Bem sei que neste blogue se encontram muito mais doces que salgados!
Acontece que as fotos dos salgados não ficam tão bonitas... olho-as e acho-as... sem sal!
Ai está o real motivo de sobressairem os doces! Estes fotografo com calma... sem ninguém a perguntar... "não me digas que ainda vais fotografar?"... "já se pode comer?", ou então "deixa lá isso que estou cheio de fome"!!!
Hoje, mesmo com fotos menos bonitinhas, trago-vos o nosso jantar de domingo, recheado de legumes e que (à semelhança de tantos outros) quase ficava "desqualificado".
Um "Creme de duas abóboras" ideal para quem está de dieta, pois não tem batata e uma "Bruchetta quente" com pimentos de padrón, pinchos, azeitonas e cogumelos.
Ingredientes:
2 fatias grandes de abóbora;
2 courgettes;
2 talos de alho francês (parte branca);
1 cebola;
4 cenouras;
sal q.b.
azeite q.b.
Execução:
Cortar todos os legumes em pedaços pequenos.
Colocar os legumes numa panela e cobrir com água.
Temperar com sal a gosto.
Levar ao lume até estarem cozidos e triturar.
Levei dias para conseguir fotografar estas meninas, são flores de abóbora e abrem pela manhã, cedinho, depois fecham!
Bruchetta Quente (com pimentos de padrón, pinchos e cogumelos).
fatias de bom pão (saloio, rústico, alentejano... outro);
pimentos de padrón (aos quais tive que tirar as sementes por serem demasiado picantes);
cogumelos;
chouriços "pinchos";
azeitonas em rodelas;
dentes de alho;
flor de sal;
azeite.
Execução:
Esfregar alho nas fatias de pão.
Fritar em azeite abundante os pimentos com os pinchos cortados em rodelas, os cogumelos laminados, alhos esmagados e as rodelas de azeitona. Quando os pimentos estiverem macios e um pouco tostados salpicar com flor de sal.
Cá está, depois de tantos doces... uma sopinha e esta bruchetta para quebrar um ciclo.
Espero que gostem!
Olá lenita, que delicia esta bruchetta! Pena que aqui onde eu moro não tenha cogumelos frescos que eu tanto gosto, bjs Oslaine.
ResponderEliminarLenita,
ResponderEliminarConcordo plenamente contigo. Porém os teus cozinhados também dão posts lindos e com receitas maravilhosas.
Adorei a tua sopinha e a bruchetta.
Boa semana e beijinho.
Realmente, é difícil fotografar comida quando se tem gente com fome por perto. Aqui também passo por isso, e as vezes chego a ficar com raiva de tanta pressão que o marido coloca pra acabar logo as fotos e ele poder devorar o "modelo". rs...
ResponderEliminarSou louca por cremes, sopas, caldos e agora pra variar, estou morrendo de vontade de um.
Lindas as flores da abóbora.
Bjuuu e boa noite!
¡Fantástico tu menú! Me han gustado mucho los dos platos por ricos y saludables.
ResponderEliminarBesos.
Olá Lenita! Duas excelentes sugestões!! Gostei muito!
ResponderEliminarbeijinhos
Hummmmmmmmm Lenita minha querida, como sempre a surpreender... qual sem sal qual quê??? as fotos estao de um fotografo profissional, uma verdadeira maravilha... esse creme de aboboras e a brucheta... delicia das delicias... adorei!!!
ResponderEliminarMega beijocas recheadas de muitooooo chocolate, cobertas de morangos e chantilly e ainda regadas com caramelo, assim do tamanho do infinito e mais alem!!!
Querida Lenita, como te entendo, pois cá em casa é a mesma coisa. Sempre a reclamarem por causa do tempo que passo a fotografar...
ResponderEliminarQue bela sopa a tua e a bruschetta está de fazer cair o queixo :)))) de tão apetitosa!
Beijinhos,
Lia.
Bom dia Lenita,
ResponderEliminarTambém concordo, é muito mais cansativo tirar fotografias de pratos salgados, na hora da refeição, mas as fotos ficaram lindas, o creme e a brucheta ambos deliciosos, adorei ambas sugestões.
Beijo,
Vânia
Lenita, esse jantar de domingo devia estar uma delícia. E agora que o tempo arrefeceu as sopas começam a ser rainhas, acompanhadas por sandes, bruschettas ou crostinis, e fazem delíciosas refeições :)
ResponderEliminar:)) Que delícia de sugestões Lenita! Como sempre.
ResponderEliminarDoces ou salgadas, têm sempre um excelente aspecto e dá vontade de colocar a mão pelo monitor e tirar um pedacinho.
A sopinha está com uma cor linda e uma textura aveludada... Quase sinto o paladar :)
E as bruschetas ... hummm palavras para quê??
Um beijo doce e um dia muito feliz!
Lenita querida
ResponderEliminarCom este frio por aquí, nada melhor do que uma sopinha. Este creme ficou com uma côr linda e bem cremosa, do sabor nem se fala....deve ter ficado delicioso.E o acompanhamento perfeito. Beijinhos da Gina
Gostei de ambas as sugestões!
