sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pão de Sementes de Girassol com Endro Fresco

- Há quem acredite que elas existem e há quem diga que não! Não afirmo, nem nego, mas que as há, há! Eu já as vi!
- Que raio de conversa é essa? Estás a falar de bruxas?
- Não, estou a falar de coincidências!


Vou contar-vos tudo!
O carteiro bateu, mas ninguém atendeu!
Ele não quis que eu ficasse sem receber a surpresa e deixou-a encostada à porta. Uma pequena caixa.
Quando a vi senti a curiosidade jorrar de imediato... o que seria e de quem?
Os olhos procuraram o remetente e... Manuela... Lisboa!
Quem? A mente a fervilhar...
O Bolo da Tia Rosa... ah! A Mané! A querida Mané!
O que seria e porquê?
Intrigada e muito curiosa abri...




A caixinha guardava um ramo de endro fresco e um lindo postal escrito pela Manuela. "Disseste que gostavas de experimentar e eu..."
Eu não conhecia o endro, também chamado de aneto, e deixei-lhe no blogue um comentário a dizer precisamente isso, num post com um magnifico "Pão doce de endro e mostarda" e vejam o que esta linda menina fez!
O seu aroma e sabor são parecidos com o do funcho.
Sabem que mais?


No mesmo dia, pouco depois chegou a minha ajudante nova, uma máquina de fazer pão!
Coincidência?
Não sei, mas foi engraçado, porque neste momento, sem ajuda, não posso fazer pão, só se for do sem amassar! Quem me acompanha por aqui sabe o quanto gosto de fazer pão, metendo as mãos na massa, porém ultimamente estou impossibilitada de o fazer por causa de um problema num tendão do braço esquerdo, que para mim é mais do que direito! Espero que esta situação não dure muito, mas enquanto dura quero poder continuar a fazer pão, brioches e afins! Por isso tenho andado a pesquisar e reunir informação sobre máquinas de fazer pão.
Demorei a decidir-me e pedi conselhos a algumas blogueiras que têm a MFP e com ela criam maravilhas.


Não queria uma máquina muito dispendiosa, provavelmente ela vai-me servir mais para amassar e levedar do que propriamente para cozer o pão. As blogueiras(os) entendem-me, um tédio fazer sempre o pão com o mesmo formato. Além disso se não lhe vier a dar muito uso pesa-me menos na consciência (e na carteira).


Surgiu então a ocasião! Na passada 5.ª feira (07/02/13) o LIDL colocou, finalmente, de novo à venda a panificadora Silvercrest, uma marca própria, de baixo custo, em promoção por apenas 39.99€ e sobre a qual tenho lido comentários muito favoráveis. Digo-vos ainda que fui altamente influenciada pela Cristina do blogue Kanela e Limon, pois é a máquina que ela usa e o que por lá vejo dá-me vontade de correr para a cozinha!


Escolhi uma receita do manual, a final foi a 1.ª utilização desta menina. Juntei-lhe um pouco de kefir e o endro da Mané.

Pão de Sementes de Girassol com Endro Fresco


Ingredientes:

300 ml de leite morno (usei 100 ml de Kefir e 200 ml de leite);
1 colher de sopa de manteiga;
540 g de farinha de trigo (T 65);
5 colheres de sobremesa de sementes de girassol;
1/2 colher de chá de açúcar;
1 colher de chá de sal;
fermento seco;
endro fresco.


Execução:
Colocar na cuba da máquina o leite e a manteiga.
Seguidamente juntar os ingredientes secos.
Inserir a cuba na máquina.
Selecionar o programa adequado, na minha MDF é o número 1. Escolher o tipo de cozedura (claro, médio, escuro), escolhi o médio e selecionar o peso do pão, esta quantidade de farinha dá um pão de aproximadamente de 1 kg.
Acionar o botão start.


