Mostrar mensagens com a etiqueta Queijo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Queijo. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Tiramisú de Natal



Até me custa a acreditar que já é Natal!  
Não foi ainda ontem o S. Martinho?
O ritmo da passagem do tempo e o meu parecem estar desencontrados. A vida passa tão rápido, lembra a corrente de um rio, possante e barrenta depois da tempestade, cheia de pressa em chegar ao mar. Já eu sinto-me com vontade de nadar numa lagoa de águas limpas e tranquilas. 
Vida, por favor, vai com mais calma.


Vim aqui para vos falar de um dos meus doces favoritos, o Tiramisú. Não é de tradição portuguesa, mas é delicioso e aqui apresento-o com sabor a Natal.
Além de delicioso é fácil e rápido  de preparar, pode ser servido de imediato. 
A minha versão é deliciosa e conta com a colaboração da Chocolicor e o seu maravilhoso Licor de Panettone Premium. 
Claro que não é uma sobremesa destinada a ser consumida por crianças, é uma tentação só para adultos.



Tiramisú de Natal

Ingredientes:

1 ovo; 
50g de açúcar demerara; 
200g de café forte bem frio;
200g de Palitos de la Reine;
100 ml de Licor de Panettone Premium;
10g de cacau em pó.

Execução:

Bater o açúcar com o ovo até obter uma gemada volumosa. 

Juntar o queijo e voltar a bater até ficar bem incorporado e cremoso. 

Adicionar, aos poucos e batendo sempre, 50 ml de Licor de Panettone Premium.

Preparar um café bem forte usando de preferência água gelada.

Mergulhar no café, um a um, os Palitos de la Reine, deixando a parte superior sem molhar. Dispor uma camada de palitos num prato de servir, regar com licor e cobrir com o creme. Sobrepor uma nova camada de palitos parcialmente embebidos no café e voltar a regar com licor. Cobrir com o restante creme e finalizar polvilhando com cacau em pó.

Pode ser servido de imediato, ou guardado no frigorífico até à hora de consumir.


Surpreenda com esta versão do tão afamado Tiramisú, com o delicioso sabor deste licor de Panettone!





Queridos leitores assim vos desejo um Natal muito feliz, quentinho, docinho, com muito amor e alegria.
Faço votos que 2023 chegue mansinho, repleto de boas novas, anunciando a paz no mundo e nos nossos corações.

sábado, 12 de setembro de 2015

Tarte de Tomates Cherry

Deixei-me embalar no colo morno da água do mar, um mar amoroso, amante e sedutor, de um azul arrebatador. 
O sol ciumento brilhou em todo o seu esplendor, cobrindo-me com o seu intenso calor.
O sal não quis ficar atrás lançou-se sobre mim, temperou-me a pele e disputou com o sol  os louros da sua dourada cor.
Foi então que a boca, sedenta reclamou por atenção, mas foi logo saciada pelos frutos da estação.


Esta foi provavelmente a maior pausa que fiz aqui no blogue... 
Primeiro foram as férias, depois o regresso ao trabalho, que este ano vai exigir um pouco mais de mim. Tenho tanto para vos contar é mesmo uma pena que verão já esteja a acabar! Acho que vou falar do verão até que o inverno termine, eheheh!
Deixei-o passar assim, num piscar de olhos, sem receitas novas!
As férias este ano foram excelentes, viajamos imenso, conhecemos tantos locais fantásticos e inspiradores. Foi tempo de parar com todas as atividades habituais, incluindo o blogue, facebook e até mesmo a dança!
Mudar hábitos, quebrar a rotina, descontrair e absorver todo o que de novo vivenciei. É sempre difícil dizer adeus às férias por isso gosto de pensar que apesar de já ter retomado o trabalho, ainda virão mais dias quentes e soalheiros, retornarei à praia, voltarei a passear descalça na linha de água...
A verdade é que o regresso à rotina não é nenhum sacrifício, volto às coisas de que gosto. Eu gosto da minha profissão, sou uma felizarda, passo os meus dias rodeada de caras alegres, sorrisos, abraços e muita brincadeira, claor que chegou exausta ao fim do dia! Os meus 24 pequeninos esgotam a minha energia.
Voltou às minhas aulas de salsa, que tanto me apaixonam, desafiam e também frustram! Dançar salsa aos cinquenta anos é um verdadeiro desafio, mas eu gosto de ser desafiada! Gosto ainda da alegria dos fins de semana e suas noites de danças latinas, rodeada por gente alegre e que partilha da mesma paixão pela dança.
Volto também até aqui, este cantinho de que tanto gosto. 


