Há momentos que ficam na memória!
Há cheiros, sabores que nos transportam a um lugar especial, uma ocasião feliz!
O blogue Deliciart da Vânia vai comemorar um ano de existência, no dia 5 de Abril, e lançou um desafio: contar qual a receita (entrada, prato ou sobremesa) preferida ou a que mais os marcou até hoje e o porquê.
Difícil responder a esta questão, gosto de muitos pratos, sobremesas..., guardo inúmeras lembranças de bons momentos, associados a mesas fartas. Contudo, o que aqui deixo transporta-me até Aveiro e à Figueira da Foz, locais de que gosto muito, dos quais guardo lembranças felizes e no paladar..., no paladar magnificas cataplanas de peixe e de marisco.
Foto "emprestada" aqui.
Cataplana ainda não tenho, e cataplana deve que ser feita na cataplana! Por isso, só como fora, pertinho do mar, sempre que possível numa esplanada. São sempre momentos deliciosos. Guardo-os como tesouros!
Ainda quero ir comer algumas ao seu local mais típico, ao Algarve.
Um dia espero fazer eu! Pode ser esta, uma receita do chef Henrique Sá Pessoa.
Ingredientes:
polvo (tentáculos);
cebola;
pimento vermelho;
batata doce;
dentes de alho;
gengibre;
coentros;
malagueta;
cardamomo;
vinho branco;
tomate triturado;
azeite;
Execução:
Cozer o polvo cerca de 20 minutos, de forma a ficar semi cozido e ainda duro. Corta-lo em pedaços.
Refogar ligeiramente a cebola e o alho com azeite. Acrescentar o pimento, a malagueta, o gengibre ralado, os grãos de cardamomo levemente esmagados, os talos de coentros picados e as batatas cortadas em pedaços. Deixar ferver um pouco e refrescar com o vinho branco. Juntar o polvo e o tomate triturado. Acrescentar um pouco da água da cozedura do polvo. Fechar a cataplana e deixar estufar em lume brando até o polvo estar bem macio.
Quem gostar pode salpicar com coentros picadinhos.