Programei e liguei o botão start e... nada!
Esperei e... nada!
Reli as instruções, tinha-as seguido à risca e... nada!
Estaria avariada?
Lembrei-me de um video que vi sobre esta máquina no youtube e fui revê-lo, este AQUI. Ainda bem, a final estava a pré-aquecer! Ufa! Que alivio.
Gostei do pão, para 1.ª experiência acho que ficou bem bom!
Suspeito que eu e esta menina vamos ser boas amigas.
Penso que ainda há mais lá no LIDL. Não, não me patrocinaram, ahahah! Quem sabe anda alguém por ai a procurar como eu.

21 comentários:

  1. Vou lá espreitar ainda esta tarde, parece-me uma óptima oportunidade :D Esse pãozinho parece mesmo delicioso! Também não conheço o endro, mas gosto muito de funcho, por isso se dizes que é parecido acho que ia gostar :)

    Beijinhos e tem um bom fim-de-semana! :D

    ResponderEliminar
  2. Que pão maravilhoso Lenita! :-) Tenho que experimentar esta combinação do girassol com o endro. Eu gosto imenso de endro, uso muito na cozinha.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia querida Lenita....

    Se soubesses á quanto tempo ando para comprar uma MFP... mas o meu marido nao deixa... Buaaaaa... Mas.. ele... ele tem razao... eu tenho a Bimby e nao a uso... portanto nao me posso queixar!!! Eu gosto muito de pao caseiro... alias quem me conhece sabe que eu nao passo um dia sem amassar pao, somos perdidos por pao caseiro aqui em casa.. o teu ficou fabulastico, tem um aspeto maravilhoso, e o endro deu-lhe certamente um sabor maravilhoso!!!

    Parabens pela aquisiçao!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  4. Ufa! :D E que bom é poder comer assim pãozinho caseiro ao sol. Também andei a pensar comprar a máquina, estou a ver que vale a pena.

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Lenita, sei que vou levar um puxão de orelhas mas eu tenho a minha MFP desde Dezembro (!!!) e ainda está digamos que "virgem"... Tenho de ser sincera, já tenho 3 livros de pão e ainda não me senti com coragem de estrear a menina... A ver se é este fim de semana... tenho medo que a coisa corra mal, mas pronto, são ossos do oficio...
    Este pãozinho está magnifico, aqui também há endro mas é seco (especiarias). Tenho de comprar para experimentar o teu pão :)

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Olá!!!
    Que pão delicioso :) E que rica surpresa!!!
    Também gosto muito de fazer pão , mas tb prefiro faze-lo no forno. Não conhecia o Endo, mas vou ver se encontro aqui no mercado :) fiiquei curiosa !

    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  7. Cá está novamente o kefir hehe o pão ficou uma maravilha para os olhos :) imagino o sabor :)
    bom fim-de-semana ***beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que pan tan maraviloso te ha quedado Lenita, la maquina es igual a la mia solo que la tuya es blanca y la mia negra, estoy encantada con ella, un beso guapa

    ResponderEliminar
  9. Olá Lenita!
    Eu também ando tentada a comprar a MFP do Lidl, pois também não quero gastar muito dinheiro com uma. O pão ficou com uma aspecto magnífico!
    Beijinhos e bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  10. Olá boa tarde, eu tb comprei a maquina na quinta, eu utilizei as embalagens do pão do lidl. Tb me aconteceu estar a olhar para a maquina e n tinha lido que fazia o pré-aquecimento :) A primeira experiência já está, agora vou fazer pão sem gluten, vamos ver como corre estou é danadinha para fazer um pão caseiro com chouriço. Boas aventuras com a maquina :)Beijinhos Hélia

    ResponderEliminar
  11. Já viste as coincidências Lenita? :)
    A Mané é uma pessos muito especial, um doce de pessoa, tal como tu, sempre prontas a surpreender.
    E eu fiquei tão contente de ajudar nesta pequena conspiração, hehehe.
    A máquina do pão vai-te dar imenso jeito vais ver. Eu uso sempre para amassar e levedar, poupo trabalho e tempo! E adoro um pãozinho caseiro.
    Fiz um há pouco tempo também com kefir, e ficou delicioso, em breve publico.
    Este cheira bem, gosto muito de endro.
    Beijinhos querida.

