sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bolonhesa em Gôndolas de Pão de Alho

"Comer, Orar, Amar"!
Comer em Itália, orar na Índia, amar na Indonésia!
A escolha parece-me fantástica, vamos então começar por comer...



Viajar é um sonho comum à maioria das pessoas, eu estou incluída nessa maioria. Em mim a vontade de viajar é imensa, algo que me faz sonhar constantemente, por isso aproveito para o fazer de todas as formas que estão ao meu alcance, especialmente pelo olhar e palavras de outros.
Se um livro me promete uma viajem excitante, eu agarro-o bem e deixo-me levar como se fosse um tapete mágico. Estão a ver porque este mimo, em forma de selo, foi recebido com muito carinho.



Uma gentil oferta da Áurea, do blogue Receitas de Sedução, e da Kinhas, do blogue  A Cozinha da Kinhas.  Aproveitem e passem por lá são dois espaços culinários fantásticos!
Devo  referir dois livros que gostei de ler em 2012:

Já citei um, "Comer, Orar, Amar", uma micro-autobiografia de 1 ano na vida de Elizabeth Gilbert, durante o qual visita três lugares procurando desenvolver uma faceta de sua natureza, no contexto de uma cultura que tradicionalmente se destacasse por fazê-lo bem. Comer bem - Itália (nada parva); desenvolver a espiritualidade - India ; amar - indonésia.



O segundo livro, "Duas Irmãs e um Rei", um bestseller de Philippa Gregory, uma romancista britânica que baseia os seus romances em factos reais da história de Inglaterra e que me levou conhecer os Bolena, Maria e Ana, e a devorar mais algumas obras desta brilhante autora.
Podia falar-vos de outros, mas temo tornar-me chata, contudo, tenho que vos dizer que "O Último Segredo", de José Rodrigo dos Santos, mexeu comigo. O que não é de admirar pois, quando conheci Dan Brown e o seu "Código da Vinci”, li alguns dos livros constantes da sua bibliografia, o tema apaixona-me.

Este ano o que quero ler?
Muito sobre culinária, claro! Tenho 4 livros novos na minha estante, falarei deles noutro momento! Fora da cozinha, continuarei a viajar, de momento tenho um "Encontro na Provença", com Elizabeth Adler e depois quero conhecer "As 50 Sombras de Grey", de E.L. James, e provavelmente o resto da trilogia, sim é “caliente”! A Vitória Hislop tem um livro novo, "A Arca" e a Joanne Harris deu continuidade à história de Vivianne do livro "Chocolate" e "Sapatos de Rebuçado" que eu adorei, já está ai o "O Aroma das Especiarias", por isso sei perfeitamente o que irei ler nos próximos meses!
Quanto a oferecer o selo a outros blogues... já o vi por todo o lado, provavelmente iram receber repetido. Deixo aqui para quem ainda não recebeu e gostaria de falar um pouco dos seus livros preferidos, terei muito prazer em saber quais foram ou serão... sintam-se desde já convidados a leva-lo.


Regressemos à cozinha e ao tema "Comer", vamos então viajar até aos sabores que lembram Itália, pelo menos para quem não a conhece, como é o meu caso (ainda)!


Carne à bolonhesa, pão de alho e oregãos, queijo mozarella... estamos a caminho e vamos  transportar Bolonha de gôndola até Veneza!

(a inspiração veio daqui)

Bolonhesa em Gôndolas de Pão de Alho

Ingredientes (rende 8 "gôndolas" grandes):

Massa
400 g farinha de trigo sem fermentoT65;
100 g farinha de milho amarela (ou branca);
1 colher de  café de sal;
4,6 g de fermento seco (1 saqueta);
150 ml de leite (usei kefir);
125 ml de água morna;
1 colher de chá de açúcar;
4 dentes de alho;
1 colher de sopa de azeite (generosa);
1 colher de chá de oregãos secos.

Recheio
400 g de carne picada (usei de porco);
1 cebola
2 tomates;
1 cenoura;
1 courgette;
3 dentes de alho
100 ml polpa de tomate;
100 ml de vinho branco;
1 ramo de mangerona (ou outra erva aromática a gosto, por exemplo o mix de ervas de provence);
1 colher de sobremesa de açúcar;
pimenta preta;
sal;
azeite.

e ainda, queijo mozarella, ovos e tomilho ou oregãos frescos.