Antes de ir de férias preparei esta tarte, não tem nada de especial é extremamente simples, talvez por isso, pela simplicidade, ficou tão boa.
Usei o queijo das Marinhas, que derrete lindamente e se funde com os restantes ingredientes.


Tarte de Tomates Cherry

Ingredientes:

1 rolo de massa folhada;
600 g de tomate mini, variado;
350 g de queijo Marinhas;
1 bola de queijo de búfala;
100 g de presunto fatiado;
orégãos q.b.
azeite q.b.
flor de sal q.b.
queijo Parmesão ralado q.b.
folhas de manjericão para decorar.


Execução:

Fatie os queijos (Marinhas e búfala)  e disponha sobre a base de massa folhada, alternado com pedaços de presunto. Deixe um espaço do bordo livre para que possa ser dobrado sobre o recheio.
Corte os tomates ao meio e coloque sobre a tarte cobrindo completamente os restantes ingredientes.
Regue com um fio de azeite, salpique com orégãos, flor de sal, e um pouco de queijo parmesão ralado.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C,  até que a massa folhada fique dourada (20 a 30 minutos).



A diversidade de tomates usados tornou-a tão apelativa ao olhar, quanto ao paladar.
Alguns destes tomatinhos cresceram num pequeno canteiro no meu quintal, outros foram-me oferecidos e alguns comprados. 
Os legumes mini são ótimos para cultivar em canteiros ou vasos, para o ano vou semear variedades diferentes de tomate cherry (guardei as sementinhas) e também os pimentos pequeninos e coloridos, que são um mimo.




Esta tarte tornou-se num dos favoritos deste verão, foi feita várias vezes e sempre muito elogiada!
Pode-se usar qualquer tipo de tomate. Se não tiver cherry, corte rodelas de tomates normais, misture maduros com rodelas de tomate mais verde, vai ficar igualmente bom.
Se gosta de pimentos, experimente juntar tiras dos coloridos... é só usar a imaginação e os ingredientes da estação que temos à mão.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Pão Campestre com Alheira e Queijo

Ela fora feita com uma costela dele! Não seria propriamente uma costela, é mais acertado dizer que tinha dele o miolo, a sua parte mais suave e delicada. Isso fazia deles um par muito especial e não pensem que por partilharem algo tão intimo se tornavam semelhantes, nada disso, pelo contrário! Completavam-se na perfeição, por isso na vida caminhavam sempre de mão dada.



O pão continua a ser uma aventura, uma constante descoberta!
Adoro experimentar novas combinações, novas farinhas,  fazê-lo simples ou recheado... bem, de preferência recheado, eheheh!
Ao fim de semana, aqui em casa, todos esperam por um pãozinho morno e cheio de boas promessas.
As alheiras que recebi vindas de Trás-os-Montes cheiravam bem ainda dentro da embalagem! Depois de pensar e repensar como as usaria não resisti ao apelo do pão. Bem sei que o pão é um dos ingredientes que as compõem e parece redundante voltar a usa-las com pão, mas a verdade é que pão e alheira é um casamento perfeito!




O Fumeiro d'Avó Maria, situa-se em Sabade - Alfandega da Fé. A D. Lurdes confeciona, de forma artesanal, produtos regionais mantendo a tradição e sabor que lhes são tão carateristicos. Teve a gentileza de me oferecer alguns para que experimentasse. As alheiras são deliciosas, verdadeiramente irresistiveis! Fiz questão  de as  grelhar na brasa e assim manter o costume transmontano.
Há muito tempo que não comia uma alheira tão boa! 
Fazem o envio dos produtos para  todo o pais e até para o estrangeiro, bastando uma mensagem para a sua página no  Facebook, não deixem de experimentar.


