segunda-feira, 11 de junho de 2012

Salada Bruchetta - Panzanella

Outro dia fiz uma Açorda.
Fiz e quis que que ela fosse servida dado destaque ao seu coração, o pão.

Então e depois o que fazer com aquela caixa de pão, toda aquela côdea tão boa?
Uma salada?


Não sabia que nome lhe dar, e como so ingredientes são os que se usam na bruchetta, ficou assim mesmo.
Parti a côdea de pão em pedacinhos pequenos. Temperei com azeite, alho picado e em pó, e ervas de provence.


Levei ao forno a torrar lentamente para ficar com a textura dos croutons.


Cortei tomate cacho  em pedacinhos, misturei-lhe azeitonas pretas em rodelas e uma malagueta. Temperei com mangericão e mangerona, azeite e alho picado. 


Parti cubos pequenos de queijo de cabra (Palhais) e juntei tudo numa saladeira.
Estava tão bom, não foi preciso comer mais nada!
Agora tenho côdea de broa... o que fazer com ela?
Fiquei a saber pelo comentário do blogue "Salsa verde" que em itália chamam a este tipo de saladas com pão "Panzanella", nome que me parece bem adequado.

21 comentários:

  1. Uma sugestão que deve ficar deliciosa, e pelos ingredientes podia vir até à minha mesa :)

    ResponderEliminar
  2. olá lenita,
    que optima sugestão para as côdeas de pão=)a mim nunca me sobram porque são a minha parte preferida do pão hehe beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Vera, mas eu tinha a codea de um pão inteiro depois de comermos a acorda que lhe enfiei dentro!

      Eliminar
  3. Que rica ensalada, me ha llenado de alegria verla, me encanta como la has preparado, supongo que el sabor espectacular y con queso de cabra me gusta mucho :)

    ResponderEliminar
  4. Nossa!!! Parece DELICIOSO!!! ADOREI!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  5. Olá Lenita, boa noite!

    Vc é tão criativa que não deixa pedra sobre pedra!
    Adorei o prato tanto quanto fiquei imaginando qual vinho português harmonizaria com essa explosão de aromas.

    Vc quer uma indicação do peixe não é? Pois então, sugiro o "bacalhau" fresco em postas largas.

    ResponderEliminar
  6. Que bom aspecto!!!! Deliciosa!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Excelente iniciativa lenita, pois esta salada ficou mt apetitosa gostei mt . Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Lenita,
    Adoro a côdea, também os croutons (então de ervas hummm), esta salada está excelente, em beleza e sabor.
    Feliz dia dos namorados BR, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  9. Excelente aproveitamento! :) Assim fizeste esta bela saladinha que ficou mesmo uma delicia :) O contraste entre o crocante do pão e o suave da salada é divinal :)

    ResponderEliminar
  10. Uma delícia de salada. Na Itália, chamam panzanella a estas saladas com pão.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Que delícia de sugestão, a tua salada está fantástica!
    A minha Mãe costuma fazer uma salada deste género mas com broa de milho, também fica óptima.

    ResponderEliminar
  12. Parece ter ficado delicioso! Nham..nham...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Bom dia, Lenita!

    Como gostei desta tua sugestão! Vou experimentar brevemente, pois vem ao encontro de aromas de que muito gosto.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Que rica ensalada, nunca se me habria ocurrido, besos

    ResponderEliminar
  15. Adorei a sugestão, deve ser uma delicia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Uma deliciosa salada com pão :)
    Aproveitar tudo, tem mesmo de ser. E torná-lo assim apetecível e delicioso.
    Uma salada bem fresca e perfumada. Com sabores do mediterrâneo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Lenita
    Nunca usei o pão inteiro para servir algo, como a sua açorda. Gostei muito da ideia e melhor ainda com o aproveitamento da casca (côdea). Os croutons estão tão douradinhos e a salda parece deliciosa. Eles também ficariam deliciosos em cima de uma sopa quentinha...hum...
    Beijos

    ResponderEliminar