sábado, 1 de setembro de 2012

Geleia de Camarinhas

Deixo as memórias levantarem voo presas no bico de uma gaivota, sobrevoam as dunas, ou o que delas resta, já que muitas foram engolidas pelas águas furiosas do mar invernoso.
Ali estão elas, a sua visão trás-me à lembrança o riso dos meus filhos, as suas corridas dunas acima, rebolando na descida. Teimavam em apanhar, as bagas selvagens e come-las assim mesmo, cobertas com o pó que o vento levantou da areia e aquecidas pelo sol de verão!
Que bela visão as camarinhas, pequenas pérolas brancas, tão alvas que lembram bolinhas de granizo sobre os arbustos verde musgo, brilhando ao sol numa tarde de estio.
Dizem que são lágrimas da rainha Santa Isabel de Portugal, que chorando atravessou o pinhal.
Dão devem ser lágrimas, porque a sua visão enche de luz e alegria o coração.


Chamam-se  camarinhas ou camarinheiras,  apenas crescem nas dunas e nos pinhais junto à costa ocidental atlântica, é uma planta autoctone e quase exclusiva da Península Ibérica.



Ao caminhar entre os seus arbustos somos invadidos por um cheiro adocidado que lembra o mel.
O sabor é difícil de descrever são agridoces, bem refrescantes. A sua utilização na culinária está pouco explorada, mas a geleia de camarinha é   conhecida e uma verdadeira delicia.


As quantidades apresentadas foram as que usei, a regra será pesar o líquido já coado, resultante da cozedura dos frutos e adicionar 2/3 do seu peso em açúcar.


Ingredientes:


850 g de camarinhas;
380 g de açúcar;
agúa q.b.
casca de limão.



Execução:



Levar ao lume as camarinhas cobertas com água,  cozer em lume brando uns 30 minutos. 
As bagas brancas tornam-se translúcidas, depois ficam rosadas e por fim rebentam libertando polpa e as sementes escuras.
Passar por um passador de rede, ajudando com uma colher para retirar as sementes e aproveitar bem a polpa.
Pesar o liquido obtido e adicionar 2/3 do peso em açúcar e uma casaca de limão cortada bem fininha.
Levar novamente ao lume com o açúcar e deixar ferver em lume brando até obter um ponto estrada.
Guardar em frascos esterilizados.
Tal como todas as geleias, esta pode ser aromatizada de muitas formas diferentes: com casca de laranja, lima, tangerina,com sumo de limão, com gengibre, sálvia, anis, canela, noz moscada, pimenta, etc. Sempre misturadas no momento de adicionar o açúcar.

Se quiser usar com carne, misturar um pouco de vinagre balsâmico.





Enquanto cozem as camarinhas libertam um aroma que me lembra framboesas frescas e marmelos.



Existem cantigas e lendas associadas a estas pequenas bagas, encontrei AQUI algumas, bem como fotos antigas tiradas na Figueira da Foz, onde eram vendidas em cestos de verga e colocadas em cartuxos como se fossem tremoços.



Uma geleia tão bonita e saborosa, pedia um bom acompanhamento... um bolinho (scone) amarelinho e fofo, mas essa será a próxima receita.



São tão lindas as camarinhas!  


33 comentários:

  1. São lindas mesmo, desconhecia completamente, mas que fez uma geleia bem agradável, isso fez.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  2. Olá Lenita,
    Não conhecia nem imaginava a existência, mais uma que aprendo, a geleia ficou linda muito apetitosa, vou ter de ir aí para conhecer o sabor.
    Bom sábado, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Sem comentários Lenita!!
    O post tá todo lindo... a história.. as imagens a receita..
    Desde que entrei aqui a primeira vez fiquei admirada com tantas belezas e com suas fotos..
    Acho belíssimas..
    Um beijo carinhoso no seu coração e um restinho de sábado especial pra você..
    Sheila

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Lenita !
    Que fruto tão bonito! Não conhecia.
    Concerteza que a geleia é muito boa.
    Gostei muito de conhecer.
    Um beijinho e bom domingo.

    ResponderEliminar
  5. Que lindas!!! Parecem decorações de Natal. Nunca tinha ouvido falar em camarinhas.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Também concordo, as camarinhas são lindas! E as fotografias ficaram espetaculares!
    Recordo-me de as apanhar e comer em pinhais, no regresso da praia (normalmente de Mira ou Vagueira), quando parávamos para fazer um piquenique. Bons tempos!
    O sabor é único e, realmente, difícil de descrever.
    Um beijinho.
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia essas bagas. São bem bonitas e a geleia fica com uma cor incrivel. Obrigado pela partilha. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Lenita, desconhecia por completo as camarinhas, mas agora que me deste o prazer de as conhecer fiquei curiosa para experimentar... porque essa geleia encheu-me a vista!!!

    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  9. Lenita que frutinha mais linda, fiquei curiosa e gostaria de conhecer seu sabor!!
    Bjss
    Mel

    ResponderEliminar
  10. Por aqui existem tantas, e é tão boa esta geleia adoro.....bjokitas

    ResponderEliminar
  11. Adoro camarinhas!!!
    Mesmo com pó e tudo! :P
    A geleia de camarinhas não conhecia, deve ser fabulosa.

    Beijinhos e continuação de um excelente domingo.