Gosto especialmente de alheira com broa, broa de milho e centeio, mas como já há aqui no blog algumas receitas com esse tipo de  broa, optei por uma fazer uma versão um pouco diferente, com farinha de trigo e centeio. Decidi dar-lhe um novo visual, um pão com ar de "festa"!
Tentei que fosse um "pullapart bread", traduzido à letra como "pão para puxar" ou "tirar aos pedaços", havendo dentro de cada pedacinho um pouco de recheio Só que com este tipo de massa não resulta, ao levedar fica tudo muito "colado", não se separa como no pão de trigo. Decidi reformular a receita e rechea-lo em camadas.
As fotos são da 1.ª tentativa, por isso são visiveis as "bolinhas".


Pão Campestre com Alheira e Queijo

Ingredientes:

Pão

250 g de farinha de centeio;
300 g de farinha de trigo T65;
2 ovos M;
300 ml de leite;
1 colher de sopa de azeite;
1 colher de chá de açucar;
6 g de sal;
1 saqueta de fermento de padeiro Fermipan (11g).

Recheio

1 alheira grelhada "Fumeiro da Avó Maria" com 300g;
200 g de queijo flamengo "Cavado - Laticinios das Marinhas";
1  chavena de manjericão fresco;
2 dentes de alho;
2 colheres de sopa de azeite;
tomates mimi chucha q.b.


Execução na máquina de fazer pão:

Coloque o leite tépido, os ovos ligueiramente batidos, o azeite, o açúcar e o sal na cuba da máquina.
Sobreponha as farinhas previamente peneiradas.
Adicione por último o fermento.
Selecione o programa "Massa" e deixe decorrer até ao final.
Retire a pele à alheira grelhada e esfarele.
Corte o queijo em cubos.
Pique o manjericão e o alho, junte ao azeite e misture.
Corte os tomates em metades.
Unte uma forma com um pouco de azeite e salpique com sêmola de milho ou farinha.
Divida a massa de pão em 3 partes iguais.
Coloque a 1.ª parte no fundo da forma e disponha uma camada de alheira, queijo e regue  com 1/3 do molho de mangericão.
Sobreponha a 2ª parte de massa e repeta a distribuição do recheio e molho.
Finalize formando, com a 3.ª parte da massa, pequenas bolas na quais de coloca pedaços de queijo.
Disponha na forma entremeando mais queijo, tomate  e salpicando com o restante molho.
Deixar levedar durante 1 hora num local aquecido.
Leve ao forno, pre-aquecido a 200.º C, durante 35 a 40 minutos.
Retire, deixar arrefecer um pouco.
Desenforme e coloque sobre uma grade até terminar de arrefecer.
Serva decorado com ramos de manjericão e alguns tomates cortados.


Execução tradicional:

Desfaça o fermento num pouco de leite morno com o açucar.
Peneire e misture as farinhas com o sal.
Abra uma cova ao centro das farinhas, junte o leite, os ovos (ligeiramente batidos) e o fermento.
Incorpore a farinha e amasse um pouco.
Deixe levedar durante 1 hora.
Retire a pele à alheira grelhada e esfarele.
Corte o queijo em cubos.
Pique o manjericão e o alho, junte ao azeite e misture.
Corte os tomates em metades.
Unte uma forma com um pouco de azeite e salpique com sêmola de milho ou farinha.
Divida a massa de pão em 3 partes iguais.
Coloque a 1.ª parte no fundo da forma e disponha uma camada de alheira, queijo e regue  com 1/3 do molho de manjericão.
Sobreponha a 2ª parte de massa e repeta a distribuição do recheio e molho.
Finalize formando, com a 3.ª parte da massa, pequenas bolas na quais de coloca pedaços de queijo.
Disponha na forma entremeando mais queijo, tomate  e salpicando com o restante molho.
Deixar levedar durante 1 hora num local aquecido.
Leve ao forno, pre-aquecido a 200.º C, durante 35 a 40 minutos.
Retire, deixar arrefecer um pouco.
Desenforme e coloque sobre uma grade até terminar de arrefecer.
Serva decorado com ramos de manjericão e alguns tomates cortados.


