domingo, 27 de janeiro de 2013

Cheesecake Brownie - Bolo de Queijo e Chocolate

Escandaloso!
Completamente imoral!
Delicioso!
Este é só para muito gulosos...
Vamos lá pessoal?



Está de dieta? Então é melhor ir embora já, porque se ficar não vai resistir, vai mesmo cair em tentação!
Eu não quero ser responsável por isso, volte outro dia... quando houver uma sopinha.
Vai ficar não é! Faz muito bem. Uma espreitadela não faz mal a ninguém e o que é bom regala a vida!


Eu dobrei a receita, mas apresento nas quantidades originais.

(Adaptado do livro - "Ready for Dessert: My Best Recepies" de David Lebovitz)

Cheesecake Brownie

Ingredientes:

Brownies

85 g de manteiga sem sal;
115 g de chocolate amargo ou semi amargo em tablete;
130 g de açúcar;
2 ovos L;
70 g de farinha;
1/8 de colher de chá de sal;
1 colher de sopa de cacau em pó;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
80 g de pepitas de chocolate.

Cheesecake

200 g de queijo creme;
1 gema de ovo grande (ou 2 pequenas);
75 g de açúcar;
4 gotas de extrato de baunilha.

Decoração
Chocolate em tablete q.b.



Preparação:

Brownies

Forrar uma forma ou tabuleiro com papel vegetal e untar bem.
Partir o chocolate em pedaços e derreter junto com a manteiga em lume muito brando, mexendo sempre ou no micro-ondas. Deixar arrefecer um pouco.
Bater os ovos com o açúcar.
Juntar o chocolate e manteiga derretidos, batendo bem.
Numa tigela misturar a farinha, o cacau em pó, a pitada de sal e as pepitas de chocolate.
Incorporar os ingredientes secos com os húmidos.

Cheesecake
Bater o queijo creme com a gemas de ovo, o açúcar e o extrato de  baunilha até obter um creme aveludado.

Colocar no fundo da forma a massa de brownie e alisar. Sobre esta deitar o creme do cheesecake.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180.º, durante 35 a 40 minutos.
Depois de frio retirar com cuidado da forma, cortar em pequenos retângulos e decorar com chocolate (derretido), com a ajuda de uma seringa.


Se não é apreciador de chocolate amargo, substitua por ou chocolate mais doce, mas tenha em atenção a quantidade de açúcar ou vai ficar enjoativo. 


Pode-se ver que o brownie ficou bem húmido, as pepitas embora não estejam visíveis sentem-se ao trincar.


A Léia, do blogue Receitas Culinárias indicou-me para receber este selo. Muito obrigada pelo teu carinho e por te lembrares de mim.
Devo responder a 12 perguntas feitas por ela e indicar mais 10 blogues. Vou responder às perguntas e dedico a todos os blogues amigos que partilham este espaço comigo o selo.


1- Como escolheu o nome do blog?
Foi fácil escolher, ocorreu-me a ideia, discutia um pouco com o pessoal aqui de casa e pronto nasceu o nome!
2- O que te levou a criar este blog e com que finalidade?
Nasceu duma conversa com a minha filha que me pediu para escrever as minhas receitas num caderno! Ora, caderno não... um blogue, com fotos é muito melhor e pode ser visto de qualquer lugar.
3- O que você mais gosta de postar em seu blog?
Sem duvida que doces tentações.
4- Qual o seu maior desejo de realização através do blog?
Não tenho nenhum desejo específico, quero continuar a aprender, partilhar, trocar ideias e conhecer pessoas maravilhosas que, tal como eu, gostam de culinarices.
5- O que te inspira na hora de fazer as receitas para as postagens?
Muitas vezes receitas de outros blogues, de livros, algo que vejo numa revista, na TV, o que está no frigorífico a precisar de ser gasto, ou simplesmente um desejo...
6- Qual nota você daria para seu blog?
Eu dava muitas notas de 500€ se tivesse, ahahah!
7- Quanto tempo você dedica do seu dia ao blog?
Demasiado,os serões, tornou-se um vicio!
8- Quanto tempo tem seu blog?
Fez 1 ano em 30/12/12.
9- Qual tipo de prato faz mais sucesso na sua opinião para os leitores?
Na minha opinião, confirmada pelas estatísticas do blogger... doces, especialmente bolos!
10- Como você escreve seus posts?
Escrevo sentada ou deitada no sofá e com o PC no colo!
11- Você se inspirou em algum blog na hora de criar o seu, se sim em qual?
Não me inspirei em nenhum em concreto, mas inspiro-me todos os dias em muitos!
12-Onde você mora?
Portugal, distrito de Viana do castelo.