Execução

Massa
Peneirar as farinhas e mistura-las com o sal.
Dissolver o fermento com um pouco de a água morna e juntar o açúcar.
Abrir uma cova no centro da farinha e deitar ai o fermento, misturar com um garfo, juntando alguma farinha.
Juntar o leite morno e continuar a incorporar a farinha, continuar juntada água e mexendo até incorporar toda a farinha (pode não ser necessária toda a água, ou pode precisar de um pouco mais, depende das farinhas).
Picar os dentes de alho e saltear em lume brando com o azeite. Verter sobre a massa e amassar tudo bem.
Levedar a massa em local temperado (dentro do forno levemente aquecido) até duplicar de tamanho, cerca de 1.30 horas (entretanto prepara-se o recheio).
Enfarinhar a bancada (usei sêmola de milho, mas pode ser farinha normal).
Dividir a massa ao meio e depois formar 4 porções com cada metade, obtendo 8 pedaços semelhantes.
Abrir com o rolo, mais ou menos em círculo.


Enrolar para o interior.

Juntar ambos os rolos e torcer, tipo rebuçado, dobrar a extremidade e vira-la para baixo.



No momento de levar ao forno, colocar sobre um tabuleiro bem quente e ligeiramente enfarinhado .
Antes disso é necessário rechear.


Recheio
Picar a cebola, ralar a cenoura e o courgette, cortar o tomate em pedaços pequenos.
Cobrir o fundo de uma frigideira com azeite e saltear os alhos picados. Juntar os legumes e deixar cozinhar um pouco.
Adicionar a carne picada e a polpa de tomate, temperar com sal, pimenta moída na hora e cozinhar um pouco mais.
Regar com o vinho branco e salpicar com a colher de açúcar (para reduzir a acidez).
Deixar apurar tudo.
Pouco antes do final juntar as folhar de mangerona e retificar os temperos.


Rechear as "gôndolas" com a bolonhesa. Cobrir com queijo mozarella, ou ovo (ou rodelas de tomate, tiras de pimento e azeitonas...).
Levar ao forno, pré-aquecido a 200º, durante 20 minutos, ou até que a massa comece a dourar.
Servir imediatamente.



Apenas é necessário um bom vinho para acompanhar, o resto já está tudo aqui!



Uma espécie de pizza um pouco diferente, uma massa com sabor a alho tão boa!
Bom fim de semana!

29 comentários:

  1. Oi Lenita! Ótimo post! A leitura nos proporciona deliciosas viagens, é sempre delicioso! Adorei a receita, parece uma delicia!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  2. Que delicia!
    Gostei muito mesmo!
    Deve ser terrivelmente delicioso!
    Vou mesmo ter que experimentar.
    Ainda bem que gostou do selinho.

    Muitos beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea sá

    ResponderEliminar
  3. Ficou verdadeiramente lindo esse prato Lenita! :D

    Eu também adoro viajar e ler sobre viagens. Simplesmente adoro. Sendo muito sincera, acho que se pudesse passava toda a vida a viajar (até gosto mais de viajar do que de cozinhar!). Isso foi algo que me foi incutido pelos meus pais, com quem já tive a sorte de viajar muito, mas que também cultivo com o meu namorado e com os meus amigos. O meu namorado costuma dizer que nunca estou quieta, mal venho de uma viagem começo logo a planear a seguinte! :D

    Esses barquinhos abriram-me o apetite, e são uma óptima sugestão! :D

    Beijinhos e bom fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha que ficaram.... Devem ser óptimas e uma óptima refeição para os miúdos... :)
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. hummm... ficou com aspecto super delicioso!!!

    bom fim de semana

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  6. Adorei - que ideia criativa! A última foto então, parece estar mesmo a convidar a uma trinca. Bom fim de semana, Lenita.

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito de Itália (estive lá 3 semanas). A cidade que me encheu o coração, e as medidas, foi Roma, onde comi bem e por um preço razoável. Florença e Veneza era mais carotas, mas tinham outros encantos. Se pudesse, era um dos países que gostaria de percorrer de carro, com calma, parando em todos os lugares que me apetecesse. Estas tuas gondolas fizeram regressar muitos anos no tempo, por esta viagem tão fantástica :)

    ResponderEliminar
  8. Parece mesmo uma pizza! :D
    Adoro o sabor a alho...! Adorei!*

    ResponderEliminar
  9. É só delícias prá nos tentar né? Pois, vou levar esta receita e assim que tiver um tempinho faço, sua malvada! Parabéns pelo selinho, beijokas carinhosas...

    ResponderEliminar
  10. Adorei a receita, fica com uma apresentação fantástica.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Minha querida estou sem palavras!! Estas gôndolas estão fantásticas!!!! Obrigada de coração pela menção do meu blogue, mas se ele já um pouco conhecido tu és uma das pessoas a quem o devo :))
    Quanto aos livros, eu já li o "Comer, orar, amar" e também gostei muito.
    Confesso que também já li as 50 sombras de grey, ou melhor a trilogia completa e não fiquei nada decepcionada! Óptimo para mentes mais abertas ;)

    beijinhos e bom sábado!