Um pão muito generoso e delicioso, que já fiz 2 vezes e que estou mortinha por repetir!

terça-feira, 21 de abril de 2015

Pimentinhos Recheados com Requeijão

És tão apetitoso que me apetece comer-te! 
Adoro mosdiscar-te e arreliar-te, 
Depois dou-te uns beijinhos e mais umas dentadinhas e 
Para terminar faço-te festinhas e dou-te uma mordidela.
Logo a seguir apetece-me mais e começo de novo!
Tu dás uma resmungadela, mas não te zangas, 
Sabes bem que és muito gostoso!


Há momentos em que queremos fazer algo especial para começar uma refeição. Porém nem sempre queremos ter muito trabalho e estar horas a cozinhar, nesses momentos é bom ter na manga uma receita como esta. 


Sempre que vejo estes pequenos e tão coloridos pimentinhos não lhes resisto, trago alguns comigo. Desta vez usei-os numa entrada muito simples, saborosa e visualmente bem bonita.
É daquelas entradas que se podem preparar com algum tempo de antecedência e guardar no frigorifico até á hora de servir. Tem ainda outra vantagem, pode ser comida à mão, cada um serve-se da travessa. Não são precisos talheres nem pratos, vão-se mordiscando os pimentinhos e pronto!


Ingredientes:

2 embalagens de pimentinhos multi-color;
1 requeijão do campo com azeitonas pretas;
100 g de toucinho fumado;
mistura de 5 pimentas q.b.
flor de sal q.b.
oregãos secos q.b.
azeite q.b.

Ingredientes de parceiros: especiarias Suldouro; flor de sal Marnoto; requeijão com azeitonas Saloio.


Execução:

Corte uma tampa do lado do pé aos pimentos e retire-lhes as sementes, sem os romper.
Leve-os a grelhar com uma pitada de flor de sal.
Corte o toucinho em pedaços pequenos e leve ao lume numa friguideira, só com um pouco de azeite, deixe saltear.
Usando um garfo desfaça o requeijão, tempere a gosto com um fio de azeite, um pouco da mistura de pimentas e os oregão secos.
Misture o toucinho com o requeijão.
Usando um colher pequena recheie os pimentinhos.


Quem não gostar de pimentos pode fazer o mesmo com tomatinhos cacho.

domingo, 1 de março de 2015

Cogumelos Recheados com Queijo e Salmão Fumado

A roda do tempo está sempre a girar, nada nem ninguém a pode parar.
Nesta dança que o tempo dança, gira que gira, roda que roda, fico com a cabeça à roda, ando num rodopio, tento correr para não o perder... não quero perder tempo, não vá o tempo passar sem ter tido tempo para te amar.




Cá está ele, Março chegou e trouxe promessas de dias longos, tardes soalheiras e o doce perfume das flores! Não posso dizer que tardou em chegar, pelo contrário, parece-me que ainda há dias festejei a passagem de ano, ainda ontem foi Carnaval e hoje já é Março! As semanas sucedem-se a um ritmo louco, já não demora a chegar a sexta-feira. Vejo os dias de forma diferente e o tempo parece-me tão pouco, para tanto que ainda não tive oportunidade de fazer!




Há dias em que o tempo é preciso para tanta coisa que cozinhar parece um desperdício de tempo!
Esses dias pedem comidas rápidas, mas nem por isso têm que ser menos saborosas e atrativas.
É o caso destes cogumelos recheados que se preparam num estalar de dedos. Podem ser uma entrada ou uma refeição basta juntar-lhes uma boa salada.



Ingredientes :

6 cogumelos grandes;

3 dentes de alho;
2 piripiris secos;
sal marinho q.b.
azeite q.b
raminhos de alecrim fresco;
350 g de queijo tipo flamengo, Cávado (Lacticínios das Marinhas);
100 g de salmão fumado.