ResponderEliminarQue delícia eu adorei tudo beijos
ResponderEliminarLenita,
ResponderEliminara vida não pode ser só feita de doces :)
Bem sei, por cá nem se abusa mas ao ver o meu blog deparo-me com muito mais doces, exactamente pelo mesmo motivo, ficam bem na fotografia, e a comida vai ficando para depois, esquecida em fotos velhas.
Mas as refeições saudáveis são bem importantes, as sopas, como esta deliciosa de abóbora. E adoro bruschettas. Ficaram lindas e coloridas, comem-se com os olhos (vês? e não são doces!).
Um beijinho com carinho.
Duas excelentes sugestões. A sopinha bem saudável como eu gosto e as bruschettas também gostei, excepto os pimentos de Padron que não consigo comer=) Mas a família ia adorar;) beijinhos
ResponderEliminarLenita querida, esse creme ficou magnifico, com o frio que anda por cá, esquentaria muito bem meu corpo e coração, acompanhado com essas maravilhosas bruschettas é pra mim uma perfeição,adoro esse pimentõezinhos verdes. Ai que fome oras bolas. Beijinhos
ResponderEliminarLenita, fotos lindas, e uma refeicao de "babar".
ResponderEliminarPost sempre elegante.
Beijinhos
Maria
Olá Lenita !
ResponderEliminarUma refeição perfeita, que cá em casa é praticada todos os domingos.
Adorei as tuas bruchettas !
Beijinhos e um xi coração.
Olá Lenita :) Há muito tempo que não passava por aqui, nem sei bem como aconteceu, mas peço desculpa! É uma falha, porque gosto muito do seu blog e das suas ideias na cozinha!
ResponderEliminarGosto muito deste tipo de refeição, uma sopa quentinha e umas bruschettas (com pão alentejano! hmmm)
Quanto ao problema das refeições salgadas e das bocas famintas a impedir o bom desempenho fotográfico do cozinheiro/a, devo dizer que sofro do mesmo! Os doces sempre posso ir tirando fotos até à hora de servir, dissimuladamente, sem dar muito nas vistas, mas os salgados é quase tortura, então se quem estiver à mesa for o meu pai e a minha mãe, não paro de ouvir dizer que parece que só faço a comida para a fotografia! Normalmente aproveito para tirar a foto quando ainda está no tacho, em cima do fogão, como truque para escapar a esses comentários :P
Beijinhos,
Inês
Lenita, como te compreendo ! :-)
ResponderEliminarE estarem a olher, a olhar enquanto estamos a fotografar ? :-( Que stress, não é ?
Eu acho que o teu creme de abóboras ficou muito bonito, uma cor estupenda perfeitamente condizente com as belas flores com que nos prendas ! São lindas ! :-)
Também adorei as bruchettas, ficaram com um aspecto muito apetitoso e convidativo, não concordo contigo quando dizes que as fotos são menos bonitas, são apenas diferentes como o é a refeição... cada uma no seu lugar, todas têm a sua beleza !
Beijinhos
É mentira :) As tuas fotos dos salgados são tão bonitas com as dos doces! Todas as fotografias deste blog são encantadoras e as receitas óptimas :)
ResponderEliminarAdorei tudo!!!
Um beijinho
Olá Lenita: adorei esta sopa e as bruchettas então ficaram divinas!!!!Já levei a receita para experimentar,pois tem todos os ingredientes que me agradam.
ResponderEliminarBj
Márcia
Oi Lenita minha amiga querida, hoje fui ao mercado e trouxe uma abóbora, pensando em fazer um creme de abóboras por esses dias,já que aqui está um friozinho.Sua receita me deixou com água na boca.As bruschettas também se fazem apetitosas.Adorei tudo, inclusive as fotos.Beijos querida e uma noite maravilhosa.
ResponderEliminarOh Lenita...
ResponderEliminarSão 9h e não sabes o quanto me apetecia, agora, o creme e a bruchetta!!
Depois de um creme quentinho, um bruchetta repleta de sabores, mmmmm.
Beijinhos
Que colorido tiene esta receta, apetece solo con verla, felicidades por este maravilloso menú.
ResponderEliminarBesos amiga.
así es imposible adelgazar jaja todo delicioso!! besitosss
ResponderEliminarEu adoro sopa, de qualquer forma, mas acho que as de abóbora são das minhas preferidas e essa tem um aspecto delicioso, e essas bruschettas, que maravilha!! :)
ResponderEliminarola querida lenita,
ResponderEliminarprimeiro tenho de te dizer que as fotografias estão optimas, depois que eu também sofro da "pressão dos pratos salgados" hehe. porque estou sempre a dizer a toda a gente " agora tenho de tirar umas fotografias para o meu blogue" e é nesse momento que todos querem que me despache...mas lá vamos conseguindo, contornar isso...não é??
beijinhos grandes