Ainda está a tempo de participar no PASSATEMPO de aniversário cá do Tentações, "Vinho meu, minha Tentação". 

28 comentários:

  1. Oi Lenita,
    Gostei muito de saber mais sobre si e o blog, sem dúvida o blog merece uma ótima nota, é de ótimo nível.
    O Cheesecake Brownie - Bolo de Queijo e Chocolate, tem irresistível aparência e sabor, adoraria saboreá-lo agora no lanche.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Lenita,

    Parabéns pelo selo, através destes miminhos ficamos sempre a perceber um pouco melhor as pessoas que nos passaram a ser mais próximas, como é o teu caso ! :)

    Os teus "brownies" são uma perfeita provocação para mim, já sabes, não me ficaria apenas por uma dessas magnificas e deliciosas fatias !

    Lindas e perfeitas, é o que me ocorre dizer ! :)

    Beijinhos grandes, boa semana ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Tão bom aspecto!! Gosto muito de ler esses selinhos, dá para ficar a conhecer mais um pouquinho :)

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha, têm um aspecto lindissimo, uma textura de fazer crescer água na boca, e queria ter uns quantos aqui comigo para matar esta vontade enorme de provar estas doçuras :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Ummmmmmmmmmm, exquisito y mortalmente irresistible¡¡¡¡¡¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  6. Lenita,
    Como dizia a outra :) Jesus, Maria, José...
    Fiquei tonta com esta guloseima. Faz tanto o meu géneroooo :D
    Tenho mesmo que um dia destes vir buscar a tua receita!
    Vai ser para o Carnaval, que ninguém leva a mal :D
    Adorei as respostas ao desafio da Léia :) assim fiquei a conhecer um bocadinho mais de ti.
    Boa semana e beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Lenita é realmente uma verdadeira tentação, parece divino!!! Parabéns pelo selo q recebeu da Leia e adorei conhecer um pouquinho sobre vc!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  8. Minha querida Lenita! Eu como não estou de dieta fiquei para ver esta maravilha :))) sem dúvida que é uma perdição... pena que o ecrã não deixe agarrar num pedaço e trazê-lo para cá!

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Tal como descreves, escandaloso e completamente imoral! Acabei de jantar e fiquei com fome :)
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  10. Realmente é uma receita bem pecaminosa! :D Mas também é de pecados que se faz a felicidade, por isso desde que não sejam todos os dias eu até arriscaria a dizer que só nos fazem bem à alma ;)

    Adoro cheesecake e é o meu doce preferido, mas nunca comi com brownie! Sem dúvida uma receita a experimentar! :D

    Beijinhos e bom resto de Domingo!

    Espreita o meu desafio aqui:

    http://omeubemestar.blogspot.com/2013/01/as-melhores-bolachas-com-pepitas-de.html

    ResponderEliminar
  11. Lenita, que pecado. Acho que devia ter parado quando me deste a oportunidade. Agora vou ter que ir comer uns bombons, para acalmar a fúria da vontade de coisas doces!

    ResponderEliminar
  12. Que receita óptima amiga, um grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  13. Lenita minha querida, venho ver sua receita que me deixou babando e me deparo com as respostas do desafio que você aceitou, adorei ler as respostas, também adoraria receber várias notas de dinheiro, kkkkk.Coloquei esta pergunta, por ter recebido um dia em um comentário uma nota da leitora sobre minha receita, rsrs.Respondi que estava melhorando, ja estava até recebendo notas, kkkk.Obrigada querida, por aceitar e por responder tão animadamente.Adorei.Adoraria sair da dieta (que não faço) com estas deliciosas tentações.Beijos amada, tenha uma semana maravilhosamente abençoada.

