sexta-feira, 8 de março de 2019

JUN - Bebida Probiótica de Chá Verde e Mel

 - Ele há cada coisa mais estranha neste mundo, comadre! Não é que agora metem bolachas de gelatina no chá!
- Ai meu Deus, ao que chegamos!  Já nem o chá escapa às modernices!
- Anda tudo doido digo-lhe eu! Dizem que são os bióticos, agora está na moda ser verde!


Podemos não conhecer, nunca ter visto nem provado, mas a verdade é que de moderno, as bebidas probióticas resultantes da fermentação do chá, nada têm, muito pelo contrário. À Kombucha é-lhe atribuída origem asiática, supostamente na China, onde se diz existirem referências à mesma desde o Séc. III A.C. Quanto à Jun a sua origem está envolta em lendas e secretismo, diz-se oriunda do Tibete, na região dos Himalaias, mas não existem registos sobre a mesma e há quem diga que se trata de uma derivação da kombucha.
Ambas são constituídas por colónias simbólicas de bactérias e leveduras, habitualmente designadas por scoby's ou bolachas, devido ao seu aspeto achatado. 


Tradicionalmente a Kombucha fermenta com chá preto e açúcar mascavado, resultando uma bebida escura; a Jun fermenta com chá verde e mel, obtendo-se uma bebida mais clara, dependendo a sua cor do tipo de mel utilizado. O sabor resultante é muito distinto, a Kombucha é mais ácida. Os ciclos de fermentação são diferentes, enquanto a kombucha fermeta entre 8 a 12 dias, a Jun apenas necessita de 3 a 7 dias. A reprodução das scobys é também mais rápida na Jun.
Gosto de ambas, mas a delicadeza da Jun e o aroma que o mel lhe confere conquistou-me, sendo que a sua doçura desaparece gradualmente ao longo do processo de fermentação.

Habitualmente o acesso a uma scoby de Jun ou Kombucha é feito através de uma doação. Foi assim que consegui as minhas, graças à minha amiga Daniela Pereira, à qual estou muito agradecida. Agora cabe-me a mim fazer o mesmo, e assim vamos espalhando estes organismos tão interessantes e benéficos para a nossa saúde.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os probióticos são "organismos vivos que quando consumidos conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Estas bactérias alojam-se no trato digestivo, especialmente no intestino,  auxiliando de diversas formas a equilibrar a flora intestinal e fortalecer nosso sistema imunológico", entre outros efeitos positivos na saúde global. Porém cada pessoa deverá escolher os probióticos a consumir de acordo com a suas necessidades.


Jun - Bebida probiótica de Chá Verde e Mel

Ingredientes:

1 litro de água mineral;
3 saquetas de chá verde;
100 ml de chá de Jun fermentado;
4 colheres de sopa de mel.


Execução: 


Ferver a água e preparar o chá de acordo com as instruções da embalagem (preferir chás de origem biológica). 
Deixar arrefecer até estar morno e dissolver o mel. Continuar a arrefecer até atingir a temperatura ambiente. 
Colocar num recipiente de vidro e juntar a scoby de Jun. Cobrir com um pano de tecido ou guardanapo de papel, fixo com um elástico, permitindo assim a libertação dos gases resultante da fermentação.
Colocar num local protegido de luz direta (sem sol) e deixar fermentar entre 3 a 7 dias.
Ao longo do processo de fermentação a formação de sedimento é normal, pode ser filtrado usando um coador de  tecido.
Transferir  o chá de Jun para uma garrafa hermética. 
Está pronto a consumir à temperatura ambiente ou refrigerado.


