domingo, 12 de fevereiro de 2012

Bolo de Morangos.

Adoro-te! Acredita porque é verdade!
Gosto de ti até ao infinito!
Quando te vejo não te resisto, tenho que te possuir mesmo que a época ou o local não sejam apropriados.
Tens o aroma da primavera, a cor do verão,  és quente, és fresco, és uma tentação!
Vem, vem, comigo não me faças esperar!  
Vamos dançar juntos um tango!
Sim morango?

Ainda estão fora de época, mas cheiravam tão bem! Nada suplanta o prazer de os saborear frescos e doces, mas vi uma receita que me deixou com água na boca. Daí a experimentar foi um passo pequeno.  A receita , encontrei-a aqui. Adaptei-a às medidas que uso habitualmente.
Ingredientes:
400 g de morangos;
1 chávena de farinha (250 ml);
1/3 de chávena de farinha maizena (80 ml);
1 chávena de açúcar + 2 colheres de sopa;
1/2 chávena de leite (125 ml);
6 colheres de sopa de manteiga;
2 ovos pequenos;
1 + 1/2 colher de chá de fermento;
1 colher de café de extrato de baunilha.

Execução:
Batem-se bem os ovos com o açúcar, até duplicar de volume, junta-se a manteiga e continua-se a bater. Adiciona-se o leite, no qual se dissolveu o extrato de baunilha.
Misturam-se as farinhas e o fermento, à parte, e lentamente envolvem-se na massa anterior.
Deita-se a  massa do bolo numa forma de pirex ou refratária, bem untada com manteiga (eu também coloquei farinha, mas não foi possível desenformar).
Dispõem-se os morangos, cortados em metades, sobre a massa e polvilham-se com as 2 colheres de sopa de açúcar. Vai ao forno,  pré-aquecido a 165.º, durante 60 minutos.


Recomendo que usem uma formacom maior diâmetro do que a minha, pois ao crescer a massa tapou a maioria dos morangos ainda coloquei mais alguns, porém não ficou com o aspeto que pretendia. O sabor, esse é muito bom.

9 comentários:

  1. hummm que bem que me sabia para animar a alma....bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Mesmo assim ficou bonitooo esse bolo, e saboroso deve ter ficado de certeza! Que tentação. Beijinho *

    ResponderEliminar
  3. que bolo delicioso de morango,adorei o seu blog beijos

    ResponderEliminar
  4. Parece delicioso!
    Os morangos ainda não chegaram cá com aquele aspecto bem suculento, parecem muito falsos!
    Tenho que esperar ainda mais um pouco.

    ResponderEliminar
  5. Estive agora a fazer este bolo mas fiquei baralhada com as medidas. Tenho dois conjuntos de medidas chávena/colher e ambos tem a indicação das equivalências em mililitros e é metade do que indica na receita, por exemplo: uma chávena equivale a 100ml, não a 250ml. Optei por seguir as medidas em chávena/colher e vamos lá ver o que sai ali do forno! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assunção,
      Desconhecia a existência de chávenas com as medidas que indica! Tenho 2 conjuntos e ambos apresentam 250 ml para 1 chávena; 125 ml para 1/2 chávena; 80 ml para 1/3 de chávena; 60 ml para 1/4 de chávena; 30 ml 1/8 de chávena. Estas são as medidas que uso sempre.
      A sua chávena não é sequer metade pois refere que apenas tem 100 ml.... oxalá corra bem, mas vai ficar muito pequenino esse bolinho.
      Bjs

      Eliminar
  6. Um dos meus conjuntinhos é este http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/10233259/ (ambos comprados no IKEA) e as medidas são 1 ml, 5 ml, 15 ml e 100 ml. Estou a ver que os suecos me trocaram as voltas! De qualquer modo o bolo foi um valente, cresceu, ficou bom e desapareceu enquanto o diabo esfregou um olho!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Assunção!
      Acho que vale a pena comprar umas chávenas de também umas chávenas de medida standard.
      As minhas são estas....
      https://www.facebook.com/media/set/?set=a.650749191688874.1073741944.193332884097176&type=3

      Eliminar
    2. Obrigado pelo conselho, vou procurar umas desse género e no entretanto vou tomar nota das medidas correctas! :)

      Eliminar