    ResponderEliminar
  12. Lenita, Lenita... vir aqui ao teu espaço é sempre um prazer para a alma e apra os olhos... Nossa bem falam que os olhos sao os primeiros a comer e que maravilha estas tuas gandolas... metia-me ja numa para uma viagem em redor do mundo!!! Excelente mesmo!! MInha amiga perguntaste pelo desafio lá no meu blog... eu mandei-te uma mensagem no FB nao sei se ja viste a explicar o que é e ainda podes participar se quiseres ate 3ª.

    Amiga fica aqui a minha participaçao para o desafio do teu blog:

    http://tachosvspanelas.blogspot.pt/2013/01/pao-de-agua-e-vinho.html

    Desculpa a minha ausencia mas eu tenho estado sem net em casa por causa do temporal do fds passado!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  13. Olá querida. Estes dias tenho estado ausente mas por aqui continuam as receitas maravilhosas. E tenho-te a dizer que esta faz-nos mesmo viajar. E se for até Itália ainda melhor, porque ainda não conheço, irei conhecer em breve e sei que vou amar. A cultura, os sabores, os lugares, a língua "cantada", só se pode amar. Esta receitinha está um mimo ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Lenita, que delicia! Gosto muito de pão de alho. Essa massa com esse gosto deve ser deliciosa! Sugestão riquíssima! Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  15. Ficaram lindas apetece mesmo comer uma.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Oi Lenita,
    Sem dúvida é uma agradável sugestão, como disse uma pizza diferente mas sem dúvida deliciosas, lindas gondolas, ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  17. Ena, tão bom Lenita :)
    Acho que era mesmo isto que me apetecia jantar hoje.
    Que lindas gôndolas de pão de alho tão bem recheadas.
    Adoro! Quero fazer um dia, com tempo...
    Olha, sabes o bolinho que publiquei não devo ter usado o kefir porque quando o fiz acho que ainda não tinha o teu presentinho (as receitas que ando a postar já são antigas, não tenho tido tempo para nada... e está complicado).
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Sensacional!!!

    Adoro sua busca constante de trazer a originalidade para perto dos amigos do blog.

    Lenita vc tem o dom do saber!
    Parabéns.

    Abraçaço.

    ResponderEliminar
  19. Ficou um apetite, não me importava nada de embarcar na viagem dessas gôndolas, ficaram uma delicia :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  20. Mas esta receita é qualquer coisa...
    Um espanto, isto "arrasa" em qualquer mesa. :)
    Excelente trabalho Lenita, tenho que experimentar.

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. olá Lenita !!!
    Que verdadeira tentação ! Os meus meninos cá de casa vão adorar quando eu fizer esta receita ! Já tomei nota de tudo !!!
    Desculpa a minha ausencia nas visitas mas as coisas t~em andado um pouco turbulentas por causa do emprego, mas tudo se está a resolver, é a crise e infelizmente há cada vez mais empresas a despedir pessoas, não foi o meu caso mas houve muitos colegas a irem embora ... Enfim, horrivel ...
    Beijinhos grande e bom domingo.
    Anabela Salema

    ResponderEliminar
  22. Olá Lenita: parabéns pelo selinho literário. Já vi que temos alguns gostos parecidos. Gostei deste "Comer,orar,amar", já li a trilogia "caliente" (embora não seja grande coisa a nível literário,na minha modesta opinião)," O aroma das especiarias" gostei imenso .
    A tua receita é de deixar qualquer um a babar. Maravilha!!
    ( Querida: ja deixei a minha participação no teu passatempo. Espero que gostes)
    Bjs e bom domingo
    Márcia

    ResponderEliminar
  23. Que bonitas gondolas!!Fiquei com uma vontade de comer uma!!
    Sempre excelentes sugestoes!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. A mim também me parece muito bem, adoro os países e as suas gastronomias :)

    Estas delicias ficaram mesmo fenomenais e adorei as fotos :)

    ResponderEliminar
  25. Ui... Devem estar uma maravilha! Que aspecto!!!
    Vou experimentar.

    ResponderEliminar
  26. Um formato tão lindo e invulgar, Lenita, adoro este tipo de refeições descontraídas ao fim de semana, em especial ! :)

    Ficaram uma tentação deliciosa, não só eu mas em especial a filhota iria delirar com uma dessas "gôndolas" tão apelativas ! :))

    Mais um selinho e mais parabéns te desejo ! :)

    Beijinhos querida !

    Isabel

    ResponderEliminar
  27. Hummmm Lenita, eu adoro alho e adoro pão caseiro e quente.Sua receita ficaria perfeita sobre a mesa na minha frente, claro.Fiquei aqui babando de vontade de provar, ainda mais sendo feito por você que tem se revelado uma padeira de mão cheia.Arrasou.Beijos amiga, tenha uma linda semana.

    ResponderEliminar