Execução:

Limpe os cogumelos com um pano ou papel humedecido.
Leve-os ao lume numa frigideira com o azeite, o alho, sal, raminhos de alecrim e o piripiri.
Salteie-os de ambos os lados até que murchem e libertem alguma da água que têm.
Coloque-os num recipiente que possa ir ao forno.
Rale o queijo e corte o salmão em pedacinhos pequenos.
Distribua o recheio pelos cogumelos, salpique com algumas folhinhas de alecrim.
Leve ao forno até que o queijo derreta.
Sirva quente.


Apresento com esta receita mais uma parceria do "Tentações sobre a Mesa". A empresa Lacticinios das Marinhas, sediada em Esposende, teve a gentileza de me oferecer alguns dos seus fantásticos produtos,  elaborados sem corantes nem conservantes. São produtos de excelência com os quais é um prazer trabalhar. Entre eles consta o queijo Cávado, que usei na confeção desta receita.



Espero que a  Primavera não demore muito tempo a chegar, as flores do alecrim já a estão a anunciar.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Sformato de Requeijão com Bróculos e Espargos

- É o que te digo, foi de tal ordem a zanga que partiram a loiça toda, eu vi! Vi com estes olhos que a terra há-de comer!
- Oh! Credo e porque seria?
- Ah! Algo de grave ele fez, ela estava furiosa, não ficou pedra sobre pedra!
- Tu viste? Estavas lá?
- Bem.. lá, mesmo lá não estava, mas passei perto ouvi tudo! Depois vi a cacaria toda à porta!
- Deixaram os cacos à porta?
- Sim, sim... no contentor.
- O contentor está à porta da casa deles?
- Hum... não está mesmo à porta, fica um pouco mais afastado. Fui despejar o lixo e vi os cacos, tudo partido e até havia sangue!
- Sangue?
- Sim e muito, era sangue por todo o lado!
- Ai! Jesus! Tu chamaste a policia?
- Nem pensar, não gosto de me meter na vida dos outros.


Aconteceu-me a mim, é verdade... parti mesmo a loiça toda, toda a que veem nesta foto, não sobrou nada! Ai o meu pratinho da Bordalo Pinheiro, que desgosto! Foi assim, num piscar de olhos, quando me virei não estava nada no mesmo sitio, nada, nem a tábua! 
Pode lá ser?
Pode sim! Duas patinhas curiosas empoleiraram-se para cheirar, a tábua abanou, as patinhas fugiram e com o balanço... virou tudo, esparramou-se tudo no chão e só escaparam os talheres, o resto ficou tudo em cacos!
Deu para salvar parte do Stormato graças ao papel vegetal que o protegeu e desta forma pudemos provar! 
- Pelo menos já tinha fotografado!
- Ah, pois! As fotos são mais importantes!
- Pois são! Tenho muita pena mas são mesmo! 


Mudemos de assunto... 
A culinária tem destas coisas, estou constantemente a descobrir novidades!
Já alguma vez comeram um pudim salgado?
Eu não. Bem... um soufflé foi o mais perto que cheguei.
Não resisti a experimentar o Sformato quando me deparei com ele o livro "Essentials of Backing" de Williams-Sonoma.
Fiz uma adaptação aos ingredientes que tinha em casa. A receita original leva só espargos, 500 g deles, mas o meu molho (depois de limpo) ficou reduzido a cerca de 300 g e tive que improvisar, por isso juntei também brócolos. O queijo usei o "Requeijão do Campo com Azeitonas" da marca Saloio, em substituição do Fontina. Acrescentei mais 1 ovo, porque não tinha ovos grandes, os meus eram tipo M. A receita que apresento está tal e qual como fiz.


Agora uma novidade boa, para compensar o "estrago" da minha loicinha...
A empresa Queijo Saloio é a mais recente parceria do "Tentações sobre a Mesa"! Teve a amabilidade de me oferecer um cabaz dos seus maravilhosos queijos, que inspirarão algumas receitas.  É importante salientar que  a Saloio detém, já por 6 anos consecutivos, o prémio do "Melhor queijo 2014" atribuído pela Associação de Lacticínios. Gosto imenso dos seus produtos e vai ser um prazer desenvolver receitas com eles.