    ResponderEliminar
  14. uau! juntou suas maravilhas numa só receita! babei de vontadeeeee

    ResponderEliminar
  15. Olá, boa noite Lenita!

    Gostei de saber um pouco mais do seu blogue e de si. ;)

    Que tentações! Por acaso estava de dieta! eheheh
    Mas por acaso hoje também fiz um doce. ;)
    Mas comia dois destes. :P
    Que lindos e tentadores! De certeza que são deliciosos. Vou mesmo ter que experimentar! ;)

    Beijinhos doces e boa semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  16. Gosto deste tipo de bolos, em que um sabor "brinca" com o outro. Quanto ao selo, parabéns! E venha daí mais uma semana cheia de inspiração. :)

    ResponderEliminar
  17. Parabéns pelo Selo, Lenita! E quanto a essa sobremesa, é impropria para regimes!! Parece deliciosa e esta irresistivel!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Lenita,
    Que doce tentação esta!
    O ano que passou também me estreei nos brownies e o mal é começar. Fiz um muito parecido com este e é uma perfeita delícia. Quem diz que não se pode ter o melhor de dois mundos?
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  19. Lenita querida que tentações sobre a sua mesa!!! Pena que não são na minha mesa amiga kkkk, mas isso é fácil é só fazer igual não é? Ficaram lindos, e tentadores. Gostei muito das suas respostas e parabéns pelo selinho. Inspirações nunca faltam aqui na sua cozinha. Bjocas

    ResponderEliminar
  20. eu estou de dieta!!!! mas não resisti!
    é que adoro brownies e pensar neles e cheesecake ao mesmo tempo é qualquer coisa de surreal de tão bom que deve ser. acho que encontraste A sobremesa!
    beijinhos**

    ResponderEliminar
  21. Lenita, uma receita bem tentadora mesmo, ainda mais com ingredientes tão gostosos!
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderEliminar
  22. Lenita, Bom dia alegria... Minha amiga, ehehehehhe começando por falar dos teus cheesecakes, meu deus, como sempre uma tantaçao mais que tentadora, impropria mesmo para quem anda de dieta... adorei!! E agora vou-te contar um segredo... Pois nao é que esta menina aqui pensava que tu moravas para a zona de Leiria??? És do Norte, isso explica muita coisa...(coisas boas tá???)

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  23. Eu estou de dieta mas.............. não resisti e fiquei com água na boca só de olhar para esses bolinhos, que tentação mesmo

    Beijokas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Além de maravilhosa, ficam também muito bonitos. Que 2 em 1 fabuloso!! :)

    ResponderEliminar
  25. ¡Felicidades por tu merecido premio lo primero! La introducción a la receta que has hecho ha sido muy divertida y la receta debería tener premio por ser tan rica, me quedo con ganas de probar un buen trozo hasta que la haga.
    Besos.

    ResponderEliminar
  26. Olá Lenita: estes deliciosos quadradinhos tiram qualquer um do sério!! Qual dieta,qual quê!!! Impossível resistir a uma gulodice dessas. Ficaram lindos e com uma apresentação fantastica!
    Parabéns pelo selinho. É sempre bom ficarmos a conhecer um pouco melhor pessoas que já sabemos ser excelentes.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  27. Lenita,
    que coisa maravilhosa é esta amiga!!! :)
    Um encanto de brownie com cheesecake, adoro as fotos.
    Adoro o livro, também tenho esse, é tão lindo não é? :)
    E ando há séculos para fazer cheesecake brownies mas ainda não tive tempo.
    Ficaram escandalosamente soberbos e gulosos.
    Levo um? :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. Estão uma tentação divina Lenita e sim, são super escandalosos e super deliciosos, eheheeh!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar