segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Bacalhau Gratinado.

Não quero que o Sr. Bacalhau fique zangado, especialmente depois de ter sido tão vilmente plagiado!
Hoje fiz dele  o convidado de honra e para que se sentisse bem, convidei muitas amigas também!


Não sou muito dada a grandes relatos sobre memórias de tempos idos, mas sempre que preparo este prato lembro-me da residência feminina, por onde passei nos tempos de estudante em Viana do Castelo. Ainda ouço  a cozinheira, a Conceição, a cantar na cozinha enquanto preparava, com o coração, a comida que nós ajudávamos a colocar na mesa. 
Este prato de bacalhau era sempre esperado com entusiasmo!
Não refiro quantidades, cada um coloca conforme a necessidade, tendo em conta que são precisas duas camadas de batatas e legumes, uma para o fundo e outra a cobrir o bacalhau.

Ingredientes:
bacalhau em posta (bom para lascar);
batatas,
ervilhas;
couves de bruxelas;
cenoura;
ovos cozidos;
cebola;
alhos,
azeitonas;
azeite;
colorau;
molho bechamel;
queijo para polvilhar (opcional).


Execução:
Levam-se a cozer as batatas cortadas em rodelas grossas, as ervilhas, as cenouras, as couves de bruxelas e os ovos.
Corta-se a cebola em rodelas e leva-se ao lume com os alhos, numa frigideira regada abundantemente com azeite. Junta-se o bacalhau cru e polvilha-se com o colorau.  Deixa-se cozinhar e vai-se virando, pode-se tapar por algum tempo tendo cuidado para não deixar queimar a cebola.
Numa assadeira colocam-se, no fundo, metade  das rodelas de batata,  das ervilhas, das cenouras, das couves de bruxelas, e das rodelas de ovo. Lasca-se o bacalhau, retirando as espinhas e peles. Dispõe-se na assadeira junto com a cebola e os alhos. Volta-se a colocar ervilhas, cenouras, couves de bruxelas e azeitonas. A última camada é feita com rodelas de batata, ovo e azeitonas. Rega-se com o azeite em que se cozinhou o bacalhau e cobre-se tudo com o molho bechamel. Vai ao forno gratinar, até ficar douradinho por cima. Pode levar queijo a polvilhar.

3 comentários:

  1. Que delícia de sugestão, ficou com um aspecto tão bom!

    ResponderEliminar
  2. Eu diria que deve ficar um espectaculo! Ainda pra mais porque adoro bacalhau.. e ficou muito bonito o teu.

    ResponderEliminar