos,hummm,tão boas!!!!
    Concordo contigo quando dizes que os nossos filhos ,para nós,são sempre os nossos meninos,independentemente da idade.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. Um sucesso garantido mesmo!! Devem ser ainda melhores :)

    ResponderEliminar
  13. Nossa!!! Essas rabanadas estão de matar qualquer um...
    de tanta vontade de comer essas DELÍCIAS!!! AMEI!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  14. Ai..ai..ai... Que maravilha é esta????? Tenho que experimentar que ja fiquei a aguar... :)))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Hum uma tentação rabanadas, e com creme de ovos não há quem resista! Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Bem, realmente são uma verdadeira tentação sobre a mesa! Adoro rabanadas e essas com esse creme estão um autêntico pecado!!
    Beijinhos e que as festas continuem boas:)

    ResponderEliminar
  17. Meu Deus! Que iguaria pecaminosa!! Não gosto de rabanadas, mas estas acho que até comia duas de uma vez!!
    Muito boa receita ;)
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  18. Eu que nem sou apreciadora de rabanadas, fiquei com vontade de comer uma!! Quem sabe no fim do Ano.
    Mais uma receita maravilhosa, Lenita!!
    Beijinhos e Feliz 2013

    ResponderEliminar
  19. Que rabanadas!! Que aspecto delicioso, quero! Quero muito!!!

    Lenita, hoje postei no meu blog, uma receita que retirei aqui do "tentações sobre a mesa"! Obrigada por todas as sugestões, este blog é uma verdadeira inspiração para mim.
    Bom ano novo!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Lenita,

    Estas tuas rabanadas estão magnificas, é uma versão diferente e tentadora, adorei o aspecto delicioso e todo o enquadramento que lhe deste ! :-)

    Uma versão a experimentar, decididamente ! :-)

    E sim, os nossos meninos serão os nossos meninos sempre e para sempre, até que tenham cabelos brancos e mais de 90 anos... :))

    Aproveito também para te desejar a continuação de Boas Festas e de umas excelentes entradas em 2013. Faço votos para que o ano vindouro te traga tudo o que mais almejas alcançar ! :-)

    Um beijinho grande para Ti

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Olá Lenita !
    Bem que rabanadas deliciosas, também quero !!!
    Muitos beijinhos e que 2013 seja cheio de coisas boas.
    Anabela Salema

    ResponderEliminar
  22. oi minha querida feliz 2013 tiudo de bom para vce e pars au familia ..esta rabanada é bem diferente das que fazemos mas esta divina para mim com claras é novidade
    bjão doce

    ResponderEliminar
  23. olá lenita,
    eu não sou grande apreciadora de rabanadas, mas confesso que fiquei mt curiosa com estas! espero que o teu natal tenha sido mt feliz e k o ano que está a chegar seja cheio de receitas doces e de saude=) beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Que aspecto delicioso:)
    Beijinhos
    http://entretralhasepanelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Mas que grande TENTAÇÃO!
    Impossivel não cometer excessos, tendo um prato destas rabanadas à frente. :D
    Continuação de boas festas.
    Beijinhos

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Que excelente ideia! O meu marido vai adorar.
    Ficam mesmo uma tentação!
    Lenita desejo-te Um Feliz ano.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Lenita estou aqui limpando o queixo, pois a baba está escorrendo.Arrasou com estas rabanadas.Beijos querida, m lindo e abençoado final de semana.

    ResponderEliminar
  28. Palavra de honra que me deixastd a salivar. Vou fazer esta tua maravilhosa maravilha. Feliz Natal, linda e doce amiguinha. Um beijinho, Maria

    ResponderEliminar
  29. não gosto de rabanadas, mas estas são especiais, de certeza que vou gostar ... já levo comigo para fazer com a minha mãe :)
    beijinhos
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar