segunda-feira, 4 de junho de 2012

Aspic de Frutos e Flores - Gelatina Recheada de Frutas em Camadas

Traz a primavera na cor, o verão no sabor, prende-nos o olhar com a sua beleza e esplendor!
Dizem que passou de moda, que já não se usa!
Não há que preocupar... afinal o vintage agora é chique!
Vamos lá provar este aspic!



A primeira tentativa deixou-me com fome de mais...



Logo de seguida experimentei fazer um grande!



E como não tem colesterol, não engorda, não faz mal a nada... faz bem a tudo, posso usar e abusar!


E foi tal a satisfação de o ver, que não consegui-a parar de o fotografar!
A gelatina realçou as cores dos frutos, pô-los a brilhar! 
E nem queria comê-lo... apetecia-me só ficar a vê-lo!


Já sei que me vão perguntar... "dá muito trabalho?"
É preciso ser um pouco paciente, mas o resultado, compensa largamente!



Ingredientes:

5 folhas de gelatina incolor:
80 ml de vinho moscatel;
80 ml de água;
1 colher de sopa de açúcar;
1 casca de limão;
2 folhas grande de manjericão;
1 pacote de gelatina de ananás (1 saqueta);
1 pacote de gelatina de pêssego (1 saqueta);
250 g de framboesas (usei congeladas);
4 pêssegos;
1 papaia;
1 manga;
alguns mirtilos e groselhas;
folhas de hortelã;
4 amores prefeitos biológicos.






Execução:

Demolham-se as folhas de gelatina, num pouco de água fria.
Num tacho, pequenino, ferve-se a água com o vinho moscatel, a casca de limão, o açúcar e as folhas de manjericão. Espremem-se bem as folhas de gelatina demolhadas e juntam-se para que derretam. Deixa-se arrefecer à temperatura ambiente. Retira-se a casca de limão e as folhas de manjericão.
Preparam-se as gelatinas de acordo com as instruções da embalagem, mas retirando-se 50 ml à quatidade da água e levam-se ao frio até arrefecerem, mas sem prender.
Preparam-se as frutas e cortam-se em cubos pequenos.


No fundo de uma forma própria para gelatinas, deita-se um pouco da gelatina com o moscatel e sobre esta dispõem-se as flores, algumas folhas de hortelã e as bagas. Cobre-se com a restante gelatina e leva-se ao frio (coloquei na arca) alguns minutos para prender.
Retira-se e dispõem-se pedaços de pêssego e as framboesas. Cobre.se com gelatina de ananás. Como usei framboesas congeladas prendeu quase de imediato, se forem frescas tem que se voltar a colocar no frio até prender a nova camada.
Por ultimo, dispõem-se os cubinhos de papaia e manga, algumas folhas de hortelã e cobre-se com a gelatina de pêssego.
Deixa-se durante algumas horas no frigorífico até prender bem, de preferência de um dia para o outro.


Na hora de desenformar, descola-se cuidadosamente, com a ponta de uma faca os bordos. Coloca-se água bem quente numa bacia e mergulha-se a forma por alguns segundos. Este procedimento vai fazer derreter a gelatina que está em contato com a forma, fazendo com que seja fácil desenformar e dando-lhe um aspeto muito brilhante.


Agora não há desculpas para não fazer/comer uma sobremesa maravilhosa!



Para satisfazer os mais gulosos, serve-se regado com doce de morango e pêssego... hum, tão bom!



Agora vamos provar...



Uma para os seguidores...



Esta para os fantásticos amigos que sempre deixam um comentário generoso.


Esta para as visitas ocasionais... voltem sempre!



E esta... está é só para ti!

31 comentários:

  1. Lenita que sobremesa linda parabéns eu adorei beijos

    ResponderEliminar
  2. Oi Lenita
    Esta gelatina está Muito bonita (está fabulástica, melhor dizendo). Reparei que ficaste sem saber onde comprar o cremor de tartaro (tal como digo no post um dos locais é nas farmácias, tb podes encontrar nas lojas de cake design, por exemplo - isso foi mesmo uma dor de cabeça para mim
    Segue o link para perceberes melhor o que é o crremor de tártaro)
    E, uma vez mais, parabéns pela tua gelatina (hiper) recheada

    ResponderEliminar
  3. Nossa!!! É simplesmente LINDO!!! Estou apaixonada por esses aspics...
    Peguei a minha parte... Humm!!! Que DELÍCIA!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  4. Lenita, o que posso dizer? Este aspic está espetacular! Perfeito! As fotos ficaram lindíssimas e você poderia tirar mais e mais fotos que cada um me maravilharia sem cansar. Acho que é um dos posts mais lindos que já vi. Parabéns! Paula

    ResponderEliminar
  5. Lenita, que aspic más bonito y bueno te ha quedado, me has dejado impresionada con tanto color, te felicito.
    Besitos.