Ingredientes:

1 chávena de leite (240 ml);
2 + 1 colheres de sopa de manteiga;
2 colheres de sopa de farinha;
1 requeijão do campo com azeitonas Saloio;
sal marinho q.b.
pimenta preta (moída na hora) q.b.
300 g de espargos limpos;
200 g de ramos de bróculos;
4 ovos M.




Execução:

Prepare vários ramequins, ou uma forma, untando com manteiga e forrando o fundo com papel vegetal (para facilitar quando se desenformar).
Arranje os legumes corte os espargos aos pedaços e leve a cozer ao vapor. Reserve as pontas dos espargos e alguns raminhos de bróculos e reduza os restantes a puré.
Aqueça o leite, sem ferver.
Leve ao lume 2 colheres de sopa de manteiga e quando ferver junte a farinha, mexendo sempre até espessar. Aos pouco adicione o leite de forma a obter um creme bechamel. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora.
Bata ligeiramente os ovos.
Desfaça o requeijão e junte ao creme, mexendo até desfazer totalmente.  
Acrescente os ovos e o puré de legumes, incorpore bem no preparado anterior.
Verta na forma e leve a cozer no forno, pré-aquecido a 180º C, em banho maria, até que fique bem firme, mais ou menos durante 30 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer uns 5 minutos.
Descole as laterais com a ajuda de uma faca e desenforme sobre o prato de servir. Lentamente retire o papel vegetal.
Derreta a restante manteiga e envolva nela as pontas dos espargos e os raminhos de bróculos. Decore com eles o pudim.



Depois de lerem a receita e de verem as fotos certamente já perceberam que optei por não retirar o papel vegetal, achei mais fácil e pareceu-me que lhe dava alguma graça, ficou com um ar caseiro e rústico de que tanto gosto.


O Sformato foi aprovado, embora tenha ficado com vontade de o voltar a fazer só com espargos e depois variar com outros legumes, queijos... diferentes combinações. Faz uma entrada bonita e até requintada, mas também pode servir de acompanhamento ou até mesmo com prato principal. É bem versátil!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Queijo de Kefir em Azeite

Eu sei que sou atrevida!
O atrevimento faz para do desejo de ir mais longe... um pouco mais além!
Experimentar coisas novas, novas aventuras.


Já tinha lindo vários artigos sobre a elaboração de queijo creme com kefir e pareceu-me uma excelente ideia. Contudo entusiasmei-me de verdade quando vi um post do Petit Chef.
O meu kefir já cresceu um pouco, está ali na tacinha. Mesmo assim tive que recolher leite fermentando durante alguns dias, até ter a quantidade necessária. Fui colocando em frascos no frigorífico. O leite separa-se do soro, sabemos então que está no ponto certo de fermentação para fazer o queijo.


Ingredientes:
1, 5 l de leite com 72 horas de fermentação.
azeite;
alho;
azeitonas em rodelas;
pimenta rosa;
piri-piri;
alecrim;
oregãos secos;
sal.


Execução:
Colocar o leite fermentado a coar dentro de um pano suspenso sobre uma tigela.
Uma vez por outra mexer com uma colher de plástico pois vai ficando mais espesso no fundo.
Pode-se colocar dentro do frigorífico nesta fase. Quando fica cremoso aperta-se o pano até se retirar a maior parte do soro e restar um creme espesso. 
tempera-se com sal e oregãos.
Preparam-se dois frascos esterilizados, nos quais se coloca azeite até meio, dentes e dentes de alho.
Com duas colheres de plástico formam-se "bolas" como quem faz pasteis de bacalhau.
Vão-se colocando no azeite intercaladas com grão de pimenta e rodelas de azeitona. No final coloca-se por cima um pouco de sal.