A temperatura ambiente influencia a fermentação, ambiente mais quente acelera o processo, ambiente mais frio exige um maior tempo de fermentação.
O tipo de mel utilizado irá modificar a cor e paladar do chá de Jun. Deve-se usar um mel de boa qualidade, preferencialmente biológico.
Assim que a fermentação termina reservam-se 100 ml de solução para a fermentação seguinte e recomeça-se o processo.
A Scoby pode ser lavada e retiradas peles que se formam.
O tempo de fermentação pode variar de 3 a 7 dias, depende do gosto pessoal. A scoby alimenta-se dos açucares presentes no mel, mais dias de fermentação produzem uma bebida menos doce, com a presença de gás e mais acidificada.


As scobys de Jun têm uma reprodução muito rápida, a cada fermentação surge uma nova camada. A scoby pode manter as camadas ligadas ou separar-se formando-se uma nova bolacha. Se deixarmos o chá de Jun sem utilizar veremos que à superfície se formará uma nova scoby. Estas adotam a forma do recipiente em que estão inseridas.
Quando já temos scobys suficientes podemos começar a doar, ou reserva-las num frasco, com o chá fermentado, ao qual de dá o nome de hotel.
Nesta fase já é possível fazer novas experiências com outros tipos de chá como o chá branco ou vermelho; adicionando ao chá verde outros aromas tais como: menta, hibísco, camomila, etc., mas sempre de origem vegetal. Existem experiências de sucesso de fermentação de tisanas, sem a presença do chá verde. 


A primeira fermentação produz uma bebida probiótica ponta a consumir. Podem-se-lhe adicionar sumos, frutas, legumes, chás, infusões, especiarias, cacau, etc. Pode ainda realizar-se uma segunda fermentação, já sem a scoby e assim obter sabores diferentes e até algo, que em aspeto, se assemelha a champanhe! Será um assunto para um próximo post.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. As memórias que isto me trouxe agora! Sabes, hoje em dia fazem-se coisas que julgamos ser muito inovadoras, mas na verdade já os nossos avós faziam e naquele tempo achávamos ser algo... nem sei bem como classificar! Algo fora da caixa, diria eu! Recordo-me que a minha avó tinha num frasco algo semelhante. Uma vizinha é que lhe havia doado e explicado como fazer. Supostamente fazia bem tomar umas colheradas daquilo, naquele tempo não se sabia exatamente a que é que fazia bem, mas o importante era mesmo o facto de ser benéfico! Não sei os ingredientes usados nem faço ideia como a vizinha teve acesso a semelhante coisa (note-se que vivo nos Açores, um meio onde há 30 anos atrás nada era assim tão evoluído). O que eu sei é que a minha avó cuidava daquilo como se de algo valioso se tratasse. Ao fim de um tempo estava crescido. A minha avó doava a familiares e vizinhos. E eu achava todo aquele processo extraordinário. Depois deixei de ver isso lá por casa, talvez a minha avó se tenha descuidado e deixado "morrer". E hoje, se não fosse o teu post, já nem me lembraria! Talvez não fosse exatamente igual ao que nos mostras, ou talvez fosse. Hei-de perguntar à minha mãe a ver se me sabe dar informação pois infelizmente a minha avó já cá não está. E agora fiquei com a pulga atrás da orelha, cheia de curiosidade para saber mais e para tentar perceber se consigo arranjar disso por aqui! Obrigada pelas recordações que ajudaste a retirar do meu baú das memórias! O nosso cérebro é de facto algo extraordinário, nós não nos lembramos mas a verdade é que tudo está lá guardado algures prontinho a sair cá para fora a qualquer momento! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que giro!
      Não tem nada de novo realmente, apenas ainda é pouco conhecido por cá! Tenho várias Scobys para doar, caso queiras é só dizer. Bjs e obrigada pelo maravilhoso comentário.

      Eliminar
    2. Querida Lenita, aceitava de bom grado mas tendo em conta que vivo nos Açores não me parece que seja possível. De qualquer modo agradeço imenso a generosidade! Beijinhos

      Eliminar
    3. Não há nenhum problema em enviar ara o Açores. Manda mensagem ara o meu email e resolvemos isso.
      lenitapg@gmail.com

      Eliminar