    ResponderEliminar
  12. querida lenita,
    é sempre uma inspiração visitar o teu blogue=) ADOREI o teu texto,e as fotografias=) conheço muito bem as camarinhas, mas não sabia que davam para fazer doce!! beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ora aqui está algo que desconhecia completamente. Adoro ter acesso a estas coisa novas :D obrigada!
    beijinho

    ResponderEliminar
  14. Oi Lenita, sempre tão poética e romantica, adoro ler seus posts.Não conheço as camarinhas, mas a cor da geléia ficou divina.Se são lagrimas será de alegria não de tristezas.São lindas.Beijos querida e tenha uma semana mais que abençoada.

    ResponderEliminar
  15. NÃO CONHECIA MAS ADOREI ESSA GELEIA FICOU PERFEITA.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  16. Não conheço essas bagas, mas são super lindas. A geleia está com uma cor incrível, deve ser uma maravilha. Vou ficar atenta a ver se encontro=) beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia este fruto!!! :)
    Que maravilha de geleia, ficou com um aspecto fantástico :)
    Fiquei cheia de vontade de provar!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Helena, obrigada por me transportares a minha infancia e adolescencia. Nao pela geleia, pq nao sabia que se podia fazer com os pequeninos frutos, as camarinhas,mas por me recordares o sabor e todos os bons momentos de outras epocas. Essas sim, trazem-me doces recordacoes dos tempos em que passava o Verao inteirinho, de Julho a Setembro numa praia maravilhosa de uma aldeia piscatoria no pinhal de Leiria. Adorei, de verdade, este teu post. Obrigada, uma vez mais.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  19. Que giro!!!
    Não tinha conhecimento e ao ver as fotografias pensei tratar-se de algo completamente diferente. :)
    A geleia, ficou com um aspecto fantástico.. Um fraco sff. :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Desculpa a minha ausência no blog e a comentar as tuas maravilhosas receitas nos últimos dias...mas devido a motivos pessoais que explicarei em breve, não pude aceder à Internet. No entanto, estou de volta e cheia de vontade de ver as tuas novas receitinhas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Narwen, que bom ter-te de volta!
      Comentar os blogues de que gostamos tem que ser um prazer e não uma obrigação! Quando não se pode...pois tudo bem, não há nenhum problema.
      Bjs

      Eliminar
  21. Hola Lenita, desde otra parte del Atlántico te saludo y te agradezco tu visita a mi humilde blog, ya repasé el tuyo y es una delicia, se me asemeja a esa brisa fresca de mar que entra por la ventana de mi cocina cuando estoy cocinando para los míos.
    Te seguiré y te brindo mi cocina para que comentemos nuestras ocurrencias.
    Besos desde Canarias.

    ResponderEliminar
  22. Que maravilha de post.
    Desconheci estas bagas, fiquei muito curiosa e encantada
    Beijinho e, uma vez mais, parabéns pelo post

    ResponderEliminar
  23. Lenita querida, não conheço esse fruto, mas são tão lindos, branquinhos e redondinhos, muito delicados. A geléia parece um mel. Ficou linda. Aproveito a oportunidade para dizer que tem um mimo e um desafio em meu blog para voce. Sinta-se a vontade em aceitar ou não, pois nossa vida é muito corrida né? Beijinhos um excelente finalzinho de domingo

    ResponderEliminar
  24. Que fruto mais lindo ,ai eu queria muito experimentar ,boa semana beijos

    ResponderEliminar
  25. Lenita,
    Adorei o teu post.
    Conheço as camarinhas, mas infelizmente já há muitos anos que não vejo nada por aqui.
    Antigamente também apanhava e lembro-me que tinham um sabor agridoce :))
    Muito boa ideia a tua da geleia! Parabéns pela originalidade.
    Boa semana e beijinho

    ResponderEliminar
  26. Que maravilha... e eu desconhecia completamente. Não me importava nada de provar um pouquinho, está mesmo apetitosa! bjs

    ResponderEliminar
  27. Grande Lenita,

    Belíssimo post!
    Para eu, um verdadeiro documentário. Raro, rico, revelador, informativo, bem feito, com lindas fotos e texto condizente com as habilidades de sempre.

    Sou seu fã ardoroso minha amiga de além mar.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  28. Olá Lenita!! Fabuloso! Que cor maravilhosa tem a tua geleia! Comi camarinhas uma ou duas vezes na minha vida, mas nunca esqueci o seu sabor carateristico! Consegue-se encontrar geleia de camarinha á venda? Agora fiquei cheia de vontade de experimentar!!
    A ver se o teu post dá outra vida a este fruto tão esquecido da nossa flora nacional ;)
    Adorei as tuas fotos*

    ResponderEliminar
  29. Olá Pami,
    Eu nunca vi geleia de camarinhas à venda, não sei se haverá!

    ResponderEliminar
  30. Querida Lenita,
    Nem nunca tinha ouvido falar em camarinhas até a Ginjinha me ter falado nelas pela primeira vez e agora, vejo esta tua geleia fabulosa e esta descrição e divagação magníficas e fico encantada e completamente apaixonada por elas!!
    Beijinhos grande,
    Lia.

    ResponderEliminar
  31. Olá Lenita
    Eu moro muito perto duma zona onde existem muitas camarinhas e gosto muito e as comer, mas no ano passado pensei em fazer licor com elas ficou divinal todas as pessoas que provaram adoraram.
    Mas essa geleia também deve ser maravilhosa vou experimentar.
    beijos

    ResponderEliminar
  32. Só boas lembranças aqui na costa Vicentina com meu primo em Setembro vou fazer a geleia obrigado pela receita beijos

    ResponderEliminar