No segundo frasco coloquei alho, piri-piri, ramos de alecrim e sal grosso. 
Agora vou esperar algum tempo, 1 ou 2 meses e depois conto-vos o resultado.... adivinha-se bom!

domingo, 12 de agosto de 2012

Pão com Camembert

Há certas coisas que me conquistam à 1.ª vista! É uma paixão imediata!
Fico enamorada e não consigo resistir, tenho que possuir o objeto do meu amor!
Foi o caso deste "Pão com Camembert"!
Descobri-o, quase por acaso, no blogue "Kanela e Limón", da Cristina! O meu não ficou tão perfeito e bonito como o dela, mas como todos "adoramos" e devoramos em três tempos este delicioso pão, vou repetir muitas vezes e poderei com o treino aperfeiçoar-lo.
Fiz algumas alterações e tive também a surpresa da massa ter crescido imenso, por isso procurei usa-la toda e criei um pão bem maior que o dela. Vamos lá...
Ingredientes:
400 g de farinha forte (T 65);
200 g de farinha integral;
300 ml de leite morno;
25 g de manteiga amolecida;
10 g de açúcar;
5 g de sal;
25 g de fermento de padeiro;
1 queijo camembert;
fatias de bacon.
Execução:
Peneirar a farinha de trigo.  Juntar a farinha de trigo integral e o sal. Abrir uma cova ao centro, desfazer o fermento com um pouco do leite morno e o açúcar, colocar dentro da cova de farinha e deixar uns minutos para ativar o fermento. Adicionar o restante leite e a manteiga. Com movimentos circulares  a envolver a farinha até que todo o liquido tenha sido absorvido. Caso seja necessário juntar mais um pouco de leite ou farinha, deve ficar uma massa lisa e elástica, fácil de formar uma bola. Amassar um pouco. Colocar num local aquecido e deixar levedar durante cerca de 2 horas, ou até duplicar de volume (a minha triplicou).
Dividir a massa em 4 partes iguais.
Na receita da Cristina diz que pesam cerca de 140g, não me perguntem porquê mas as minhas pesavam mais de 240 g cada uma!

Estender com o rolo, formando 4 círculos, reservar 1. Sobrepor 3 sobre o tabuleiro que irá ao forno, pincelando com manteiga a superfície de cada um. Usando um prato recortar o bordo, de forma a obter um círculo.    Usei um prato de sobremesa maior, pois tinha imensa
massa!
Fazer cortes, como os da imagem, sem chegar ao extremo.
Virar para fora os triângulos, torcendo-os e unindo as pontas duas a  duas.
Repetir o processo até que todas as pontas estejam viradas para o exterior, torcidas e unidas a par.
Agora vamos buscar o circulo de massa que reservamos (o 4.º) e cortar em 4 partes, sem as separar. No centro colocar o queijo que vai ser abraçado pela massa, enrolando o bordo exterior para dentro.
Envolver com as tiras de bacon e colocar no centro do tabuleiro, com se vê na imagem.
Com a massa que sobrou de recortar o bordo à volta do prato, formar 3 tiras de massa e torce-las todas juntas.
Colocar fatias de bacon no bordo interior da "estrela" 
e ajustar à volta  a massa entrançada.
Pincelar tudo com um pouco de leite e levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 35 minutos.
Usei bacon, mas pode ser presunto ou outro enchido a gosto.
Espero ter conseguido explicar todos os passos, mas a Cristina fez um passo a passo ainda mais completo, se tiverem duvidas espreitem lá.
Parece muito trabalhoso, mas faz-se bem, seguindo as imagens, sem grandes complicações!
Na próxima vez irei fazer dois, mais pequeninos... o queijo soube a pouco e tive que gratinar outro para o jantar.
A massa ganhou cor e sabor com a adição da farinha integral, é fofa e muito saborosa.
Desafio-vos a fazerem este pão e vir cá contar como foi!
É como ter o sol à mesa! Uma linda  estrela, ficará magnifica na mesa de Natal!
Obrigada a D. Lurdes (mãe do Nelson), que me ofereceu os girassóis, para ela um enorme beijinho!