sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Compota de Amoras Silvestres

Quando as vejo torno-me gananciosa! Quero-as todas para mim e não descanso enquanto não as tenho!
Sinto-me como uma exploradora de ouro, em busca do maior filão e quando encontro tem que ser todo meu!
Outras vezes sou como uma "pirata das Caraíbas" em busca de  pérolas negras, preciosas, um tesouro mágico, ali plantado à vista de todos e ao mesmo tempo apenas visível para mim!
As melhores, as mais bonitas são sempre inalcançaveis!  
Estico-me um pouco mais... e mais... agora sou bailarina e estou em pontas, um equilíbrio  instável e perigoso,...  apanhei-a, é minha! 


Este ano há imensas amoras por aqui! Grandes, negras, lindas e sempre a chamarem por mim! Passo pela " mina" todos os dias e é inevitável parar...


... respondo à chamada e para dar vazão a tantas amoras nada melhor que um docinho.


Ingredientes:
2 kg de amoras silvestres;
1+ 1/2 kg de açúcar;
sumo de 1 limão;
casca de limão.



Execução:
Lavar muito bem as amoras.
Colocar numa panela com o açúcar, o sumo e a casca do do limão, cortada bem fininha, sem a parte branca.
Deixar ferver em lume brando para evitar a formação de espuma.
Num pires verificar a consistência do doce, depois de frio deve fazer "estrada" ao passar o dedo.
Colocar em frascos, previamente esterilizados. Podem ser selados com papel vegetal embebido em água ardente.


Gosto de deixar as amoras inteiras, mas podem ser trituradas de forma a ficar com a consistência de doce. Acho que irei fazer também dessa forma e aromatizando com algo diferente, talvez lima (aceito sugestões).


A "saga" da amoras por aqui vai continuar, projetos novos estão em elaboração.


33 comentários:

  1. Despertaste em mim essa procura das amoras. Por aqui tb há muitas.Por vezes não me livros dos espinhos. Por enquanto tenho congelado. Vou estando atenta ás tuas tão boas sugestões.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  2. Parabéns bailarina :D
    Mais uma excelente receita para dar uso a umas deliciosas amoras silvestres!
    Que cor, que delicia!

    ResponderEliminar
  3. Por aqui tambien hay muchas y suelo hacer mermelada con ellas, lo malo son las numerosas pepitas, pero esta muy rica, besos

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro amoras...mas este doce será o proximo a fazer...:o)

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Lenita, bom dia!

    A menina Helena fotografa muito bem
    Faz cada comidinha boa como convém
    Escreve, pinta, canta e encanta também,
    Revela-se bailarina e nós dizemos amém!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! Marbene é também poeta!
      Cantar, só quando ninguém está a ouvir, dançar é uma paixão antiga. Hoje faço aulas de salsa e danças latinas, felizmente que o meu marido também gosta.
      Pintar anda um pouco arredado, que o tempo não chega para tudo, mas quero retomar algumas coisas que deixei a meio.
      Obrigada pelo poema, adorei!
      Bjs

      Eliminar
  6. Olá

    Que amoras mais lindas , o doce ficou maravilhoso uma bela sugestão :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Que doce tão apetitoso, ficou mesmo lindo!

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de amoras e esta compota está maravilhosa!

    ResponderEliminar
  9. Lenita, graças a ti tenho feito os homens aqui da casa andarem comigo ás amoras, mas o problema sao os mais pequenos... sao as tentaçoes negras... nao conseguem parar de comer hihihihihi... é mais forte que eles... Mas temo-nos divertido muito!!!


