terça-feira, 19 de junho de 2012

Bolo de Nectarinas e Tâmaras

Um bolo a meio da semana?!
Porque não?
Porque sim!


Ingredientes:
1 kg de nectarinas maduras;
100 g tâmaras descaroçadas;
350 g de farinha;
200 g de açúcar;
150 de leite;
65 g de creme vegetal;
2 ovos L;
raspa de 1/2 laranja;
1 colher de sopa de sumo de limão;
1 colher de café de erva doce em pó (opcional);
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio.


Execução:
Bater o açúcar com os ovos até obter um creme fofo e volumoso. Juntar o creme vegetal, o leite, a raspa de laranja, a erva doce e o sumo de limão, bater um pouco mais.
Misturar a farinha com o fermento e o bicarbonato. Adicionar em pequenas quantidades batendo suavemente para incorporar.
Untar uma forma e deitar uma parte da massa, rechear com o pêssego laminado e metades de tâmaras descaroçadas, colocar o resto da massa e cobrir com mais fruta.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos.


Está a chegar a melhor época do ano para deixar  os bolos prenhos de fruta!


É verdade, aqui por estes lados até pode não parecer, mas o verão está a bater à porta! Entre por favor... seja muito bem vindo!


Não é preciso dizer "que delicia"... salta aos olhos!

22 comentários:

  1. Querida Lenita,
    Você quer me matar??? Eu acho que sim... Quer me matar de tanta vontade de comer essa DELÍCIA!!! Hummm!!! ADOREI!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  2. Lenita, una tarta riquísima, me encantan las nectarinas, en tarta nunca la he probado pero esta tuya se ve muy rica.
    Besitos.

    ResponderEliminar
  3. salta mesmo aos olhos Lenita!
    Que delícia!
    5*

    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Lena um bolo a meio da semana bem mesmo a calhar :) e delicioso como sempre! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ficou tão bonito... que aspecto delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. porque sim! adoro nectarinas e este ano ainda não as provei :(
    este bolo ficou com um aspecto delicioso! beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que delicia¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡, me encanta, besos

    ResponderEliminar
  8. Lenita,
    Vou já servir-me de uma fatia, antes que o mesmo acabe... pois pelo aspeto, não deve durar muito!! Está escelente!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Os meus olhos sairam daqui todos gulosos :)
    Porque sim! Porque não? :) Um bolo lindo!
    Cheio de fruta, para chamar o Verão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Olá Lenita,
    Esta receita é de comer primeiro com os olhos, ficou linda!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
  11. uiui mas que maravilha esse interior bravo esta super bjs

    ResponderEliminar
  12. Lenita
    Um encanto!Salta aos olhos e ao paladar, aliás, como tudo nesta cozinha repleta de delícias...beijão

    ResponderEliminar
  13. Sim, porque não? A mim não salta aos olhos...saltava era logo para a minha barriga :D Uma delicia esse bolo, cheio de ingredientes especiais e saborosos :) Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. Mais um bolo com um aspecto super tentador!!!
    Estas fotografias deixam-me com vontade de experimentar tudo!!

    ResponderEliminar
  15. Qué rica Lenita!! Además es muy bonita, así que felicidades!!
    La nectarina me encanta!!
    Besos.

    ResponderEliminar
  16. olá Lenita,
    obrigada pela visita! Gostei muito do teu blog e das tuas deliciosas sugestões, hummm...

    A minha máquina de gelados não é da marca Tefal. Comprei no Aldi ou Lidl (não me lembro) e estou muito satisfeita com ela! Foi baratíssima e trabalha muito bem

    ;-)

    ResponderEliminar
  17. Lenita querida, o nome do seu blog faz mesmo jús às delicias que sempre encontro aqui, esse bolo está magnifico, lindo, com ares de Verão e absolutamente deliciosa. Pena que não tem como roubar uma fatia hehe. Adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Uma combinação magnífica e um bolo lindo, lindo!!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  19. Lenita querida, peço licença pra ti seguir; amei todas as tuas receitas, e logo estarei a preparar este bolinho de frutas, tá maravilhoso! Compreendo o teu recolhimento, não desanime, acaba de ganhar mais uma amiga, ainda que virtual. Fica com Deus, muita luz e passa no meu cantinho também, ficarei imensamente feliz! Sempre que eu puder darei uma passadinha aqui. Beijocas.... Nina Paim

    ResponderEliminar