    ResponderEliminar
  6. Maravilhosa!! fiquei tentada em fazê-la também...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Lénita, meu Deus!!!!!

    Que delicia maravilhosa é esta amiga!!!!

    Agora cai de cu eheheh com tanta beleza jà nem tenho fome pois meus olhos devorar estas fotos, fiquei encantada, os meus parabens amiga este poste é 5* amei!

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. Oi Lenita!
    Este grande ficou ainda mais bonito que os pequenos!
    Gostei do detalhe das flores.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Lenita,
    Está deslumbrante, adorei esta receita, ficou muito linda e é certamente deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  10. Ficou lindo! Parabéns está fabuloso!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. O efeito visual é mesmo lindo e bem colorido!

    ResponderEliminar
  12. Olá Lenita!
    Ficaste fã dos aspics. Eu pessoalmente acho que só o aspeto compensa o trabalho. Este tipo de sobremesa é o ideal para se fazer quando se tem amigos para jantar ou almoçar lá em casa. Como leva gelatina pode ser feita com alguma antecedência. Tenho uma dúvida em relação a esta: onde se podem comprar as flores comestíveis ou biológicos? Parabéns mais uma vez.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  13. Lenita que fotos maravilhosos! Esta sobremesa está parecendo deliciosa!!! Vim agradecer a visita e dizer que também estou te seguindo!!!!
    Bjoss
    Mel

    ResponderEliminar
  14. Que linda sobremesa. Fiquei mesmo encantada!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Lenita, vim agradecer a visitinha ao blog, e encontro essa sobremesa fabulosa e encantadora!!!adoro a utilização de flores comestíveis, aqui não encontro, mas já encontrei um site que vende sementes de flores comestíveis e já está na minha lista de desejos...bjinhos e uma ótima semana...

    ResponderEliminar
  16. Que linda! Gelatina assim é bom demais, além da beleza, é bem refrescante e saudável.
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Que sobremesa linda cheia de cor e sabor! amei obrigada pela visita seja bem vinda beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. Simplesmente deslumbrante Lenita!
    As cores, o aspecto, o efeito visual, lindo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Que maravilha Lenita! Como é que adivinhaste que eu adoro gelatinas, assim, mesmo bem recheadas? Tem um aspecto divinal! Está perfeita.
    beijinho

    ResponderEliminar
  20. Visualmente é brutal mesmo :)
    Acho que o sabor só pode ser uma maravilha...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. ficou um maximo mt bonito para os olhos adoreiiiiiiiiiii eu tb fazia como tu nao parava de olhar rsrs bjs

    ResponderEliminar
  22. Simplesmente Lindo!!!!

    Sensacional!

    Se puder visite me blog: http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Lenita ! Minha querida amiga, ficou lindaaaa esta sobremesa. A cor,todos os ingredientes as fotos, toda a apresentação deixo-me encantada.
    Combinações sempre perfeitas que nos apresentas. Quando aqui venho fico sempre sempre palavras...
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Lenita veja só o que perdi, nunca vi em minha vida uma sobremesa tão linda, delicada, fabulosa como essa. Amei, linda,deliciosa fresquissíma, os frutos combinaram muito bem entre si, ótima sugestão para um almoço de domingo, ou mesmo para uma festividade. Encantadora. Parabéns. Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Uma verdadeira tentação!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  26. Olá,

    Muitos parabens, esta sobremesa além de deliciosa está perfeita em termos de aspeto. As tuas fotografias têm magia, parecem obras vivas.

    bjinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  27. Linda sobremesa! Vou experimentar,espero que fique tão bonita como esta!
    Obrigada por ter partilhado!

    ResponderEliminar