    Que linda ficou a tua compota, uma cor explendida!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Olá Lenita,
    Não tive ainda esse prazer de colher amoras nas silvas, mas são deliciosas e donas de linda cor.
    O doce ficou lindíssimo como era esperado, a cor apaixonante e o sabor certamente divino, tenho de visitar Portugal nesta época.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  11. Lenita, já te estou a imaginar qual bailarina em pontas dos pés delicada, a tentar apanhar aquela amora mais doce e maior :)
    Adoro ir às amoras, espetar-me nas silvas e vir de lá com um sorriso e um cesto enorme!
    Está perfeito o teu doce, combina com o Verão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Ai Lenita, que maravilha! O proximo que fizer, sugiro aromatizar com ANIZ, deve ficar tão quanto maravilhoso!!! Beijos querida.

    ResponderEliminar
  13. Olá Lenita, também gosto muito de doce de amora :) tive a sorte da minha mãe ter feito nos dias em que estive aí e pude trazer um frasco para me consolar :)

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Olá!!!
    Quantas delícias aqui.
    Já estou e seguindo, me segue de volta, tá?
    Feliz final de semana e um grandioso dia dos pais.
    Abraços!!

    ResponderEliminar
  15. Gosto imenso de amoras.
    O doce ficou perfeito. Tem um ar delicioso.

    Bom fim-de-semana.

    http://asvezescozinheira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Não há nada melhor do que apanhar a fruta pelos campos e trazê-la para a cozinha! É certo que sai sempre coisa boa. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Que compota deliciosa, em passo de bailarina, em cores e sabores deste Verão que caminha pelos nossos dias.

    Bom fim-de-semana, Lenita!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. Oi Lenita, essas suas amoras estão deixando suas amigas aguadas.Cada receita melhor que a outra.Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  19. La verdad es que es toda una tentación. A mi también me gustan las mermeladas que incluyen trozos de fruta para darles mejor textura. Sin duda excelente para desayuno, o en la merienda... o aperitivo!!! Besicos.

    ResponderEliminar
  20. Que lindas amoras lenita adorei a compota,bom final de semana beijos

    ResponderEliminar
  21. Também estou ansiosa para que o fim de semana chegue e ir apanhar amoras!
    A compota ficou com um ar maravilhoso!

    ResponderEliminar
  22. Olá Lenita,
    Adoro amoras e este teu doe está lindo e super tentador!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  23. Que rico rico......... me encantan las moras......

    ResponderEliminar
  24. Tenho apanhado muitas , também já fiz compota , outras congelei e também as como pois adoro. Para a semana vou apanhar mais...
    A tua compota ficou perfeita.
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  25. Olá,

    Tive que sorrir ao ler-te ! :-)
    É que também andei nas silvas, mas espetei-me toda ! "ouch"
    E, ainda por cima, ainda não estavam assim tão madurinhas como essas que apanhaste, lá no local onde andei !
    Pena !

    O doce está com uma cor estupenda, só pode ter ficado delicioso, as fotos estão lindas ! :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Ai como eu gostaria de ter um pomar repleto de amoras, adoro amoras Lenita
    Que lindas essas e que maravilhosa essa compota, de babar. Bjocas ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  27. Está com uma cor e com uma consistência maravilhosas!!!
    Que sorte teres tantas amoras por ai :p
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  28. Também já fomos às amoras. Já fiz doce mas este ano não coloquei limão. Aromatizei com pau de canela. Esta semana publico a receita com as imagens no meu blog. Beijinhos e boas colheitas.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  29. Que delicia to com a boca cheia de água que maravilha! beijinhos tenha um lindo domingo

    ResponderEliminar
  30. Adoro las moras en verano tenemos muchas y se sacan libremente en los caminos,linda receta,abrazos y abrazos.

    ResponderEliminar
  31. Mmmmmmm!!!!Que rica la mermelada!!!!!!bueniiisima!!!!!besos

    ResponderEliminar
  32. Há dias descobri, num monte,amoras silvestres,hoje levantei-me bem cedo, por causa do sol e imaginem, pesei 3 kg de amoras, como nunca fiz compota de amoras, vim procurar receitas e por acaso, saiu-me o blog-(Tentações sobre a mesa), com a receita que procurava- compota de amoras. Tem bom aspeto, obrigada.

    ResponderEliminar