terça-feira, 5 de junho de 2012

Açorda de Bacalhau

Vem cá, vem... que já te dou a açorda!




 Ingredientes:

500 g de bacalhau desfiado;
1 pão rústico, duro;
3 ovos;
4 dentes de alho;
um ramo de coentros;
1 punhado de camarões;
azeite.

Execução:

Faz-se uma tampa no pão e retira-se todo o miolo, tendo o cuidado de não o furar, de modo a obter uma caixa, nela se servirá a açorda.
Dá-se uma fervura ligeira no bacalhau, escorre-se a água e com ela. rega-se o miolo do pão, de forma a encharca-lo bem.
Cobre-se generosamente o fundo de um tacho com azeite e estalam-se os alhos. Adiciona-se o miolo do pão, mexe-se de forma a obter uma açorda homogénea e cremosa. Introduzem-se o bacalhau e os camarões e deixa-se cozinhar um pouco mexendo sempre. Juntam-se os ovos, que se desfazem com um garfo e os coentros picados.


Enche-se a caixa de pão , enfeita-se com alguns camarões e folhinhas de coentros.


Serve-se imediatamente.


Tão boa a nossa cozinha regional!

26 comentários:

  1. uiui mas que pao tao bom com bacalhau hummmm esta um luxo adorei o interior bravo bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu quero que delícia adorei a receita beijos

    ResponderEliminar
  3. Lenita, não me canso de elogiar as tuas fotografias. adoro-as, quando venho aqui torna-se tão fácil sentir o sabor das maravilhas que aqui partilhas connosco =) beijocas e bons cozinhados

    ResponderEliminar
  4. Nossaa! que receita de dar água na boca! humm que coisa boa num friozinho saborear essa maravilha! beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olha que eu vou mesmo... Nossa!!! Fiquei com água na boca!!! Os camarões estão piscando para mim... Que TORTURA!!! ADOREI!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  6. Deve estar maravilhosa. Parecida com a minha. Dentro do pão dá logo um ar mais rustico. Gostei.
    Bjs Ana

    ResponderEliminar
  7. Adoro açorda de bacalhau, minha avo fazia mts vezes quando eu era criança, este teu pratinho ficou com um aspecto 5* e mt bem apresentado, maravlha!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Ai Lenita ... Que coisa boa!
    Vou experimentar, sem dúvida!!!
    Um beijinho bem doce e tem um dia feliz:)

    ResponderEliminar
  9. Olá Lenita,
    Dessa açorda eu quero, o visual está lindo, o pão rústico, o recheio açorda, está perfeita, parabéns.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  10. Mas que bom aspeto, muito mesmo....bjokitas

    ResponderEliminar
  11. Lenita!
    Gostei muito de açorda quando provei em Portugal, e fiquei procurando receitas, mas até agora nenhuma me convenceu. Até agora, porque com esta sua, eu vou me aventurar na preparação! O que mais me agradou, é que desta vez não usa carne de boi ou de porco (nem tanta gordura). Apesar de não ser fã de bacalhau, os camarões me conquistaram.
    Obrigada pela receita.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. A tua açorda tem um excelente aspecto, mas infelizmente não sou grande fã deste prato :(

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. olá! que bom aspecto e dentro do pão deve ser maravilhoso:D

    ResponderEliminar
  14. Bom dia, Lenita!

    Gosto muto de açordas e esta conquistou-me.

    ResponderEliminar
  15. UAUUU, aqui está uma receita que eu nunca fiz, mas que fiquei com bastante vontade de experimentar!! Tem tudo o que eu gosto... pão caseiro, camarõees, bacalhau, coentros...
    Adorei!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Que apetitosa ficou a tua açorda, mesmo bem servida!

    ResponderEliminar
  17. Obrigada pelos comentários no meu blog.
    Não conhecia este teu cantinho e fiquei encantada com o que encontrei. Lindas fotos, deliciosas receitas...adorei! Já sou seguidora e voltarei muitas mais vezes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. que aspecto delicioso!!!

    vou levar a receita comigo!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Que maravilha!
    E deliciosa a apresentação :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Olá amiga !
    Optima sugestão ! E que bonita ficou ! Uau, a foto está linda !
    Um grande beijinho e bom feriado.

    ResponderEliminar
  21. Nunca provei açorda,mas pelo que vejo falr em outros blogs é delicioso. Ficou tão lindo assim dentro do pão, e sem dúvida nenhuma muito saboroso. Vou colocar em prática qualquer dia em minha cozinha. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. O aspecto é divino e a apresentação, absolutamente fabulosa!
    Lia.

    ResponderEliminar
  23. Que maravilha! Tem mesmo um aspecto delicioso!
    Obrigada pela visita! Bjoca

    ResponderEliminar
  24. Lenita, esse bacalhau tem 1 ótimo aspeto, com certeza vou experimentar 1 dia destes.
    Já agora, gostava de saber como se faz aquele prato de galinha com grão e depois leva 1 molho delicioso e é servido individualmente em cima de 1 fatia de pão alentejano. Eu já comi, mas gostava de aoprender a fazer. Se alguém souber a receita, agradeço.
    Beijinhos. MC.

    ResponderEliminar
  25. Lenita,quais os restaurantes que proporcionam esta iguaria ?Se houver algum na beira alta,melhor ainda . . . Antecipadamente obrigado.

    ResponderEliminar