    ResponderEliminar
  12. Olá Lenita: que belo pãozinho saiu da tua máquina. Parece delicioso. Também não conhecia esta erva aromática (?).
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Tenho um sorriso de orelha a orelha e estou muito, muito, muito contente por ter contribuído para o teu primeiro pãozinho (ficou espectacular, reconfirma-se a mão para a coisas)
    Não sabia que estavas doentinha (mas vai ficar ok, vais ver que sim) , entretanto este teu estado transitório levou à descoberta da MFP
    Quanto ao endro, vejo pelas fotos que ainda o vais aplicar noutras aventuras culinárias e isso ainda me deixa mais contente
    Foi mesmo um prazer enviar-te este miminho
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. parabens pois é tao bom receber prendinhas olha o que tens no braço eu bt estve a pouco tempo com o mesmo mas foi no direito levou 2 mes ianda nao estou a 100° por cento mas infim bem desejo que nao seija o teu caso olha o teu pao esta 5* mt fofinho gostei mt bjs bfs e tudo de bom

    ResponderEliminar
  15. Oi Lenita,
    Eu acredito que foram energias positivas do Universo que conspiraram para você preparar esse pão MARAVILHOSO!!! Eu também não conheço endro e você me deixou muito curiosa... Vou procurar...
    Espero que esteja melhor e que se recupere rápido da sua mão...
    Parabéns!!! O seu pão parece DELICIOSO!!! Fiquei com água na boca...
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  16. olá minha querida,
    que pãozinho tão apetitoso...apetecia-me mesmo uma fatia quentinha...e parabéns pela máquina nova=) beijos

    ResponderEliminar
  17. Mas que bela coincidência!
    Uma bela fatia deste pão pela manhã, o dia começa logo bem. ;)
    Já agora, as rápidas melhoras.*
    Beijinhos

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Ainda bem que te decidiste a comprar a MFP, vais ver que foi uma óptima compra. Pelo menos podes sempre fazer pães, quer seja à mão quer seja com um pouco menos de trabalho :)
    Go Lenita!

    ResponderEliminar
  19. Querida Lenita,
    A blogosfera é isso mesmo, um mundo de partilha e de simpatia. Eu adoro endro e por aqui é muito comum, especialmente com peixe. Vai lindamente.
    Eu uso muito a máquina de fazer pão, mas só para amassar e levedar, porque para cozer adoro o forno e os formatos que lhes queremos dar.
    Ficou lindo este teu pão "estreia" e que delícia que deve ter ficado!
    Beijinhos querida,
    Lia.

    ResponderEliminar
  20. Querida Lenita,

    Não fico admirada ! :)
    Tanto tu como a Mané são pessoas queridas e generosas, por isso estes gestos de carinho e ternura vão-se multiplicando e vão obviamente contribuindo para o enraizar da amizade e cumplicidade entre as pessoas.
    Que bom ! Já tens a MFP, fico feliz por ti, vais ver que te vai dar muito jeito. :)

    O teu pão está lindo, com uma textura maravilhosa e tentador aí com essa manteiga derretida... :))
    Adorei !

    Beijinhos amiga

    Isabel

    ResponderEliminar
  21. A pesquisar sobre o endro, deparei-me com este pão delicioso no teu blog, que eu ainda não tinha visto. Ficou fantástico e ainda bem que agarraste a oportunidade da MFP (a minha mana também a comprou nesse dia e tem feito maravilhas).
    Também recebi de uma amiga especial um pacotinho de endro :) já usei em peixe e adorei, mas parece-me que descobri aqui outro uso para essa ervinha :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar